James Cameron rejeitou mudanças propostas pela Fox em Avatar usando bilheteria de Titanic como argumento
Filme de 1997 arrecadou mais de US$ 2 bilhões mundialmente
Notícias
James Cameron é um dos diretores mais bem sucedidos nas bilheterias de seus filmes, isso é um fato. Mas em recente entrevista com o The New York Times (via Variety), Cameron revelou que os executivos da 20th Century Fox tinham outros planos para o primeiro filme de Avatar, de 2009.
Eles queriam mudar algumas cenas, que se tornaram favoritas dos fãs, entre outas coisas. Mas o diretor logo usou o exemplo de seu sucesso com Titanic (1997) para conseguir tomas suas próprias decisões criativas sobre o filme. "Na época, eu e os executivos batemos cabeça sobre algumas coisas. Eles achavam que o filme deveria ser mais curto, e tinha muita gente voando nos ikrans [bichos voadores dos Na'vi]. No fim, tudo isso foi o que o público mais gostou", contou.
"Foi ali que eu defini meu limite. Eu disse: 'Sabe de uma coisa? Eu fiz Titanic. O filme pagou este edifício no qual estamos reunidos agora. Eu banquei o estúdio novinho de meio bilhão de dólares. Então eu posso fazer as coisas do meu jeito".
A história de Avatar: O Caminho da Água começa 14 anos depois do filme original, lançado em 2009, e Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña) começaram uma família. O foco da narrativa será em seus filhos pré-adolescentes - Spider (Jack Shampion), Neteyam (Jamie Flatters), Lo’ak (Britain Dalton) e Tuktirey (Trinity Bliss). Tanta a continuação quanto Avatar 3 se passarão em grande parte no Oceano de Pandora, apresentando uma tribo de Na'vi que moram nos recifes do planeta, os Metkayina.
As sequências do épico sci-fi de James Cameron já estão todas agendadas. Avatar 2 estreia em 15 de dezembro de 2022, enquanto que a parte três está agendada para 20 de dezembro de 2024, a quarta parte para 18 de dezembro de 2026 e o último para 22 de dezembro de 2028.
Avatar: O Caminho da Água será lançado em diferentes formatos, incluindo 3D, 4K e 48fps nas salas que disponibilizarem essa opção.