Kiefer Sutherland reage à morte do pai, Donald Sutherland: 'um dos mais importantes da história'
Veterano faleceu aos 88 anos em Miami
Notícias
O ator Kiefer Sutherland, conhecido por interpretar Jack Bauer na TV, publicou em sua conta no X, uma homenagem ao pai Donald Sutherland, veterano da telona conhecido por seus papéis em M.A.S.H, JFK: A Pergunta Que Não Quer Calar, na franquia Jogos Vorazes e em inúmeros outros filmes, que faleceu aos 88 anos, nesta quinta (20) em Miami.
"Com o coração pesado, digo-lhes que meu pai, Donald Sutherland, faleceu. Pessoalmente, considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se deixe intimidar por um papel, seja ele bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e nunca se pode pedir mais do que isso. Uma vida bem vivida."
With a heavy heart, I tell you that my father, Donald Sutherland, has passed away. I personally think one of the most important actors in the history of film. Never daunted by a role, good, bad or ugly. He loved what he did and did what he loved, and one can never ask for more… pic.twitter.com/3EdJB03KKT
— Kiefer Sutherland (@RealKiefer) June 20, 2024
Sutherland atuou por mais de 50 anos, no processo trabalhando com diretores lendários cinema como Robert Altman, Alan J. Pakula, Robert Redford e mais, além de atuar ao lado de figuras como Elliot Gould, Kevin Costner, Joe Pesci e Philip Seymour Hoffman. Nos anos 2010, ele conquistou o público mais jovem vivendo o vilão Presidente Snow nas adaptações de Jogos Vorazes, protagonizados por Jennifer Lawrence no cinema.
Sutherland nunca foi indicado ao Oscar por atuação, mas venceu uma estatueta honorária da Academia em homenagem à sua carreira em 2017. No Emmy, ele foi indicado duas vezes. A primeira veio em 1995 por Cidadão X, telefilme da HBO, e lhe deu o prêmio de Melhor Ator em Telefilme. Ele voltou a ser indicado em 2010 pela minissérie Human Trafficking, do Lifetime, mas não venceu.
Sutherland começou a carreira com filmes de terror de baixo orçamento nos anos 1960, como Castle of the Living Dead e Fanatismo Macabro, antes de encerrar a década com seu primeiro grande filme como um dos seis coadjuvantes de Os Doze Condenados, de Robert Aldritch.
Sutherland, claro, é o pai de Kiefer Sutherland, ator que ficou eternizado por viver o policial Jack Bauer na série 24 Horas. Donald foi convidado para interpretar o pai de Bauer na história, mas recusou. Ele e Kiefer trabalharam juntos em 2014 no filme de faroeste O Retorno de John Henry.
Outros grandes trabalhos de Donald Sutherland incluem Gente Como a Gente, Orgulhoso e Preconceito e o clássico do terror e sci-fi Invasores de Corpos.