Megalopolis: Críticas negativas em trailer seriam falsas, afirma site
Nova prévia foi divulgada nesta quarta, dia 21
Notícias
Megalopolis ganhou um trailer inédito nesta quarta-feira (21), destacando Adam Driver e os grandes visuais que o filme tem. Entretanto, um dos elementos que mais chamou atenção no vídeo foram as aspas de críticas negativas que aparecem para filmes de Francis Ford Coppola, como O Poderoso Chefão, Apocalypse Now, Drácula. Entre eles, nomes famosos de críticos como Pauline Kael e Andrew Sarris.
De acordo com o Vulture, no entanto, as aspas parecem falsas. De acordo com a publicação, Pauline elogiou muito a adaptação, a direção e as atuações de O Poderoso Chefão, chamando-o de "um filme bicentenário que não insulta a inteligência. É uma visão épica da corrupção da América". A suposta citação atribuída a ela no trailer não está em nenhuma de suas críticas dos dois primeiros filmes.
Já Sarris, mesmo menos interessado em O Poderoso Chefão, ainda assim não teria chamado o filme de "um filme desleixado e autoindulgente". Vincent Canby também citado não parece ter chamado Apocalypse Now de "vazio no âmago", de acordo com o Vulture. Da mesma forma, a crítica majoritariamente positiva de Roger Ebert sobre Drácula de Bram Stoker não inclui as palavras "um triunfo do estilo sobre a substância".
O autor do texto do Vulture termina a análise do trailer dizendo que: "Enfrentar os críticos pode ser uma tática de marketing emocionante e catártica, mas suspeito que Megalopolis precisará de críticos defendendo-o quando realmente for lançado. E inventar citações falsas de nossos heróis provavelmente não é a melhor maneira de nos colocar do seu lado."
A divulgação vem em meio a uma controvérsia envolvendo o diretor Francis Ford Coppola, de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, que supostamente beijou figurantes de forma inapropriada durante as gravações. Uma delas, porém, saiu em defesa do diretor.
ATUALIZADO 19H30: A Lionsgate decidiu remover o trailer de Megalopolis após o caso das críticas falsas no vídeo. “A Lionsgate está imediatamente recolhendo nosso trailer de ‘Megalopolis,'” disse um porta-voz da Lionsgate em uma declaração fornecida à Variety. “Oferecemos nossas sinceras desculpas aos críticos envolvidos e a Francis Ford Coppola e à American Zoetrope por esse erro indesculpável em nosso processo de verificação. Nós erramos. Lamentamos.”
Adam Driver protagoniza o filme, com Nathalie Emmanuel, Jon Voight, Laurence Fishburne, Aubrey Plaza, Dustin Hoffman, Giancarlo Esposito, Shia LaBeouf, Jason Schwartzman, Chloe Fineman, Isabelle Kusman, DB Sweerney, Bailey Ives e Talia Shire, veterana de O Poderoso Chefão, completando o elenco.
A história do filme acompanha César (Adam Driver), um arquiteto visionário que quer reconstruir Nova York como utopia depois que um desastre destrói a cidade. Ele luta contra o prefeito, interpretado por Giancarlo Esposito, e num quê shakesperiano, está apaixonado pela filha do rival, Julia (Nathalie Emmanuel). As duas famílias são rivais, e diferem em sua visão do futuro de NY.
Coppola dirigiu o filme, financiando de forma independente, com seu próprio dinheiro, os US$ 120 milhões do orçamento e é o roteirista. Originalmente, Oscar Isaac seria o protagonista.
O filme é um sonho de Coppola, atualmente com 84 anos de idade, há mais de 20 anos. O orçamento é de aproximadamente US$ 100 milhões e o diretor está investindo parte do seu dinheiro para alcançar essa quantia. Como vários dos projetos de Coppola, não faltam histórias de caos nos bastidores.
A produção de Megalopolis, supostamente, teve custos inflados e altos gastos, combinado com vários trabalhadores pedindo demissão. Coppola e Driver negam isso.
Coppola vê o filme como um épico romano no estilo Ben-Hur, mas contado na modernidade dos Estados Unidos. Baseado na Conspiração Catilinária, que vem da Roma antiga, ele mostra uma sociedade utópica como uma Nova York moderna tentando se reconstruir depois de um desastre.
Adquirido pela Lionsgate nos EUA, Megalopolis estreia em 27 de setembro na América do Norte. O filme segue sem distribuidora ou previsão no Brasil.