Imaculada: entenda o polêmico final do terror com Sydney Sweeney

Imaculada: entenda o polêmico final do terror com Sydney Sweeney

Filme sofreu várias críticas por sua cena final

Alexandre Almeida
27 de maio de 2024 - 7 min leitura
Notícias

Imaculada foi o terceiro filme de Sydney Sweeney a estrear nos cinemas em menos de quatro meses nos EUA. A febre com a atriz começou com o sucesso da comédia romântica Todos Menos Você, no final de 2023, passou pelo fracasso de Madame Teia, já em 2024, e concluiu com a estreia do terror, durante o SXSW. Longe dos milhões e milhões de dólares do primeiro e do flop retumbante do segundo, Imaculada gerou mais comoção nas redes sociais por causa de seu final polêmico. Alguns espectadores mais conservadores ficaram indignados com as decisões tomadas pelo diretor Michael Mohan e outros, especialmente os mais jovens, publicaram suas reações chocadas ao final.

A história de Cecília, uma freira que se muda para um convento isolado na Itália, é uma oportunidade e tanto para Sweeney brilhar, principalmente quando ela, entre outras esquisitices do local, acaba ficando grávida, mesmo sendo virgem e mantendo o voto de castidade. Mohan vai além do sobrenatural e entrega duas reviravoltas específicas para provocar o público.


[Se você ainda não assistiu Imaculada, cuidado com possíveis spoilers]


A origem do bebê de Imaculada

Depois de ser assombrada por imagens estranhas e sofrer um ataque por sua “milagrosa” gestação, Cecília tenta fugir do convento, mas é capturada de volta. É então que, levada pelo Padre Sal (Álvaro Morte), ela descobre que sua gradvidez não tem nada de imaculada. Cecília é parte de um experimento para tentar clonar o próprio Jesus a partir de um suposto cravo da crucificação. O “prego” é mantido no convento como um símbolo. A partir do DNA - de mais de 2.000 anos - encontrado na peça, várias outras freiras já foram testadas, mas a primeira que realmente segue com a gravidez é Cecília.

immaculate1

Mohan brinca com a ideia de sociedades secretas dentro da própria Igreja Católica e o conceito da busca e da espera pelo “retorno do salvador”, além, claro, de uma crítica ao regime patriarcal e extremamente machista que textos religiosos antigos e dogmas pregam sobre as mulheres. Para os padres do convento de Cecília, deve ser mostrada ao mundo como uma santa. Entretanto, nos laboratórios do porão, ela é só uma incubadora do objetivo final.

A revelação, faz Cecília se desesperar e, ao conseguir se livrar das amarras, ela se torna uma final girl - aquela que sobrevive e luta contra o assassino nos filmes de terror - que vai colocar um ponto final nessa história. Detalhe importante: ela já está em trabalho de parto.

A ótima e polêmica cena final de Imaculada

Depois de se vingar do Cardeal e da Madre Superiora que comandam o local, Cecília é perseguida pelo Padre Sal pelas catacumbas do convento e tem um embate corpo a corpo com ele ao tentar escapar por um buraco. A sequência sanguinolenta tem o padre tentando cortar a barriga da jovem, mas ela acaba utilizando a relíquia da crucificação - que ela roubou da capela - para atingi-lo na garganta.

Ao conseguir escapar da catacumba, Cecília luta para, ali mesmo e em pé, dar à luz ao bebê. A cena foca o tempo todo no rosto da jovem, sem nunca vermos a criança e apenas ouvirmos sons estranhos, como se fossem grunhidos de animais. Cecília corta o cordão umbilical com a boca, pega uma grande pedra e a mata.

immaculate2

Antes de qualquer coisa dita sobre a cena, Sydney Sweeney brilha num plano longo com a câmera colada em seu rosto, apenas trabalhando o terror e a tensão com suas expressões e gritos. É um grande momento para a atriz e seu portfólio.

O final é cheio de significados e metáforas, a começar pela revelação da gestação forçada e o ataque do padre, que coloca Cecília deitada no chão, enquanto tenta cortá-la. Mohan não é nada sutil em mostrar a cena como uma grande violência e o abuso sofrido pela mulher, que ainda se vê obrigada a gerar a criança contra a própria vontade e ouvir que ela carrega uma dádiva.

Depois disso, ao conseguir se livrar da situação e se espremer por um buraco para encontrar a luz - referência ao nascimento - Cecília dá à luz ao monstro que simboliza a violência sofrida. O diretor, ao invés de colocar o choro de uma criança como normalmente ouvimos, coloca grunhidos idealizando que o bebê seja mais uma besta do que uma criança propriamente dita. O ato de exterminar aquela criação e encerrar o filme desse jeito, chocou e indignou muitas pessoas, que acusaram Imaculada de promover o aborto. Sweeney afirmou que acha importante fazer “arte que atrai críticas”. Álvaro Morte, por outro lado, afirmou se tratar de “um convento específico e não sobre a Igreja em si”, durante a CCXP MX.

immaculate5

Mas a verdade é que o filme coloca em xeque um dos momentos mais importantes da história da Bíblia: a do nascimento de Jesus, após Maria receber a missão de ser a mãe do filho de Deus. No livro, ela é comunicada pelo anjo Gabriel e, mesmo confusa depois das palavras dele, aceita a vontade, ao contrário de Cecília, que se revolta contra aqueles que profetizam sobre sua gravidez. A jovem então, depois de todo o sofrimento, coloca um fim em todas as pontas da violência que sofreu.

O fato é que, por mais que comece como um terror normal, cheio de jump scares baratos, Imaculada ganha uma voz própria a partir de sua metade e toma atitudes corajosas para um filme hollywoodiano. Goste ou não, não há como negar isso.

imaculada
sydney-sweeney
neon
alvaro-morte
michael-mohan
chippu-originals

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Sydney Sweeney vai protagonizar adaptação de Edgar Allan Poe na A24

Atriz está em negociações para estrelar adaptação de A Máscara da Morte Rubra

Igor Pontes e Matheus Ramos
21 de janeiro de 2025 - 1 min leitura
titleFilmes e Cinema

Sydney Sweeney crítica rivalidade feminina em Hollywood

Atriz revela que, nos bastidores, há muita rivalidade e desrespeito

Matheus Fiore e Matheus Ramos
14 de novembro de 2024 - 1 min leitura
titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titleFilmes e Cinema

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos

Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Alexandre Almeida e Guilherme Jacobs
24 de outubro de 2024 - 1 min leitura