Megalopolis: Lionsgate dispensa consultor de marketing após trailer com críticas falsas que podem ter sido geradas por IA
Vídeo foi retirado do ar no mesmo dia do lançamento
Notícias
Um dia após retirar do ar o novo trailer de Megalopolis, após as aspas de críticas negativas que aparecem para filmes de Francis Ford Coppola, como O Poderoso Chefão, Apocalypse Now, Drácula serem reveladas como falsas, a Lionsgate dispensou o consultor de marketing Eddie Egan, responsável por criar o vídeo.
Fontes disseram à Variety que a intenção da Lionsgete não era fabricar citações e que as frases foram um erro de verificação de fatos do consultor. A intenção do trailer era demonstrar que o trabalho reverenciado de Coppola, assim como Megalopolis, foi recebido com críticas. De acordo com a publicação, o marketing utilizou Inteligência Artificial para gerar as citações falsas dos críticos.
A Variety afirma ter feito um teste e solicitado ao serviço do ChatGPT que fornecesse críticas negativas sobre o trabalho de Coppola, a partir de críticos conhecidos, e as respostas fornecidas foram "surpreendentemente semelhantes às citações incluídas no trailer".
Adam Driver protagoniza o filme, com Nathalie Emmanuel, Jon Voight, Laurence Fishburne, Aubrey Plaza, Dustin Hoffman, Giancarlo Esposito, Shia LaBeouf, Jason Schwartzman, Chloe Fineman, Isabelle Kusman, DB Sweerney, Bailey Ives e Talia Shire, veterana de O Poderoso Chefão, completando o elenco.
A história do filme acompanha César (Adam Driver), um arquiteto visionário que quer reconstruir Nova York como utopia depois que um desastre destrói a cidade. Ele luta contra o prefeito, interpretado por Giancarlo Esposito, e num quê shakesperiano, está apaixonado pela filha do rival, Julia (Nathalie Emmanuel). As duas famílias são rivais, e diferem em sua visão do futuro de NY.
Coppola dirigiu o filme, financiando de forma independente, com seu próprio dinheiro, os US$ 120 milhões do orçamento e é o roteirista. Originalmente, Oscar Isaac seria o protagonista.
O filme é um sonho de Coppola, atualmente com 84 anos de idade, há mais de 20 anos. O orçamento é de aproximadamente US$ 100 milhões e o diretor está investindo parte do seu dinheiro para alcançar essa quantia. Como vários dos projetos de Coppola, não faltam histórias de caos nos bastidores.
A produção de Megalopolis, supostamente, teve custos inflados e altos gastos, combinado com vários trabalhadores pedindo demissão. Coppola e Driver negam isso.
Coppola vê o filme como um épico romano no estilo Ben-Hur, mas contado na modernidade dos Estados Unidos. Baseado na Conspiração Catilinária, que vem da Roma antiga, ele mostra uma sociedade utópica como uma Nova York moderna tentando se reconstruir depois de um desastre.
Adquirido pela Lionsgate nos EUA, Megalopolis estreia em 27 de setembro na América do Norte. O filme segue sem distribuidora ou previsão no Brasil.