Matrix Resurrections: Por que o Morpheus de Laurence Fishburne não está no filme? Ele morreu num videogame
A resposta se encontra em The Matrix Online, de 2005
Notícias
A principal pergunta dos fãs depois de assistir ao primeiro trailer de Matrix Resurrections é: onde está Morpheus? Ou mais especificamente; onde está o Morpheus interpretado por Laurence Fishburne, ator responsável pelo papel de mentor de Neo (Keanu Reeves) na trilogia original da franquia de ficção-científica das Wachowskis.
A resposta, acredite ou não, pode estar num jogo multiplayer massivo (MMO) de 2005 chamado The Matrix Online, tecnicamente considerado cânone para a história da franquia. No game, Morpheus é assassinado.
Quando Matrix se transformou numa franquia no começo dos anos 2000, a ideia da Warner Bros. e das Wachowskis foi de transformar o filme original em um exercício transmidiático, com uma história sendo contada e expandida através de diversos meios. Esse conceito, hoje, é comum e faz parte de diversas marcas e séries, como Marvel, Star Wars e Harry Potter. Na época, tudo era novo.
Como parte do esforço transmídia de Matrix, por exemplo, surgiu a coleção de curtas animados Animatrix e os jogos Path of Neo, Enter the Matrix e The Matrix Online. Cada um adicionando mais ao cânone da franquia. Até o momento, nada foi dito sobre Resurrections ignorar estas outras obras, então - pelo menos na teoria - o quarto filme seguirá o que foi estabelecido no MMO. As Wachowskis, inclusive, estavam envolvidas na direção criativa do game.
Em outras palavras, Laurence Fishburne não aparecerá porque seu Morpheus morreu. No jogo, abandonado em 2009 quando tinha menos de 500 jogadores ativos, o personagem é assassinado depois de plantar bombas para revelar o código da Matrix para civis. O ato acontece num beco, como você pode ver no vídeo abaixo.
Entretanto, como muitos já apontaram, Matrix Resurrections parece ter um Morpheus; o personagem interpretado por Yahya Abdul-Mateen II, que aparece no trailer usando um visual semelhante ao de Fishburne e assumindo a função de mentor de Neo (apresentando as pílulas e treinando o protagonista em artes marciais). O próprio ator confirmou estar no papel de Morpheus. Já há uma teoria explicando sua existência.
Segundo rumores e vazamentos, Abdul-Mateen II seria uma cópia do Morpheus original, estabelecida como um "backup" feito por Neo na Matrix caso o primeiro Morpheus morresse, como aconteceu no jogo. Isso explicaria a razão dele estar mais jovem. Seria essa ideia de uma versão arquivada do personagem na simulação que também traria o próprio Neo e Trinity (Carrie Ann-Moss), ambos mortos em Matrix Revolutions, de volta à vida.
Por hora, entretanto, isso é tudo especulação. Talvez Abdul-Mateen II seja um descendente de Morpheus, talvez ele seja uma criação da própria Matrix. Talvez a ausência de Fishburne seja explicada de outra forma. Até vermos o filme, é impossível ter certeza.
No elenco de Matrix Resurrections estão confirmados Keanu Reeves (Neo), Carrie Ann-Moss (Trinity), Jada Pinkett-Smith (Niobe), Daniel Bernhardt (Agent Johnson) e Lambert Wilson (The Merovingian), todos retornando da trilogia original. Outros nomes importantes inclusos são Yahya Abdul-Mateen II (aparentemente uma versão jovem de Morpheus), Neil Patrick Harris, Jessica Henwick, Jonathan Groff, Toby Onwumere, Max Riemelt, Eréndira Ibarra, Priyanka Chopra, Andrew Caldwell, Brian J. Smith, Ellen Hollman e Christina Ricci.
Matrix Resurrections: História, elenco e tudo sobre a continuação com Keanu Reeves
Muito da história do filme permanece um mistério, mas o trailer mostra as aparentes ressurreições de Neo e Trinity, enquanto uma versão jovem de Morpheus também surge. Há também, claro, máquinas, agentes e kung fu.
O novo filme de Lana Wachowski chega em 16 dezembro aos cinemas brasileiros. Seu lançamento no HBO Max aqui vem 35 dias depois das telonas.