Loki: 5 coisas da primeira temporada para lembrar antes de assistir à segunda
Após dois anos de espera, a série da Marvel está de volta. Está confuso? Leia nosso resumo de tudo que aconteceu.
Notícias
Após dois longos anos de espera, Loki está de volta. A série mais popular da Marvel no Disney+ enfim tem uma segunda temporada, continuando a acompanhar as aventuras do deus da trapaça Loki (Tom Hiddleston) ao lado do agente Mobius (Owen Wilson) pelo multiverso e pelas diversas linhas do tempo.
É natural, porém, não lembrar como as coisas terminaram na primeira temporada da série criada por Michael Waldron. É difícil lembrar o que almoçamos há dois dias, que dirá lembrar os detalhes de uma história que está há dois anos em hiato. Para isso, o Chippu vai te ajudar. Abaixo, listamos 5 coisas que você precisa lembrar da primeira temporada antes de assistir à segunda.
1. Os Guardiões do Tempo são uma falsa, e Aquele Que Permanece morreu
Loki foi preso pela TVA (Autoridade de Variância Temporal) por que quando fugiu com o Tessaract em Vingadores: Ultimato, ele criou uma linha do tempo alternativa e cometeu um "crime." O que a TVA faz é podar (destruir) essas linhas do tempo e prender os culpados por criá-la. E quem determina a culpa? Os Guardiões do Tempo; três seres misteriosos que dão o veredito e supostamente protegem a Linha do Tempo Sagrada, onde tudo está perfeito.
Mas no final da primeira temporada, descobrimos que estes seres eram fantoches robóticos, controlados por uma figura poderosa e perigosa chamada Aquele Que Permanece. Interpretado por Jonathan Majors, ele era a única variante do vilão Kang, o Conquistador visto em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, e mandava podar linhas do tempo justamente para evitar a existência de outros como ele. Sua lógica é: dos males, eu sou o menor. Entretanto, Sylvie (Sophia DiMartino) o matou por vingança, e agora tudo está no caos.
2. Loki foi chutado por uma porta temporal
Loki e Sylvie chegaram à fortaleza de Aquele Que Permanece no Fim do Tempo juntos para confrontá-lo, mas ao ouvir seus avisos sobre Kang e outras variantes, Loki ficou com medo e decidiu que era melhor mantê-lo vivo. Sylvie não concordou, e para removê-lo da equação, ela chutou seu amante/variante por uma porta temporal, tecnologia que a TVA usa para viajar no tempo e universo.
Como resultado, Loki foi parar numa TVA diferente. Ao invés de ser povoada por imagens dos Guardiões do Tempo, esta versão da agência tem imagens de Aquele Que Permanece. Além disso, Mobius e outros membros do grupo não o reconhecem. É o passado? Um novo presente? Outro universo? A TVA supostamente existe fora do tempo, espaço e universos. Será?
3. Os agentes da TVA são variantes
A razão pela qual podemos questionar o que sabemos sobre a TVA é por que... aparentemente há muitas mentiras lá. No fim da primeira temporada, Loki, Mobius e turma descobrem que todos os agentes de lá são, na verdade, variantes removidos de linhas do tempo podadas.
Aquele Que Permanece os removeu de lá e passou a usá-los como seus agentes, apagando suas memórias (mais de uma vez, possivelmente) para não ser questionado. Isso significa que todos eles tinham uma vida, amigos, talvez família. Por isso, os agentes da TVA estão relutantes em podar as linhas do tempo que surgiram da morte de Aquele Que Permanece.
4. Há mais linhas do tempo (e mais de Kang)
Sabe aquele Conselho de Kangs que aparece no pós-crédito de Quantumania? Cada um daqueles Kangs só existem por que Aquele Que Permanece morreu. Ele, na verdade, foi o vencedor de uma guerra entre universos iniciada por suas variantes, e para evitar que isso aconteça de novo, ele criou a TVA e mandou podar as linhas do tempo alternativas.
Mas, como já dissemos, ele morreu. Isso significa que há mais linhas do tempo, e mais dele. Conheceremos pelo menos mais um na nova temporada, Victor Timely. Quem viu Quantumania já sabe que há vários outros. E, segundo Aquele Que Permanece, uma Guerra está a caminho. Será que ela seria Secreta?
5. Ravonna e Miss Minutes são traidoras
Nem todos os membros da TVA estavam ignorantes da verdade sobre Aquele Que Permanece, sobre sua existência e sobre os Guardiões do Tempo. A juíza Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) e a inteligência artificial Miss Minutes (Taa Strong) eram suas aliadas.
Loki e Sylvie descobrem a traição de Miss Minutes ao chegar no Fim do Tempo, enquanto Ravonna foge após ter seu segredo revelado por Mobius e pela caçadora B-15 (Wunmi Mosaku). No começo da segunda temporada, o paradeiro das duas é desconhecido.
A segunda temporada de Loki está aqui.
Começando no dia 5 de outubro, novos episódios de Loki serão lançados semanalmente, toda quinta-feira às 22h, no Disney+. Já assistimos à nova temporada. Leia nossa crítica sem spoilers aqui.