IATSE: Entenda a greve que pode interromper as filmagens de séries e filmes nos EUA
The Mandalorian, Invasão Secreta e The Last of Us estão entre as produções em andamento
Notícias
Uma greve pode pausar as produções de séries e filmes em todo o Estados Unidos, afetando, talvez, as filmagens de The Mandalorian, The Last of Us e Invasão Secreta. O presidente da International Alliance of Theatrical Stage Employees (IATSE), Matthew Loeb, disse à Variety que o sindicato que representa seus membros estabeleceu uma data limite para as negociações com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP).
Se um acordo entre as partes não for estabelecido até a meia-noite de Los Angeles no dia 18 de outubro, 60 mil membros do sindicato vão entrar em greve. Isso interromperia inúmeras produções e sets em andamento pelos Estados Unidos.
Os sindicatos estão procurando, entre outras coisas, intervalos de 10 horas entre turnos para os trabalhadores, assim como 54 horas de pausa no fim de semana. Além disso, eles pedem por penalidades para produções que não pararem para o almoço e querem finalizar os descontos para serviços de streaming.
"O ritmo das negociações não refletem nenhum sentimento de urgência," Loeb disse. "Sem uma data final, nós podíamos ficar conversando pra sempre. Nossos membros merecem ter suas necessidades básicas atendidas agora."
"Temos cinco dias para alcançar um acordo, e os estúdios vão continuar negociando em boa fé numa tentativa de chegar no acordo para um novo contrato que vai manter a indústria trabalhando," a AMPTP disse em declaração.
Uma votação foi feita pelos membros da IATSE para aprovar a greve no último dia 5, e a movimentação foi aprovada por 98.7% dos votantes. É difícil ter certeza quais produções seriam interrompidas pela greve, mas a expectativa é de uma pausa geral de 90 dias nos EUA. Entre as produções em andamento por lá estão Invasão Secreta, The Last of Us, The Mandalorian e mais.
Além disso, por ser internacional, a greve da IATSE pode afetar produções em outros países. Como informou a Variety, trabalhadores no Reino Unido - onde Homem-Formiga e Vespa: Quantumania e Wonka estão em produção - devem parar.