Ike Perlmutter é demitido da Marvel
Executivo comandou a empresa em sua ascensão como potência nos cinemas
Notícias
A Disney demitiu Ike Perlmutter, o executivo que comandou a Marvel nos anos 2000 em seu período na qual saiu da falência e se transformou em uma das grandes potências de Hollywood.
Perlmutter, que era presidente do conselho de administração da Marvel Entertainment, foi dispensado após uma reestruturação promovida pela Disney na qual sua divisão será absorvida por outras partes da empresa, de acordo com reportagem do jornal The New York Times.
Perlmutter já vinha de uma posição enfraquecida dentro da empresa nos últimos dez anos, que contrasta sua ascensao meteórica e agressiva ao comando da editora.
O executivo se juntou à Marvel em 1992, como membro do conselho de administração. Após a falência da editora, em 1996, ele conseguiu assumir o comando ao lado de Avi Arad e subiu posições dentro da estrutura corporativa, até se tornar CEO em 2005.
Sob seu comando, o Marvel Studios produziu os primeiros longas do MCU e se tornou uma gigante em Hollywood até ser comprada pela Disney em 2009.
Após a aquisição, Perlmutter permaneceu no comando da Marvel, mas seu estilo de gerenciamento de poucos gastos e a recusa em aprovar a produção de filmes protagonizados por elencos mais diversos, como os de Capitã Marvel e Pantera Negra, levou o executivo a entrar em conflito com Kevin Feige, o que resultou na independência do Marvel Studios em relação ao resto da empresa, reportando-se diretamente à divisão de cinema da Disney.
Após a separação, Perlmutter continuou no controle das divisões de TV, que supervisionavam obras como Agents of Shield, mas o afastamento da parte mais lucrativa da empresa fez o executivo perder poder.
Antes de ser demitido, Perlmutter entrou em conflito com o comando da Disney ao tentar incluir um amigo, o investidor Nelson Peltz, no conselho de administração da empresa.