Marvel processa herdeiros de Stan Lee e Steve Ditko e outros quadrinistas para manter controle de super-heróis
Herdeiros argumentam que detém os direitos dos personagens usados pela editora
Notícias
A Marvel está processando os herdeiros de diversos criadores dos seus super-heróis para manter o controle dos direitos de personagens como Homem-Aranha, Doutor Estranho, Falcão e Capitã Marvel. Os herdeiros, por sua vez, avisaram à empresa que os direitos autorais seriam rescindidos em breve.
Lawrence D. Lieber, Patrick S. Ditko, Michelle Hart-Rico e Buz Donato Rico III, Keith A. Dettwiler, e Nanci Solo e Erik Colan são os herdeiros sendo processados. Eles estão usando o Copyright Act de 1976 dos Estados Unidos, que permite a herdeiros encerrar ou transferir a licença de trabalho autoral, como quadrinhos, através de um aviso feito com o U.S. Copyright Office.
Ditrko é o irmão de Steve Ditko, um dos criadores do Homem-Aranha e Doutor Estranho. Solo e Colan são filhos de Gene Colan, responsável pelo Falcão e a Capitã Marvel. Dettwiler é o sobrinho de Don Heck, co-criador do Homem de Ferro e Viúva Negra. O outro criador da espiã é Don Rico, cujos herdeiros - Hart-Rico e Rico III - também estão na lista, assim como Lieber, irmão de Stan Lee.
A Marvel argumenta que os herdeiros não tem direito aos personagens porque todos foram criados em "trabalho contratado", significando que ela detém os direitos deles.
Na batalha legal, os herdeiros estão sendo representados por Marc Toberoff, que representou Jerry Siegel e Joe Schuster contra a DC num caso semelhante em relação ao Superman. A editora ganhou, naquele caso, com ajuda do advogado Dan Petrocelli, que agora representa a Marvel.
Toberoff representou a família de Jack Kirby numa disputa semelhante em relação ao Homem-Aranha, X-Men, Hulk e Thor em 2013. Naquele caso, a Marvel saiu ganhando.