Kristen Stewart, Josh O’Connor e Elle Fanning vão estrelar filme de diretor brasileiro
Após sucesso com Firebrand no Festival de Cannes, Karim Aïnouz vai assumir novo projeto
Notícias
Depois do sucesso com Firebrand no Festival de Cannes 2023, parece que o diretor brasileiro Karim Aïnouz tem um novo grande projeto em mãos. Segundo o Hollywood Reporter, ele vai dirigir um filme estrelado por Kristen Stewart (Spencer), Josh O’Connor (The Crown) e Elle Fanning (The Great).
Rosebushpruning será baseado no filme De Punhos Cerrados (1965), do cineasta Marco Bellocchio, que é considerado um marco do cinema italiano por fazer uma sátira sombria dos valores sociais e familiares. A adaptação do roteiro ficará por conta de Efthimis Filippou (O Lagosta).
De Punhos Cerrados acompanha um jovem homem que sofre de epilepsia e planeja o assassinato de sua família disfuncional. O longa foi muito controverso em sua estreia e foi condenado por várias figuras influentes do cinema, mas, aos poucos, começou a ser bem recebido pelo público e crítica jovens. Em 2008, ele foi colocado, pelo Ministério da Cultura Italiano, na lista de 100 filmes para serem salvos, por ter "mudado a memória coletiva do país entre 1942 e 1978".
"A belíssima estreia de Marco Bellocchio, De Punhos Cerrados, foi lançada há mais de 50 anos e teve um grande impacto no cinema italiano e no modo de contar histórias na época", declarou Aïnouz em comunicado. "Eu estou animado em colaborar com Efthimis Filippou para revisitar esse trabalho icônico e criar uma parábola contemporânea sobre a morte da família patriarcal, que eu espero que seja provocativa e tocante em medidas iguais".
O diretor cearense ainda elogiou o elenco escolhido para o filme. "É um sonho realizado poder trabalhar com um grupo tão dinâmico de atores que eu admiro há muito tempo para trazer essa adaptação explosiva para o público hoje".
O filme está sendo financiado pelo MUBI em parceria com a The Match Factory, que trabalhou com Aïnouz no filme A Vida Invisível (2019), com Fernanda Montenegro.
Rosebushpruning deve entrar em produção no primeiro semestre de 2024.