
Jogos Vorazes: Ranking de todos os filmes da saga até A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Qual o melhor e o pior filme de Jogos Vorazes? Nós fizemos nosso Top 5!

Notícias
Se tem uma saga de livros transformados em filmes que envelheceu bem foi Jogos Vorazes. De 2015, quando A Esperança - O Final chegou aos cinemas, até hoje, os comentários no Twitter e os vídeos editados no Tiktok trazem um consenso de que os quatro longas originais são algumas das melhores adaptações do cinema, ao mesmo tempo que a história e suas críticas continuam sendo atuais e suas atuações, grandiosas.
O lançamento de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes oito anos após o fim da saga poderia abalar as estruturas, mas a autora dos livros, Suzanne Collins, garantiu que ainda tinha uma história importante para contar, e o diretor Francis Lawrence (responsável por todos os filmes menos o primeiro) decidiu investir no mundo de Panem mais uma vez.
O resultado, pelo menos aqui no Chippu, foi um filme que fez jus a tudo o que Jogos Vorazes construiu nos cinemas desde 2012. Mas, claro, entre os cinco longas lançados até hoje, há discussões sobre qual o melhor - e qual o pior.
Por isso, o Chippu reuniu montar o ranking oficial de Jogos Vorazes. Confira o nosso Top 5 abaixo:
5- A Esperança – Parte 1
A decisão de dividir o último livro da saga original de Suzanne Collins em dois filmes foi o que prejudicou a primeira parte de A Esperança. O longa faz um bom trabalho em apresentar a dinâmica do Distrito 13 e tem uma tensão interessante entre os personagens após o sequestro de Peeta (Josh Hutcherson), mas todo o desenvolvimento parece apenas um primeiro ato, que acaba bem quando pode começar a ficar bom.

4- A Esperança – O Final
Difícil manter as duas partes de A Esperança em lugares distantes nesta lista já que elas sofrem praticamente do mesmo problema. No Final, no entanto, a ação fica mais iminente e a narrativa tem um começo, meio e fim melhor definidos. Isso sem contar nas reviravoltas que começam a acontecer desde o momento em que os Rebeldes chegam à Capital e que fazem com que a gente não consiga tirar os olhos da tela.

3- Jogos Vorazes
O primeiro filme da saga talvez seja o maior divisor de opiniões desta lista. Enquanto para alguns, ele é desnecessariamente longo demais, para outros ele é essencial para a apresentação de Panem, da Capital aos Distritos, além de introduzir toda a dinâmica dos Jogos Vorazes. Os cenários e figurinos foram muito bem trabalhados, assim como a emoção dentro da arena. Foi o predecessor para o tamanho que a saga iria tomar e ainda apresentou Jennifer Lawrence para o mundo.

2- A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
O novo filme da saga não só nos leva de volta para Panem e toda a mitologia criada por Suzanne Collins após tanto tempo, como também apresenta uma história nova atraente e cheia de nuances que poderia existir por conta própria, mas que também serve para explicar pequenos detalhes da saga original que a gente adoraria saber, mas nem havia se perguntado antes. Tem uma fotografia belíssima, uma trilha sonora impactante, personagens interessantes e ótimas atuações de um elenco que vai desde o quase novato Tom Blyth até Peter Dinklage, Jason Schwartzman e Viola Davis.

1- Em Chamas
Mesmo com a adição de um novo filme, o maior da saga não muda. Em Chamas nos leva de volta aos Jogos Vorazes do primeiro longa, mas com uma visão extra colocada por Francis Lawrence em sua primeira aproximação com a história. Até os menores personagens são bem desenvolvidos, a dinâmica dos Jogos é cuidadosa nos mínimos detalhes, com visuais de tirar o fôlego e um pano de fundo muito além da narrativa principal, com o começo da Revolução.

jogos-vorazes
a-cantiga-dos-passaros-e-das-serpentes
francis-lawrence
jennifer-lawrence
rachel-zegler
tom-blyth
josh-hutcherson
liam-hemsworth
donald-sutherland
em-chamas
a-esperanca
gary-ross
suzanne-collins
chippu-originals
Você pode gostar
O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante
Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos
Novo filme do simbionte já está nos cinemas

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney
Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil

Pinguim abraça lado cartunesco - no melhor sentido - em episódio que marca de vez a guerra entre Oz e Sofia - Crítica e Resumo
Série se afasta do drama de máfia para se jogar de vez nos quadrinhos
