13 Filmes de Terror Obrigatórios e Onde Assisti-los
De Halloween a O Exorcista, onde assistir aos melhores filmes de terror já feitos
Notícias
Chegou aquela época do ano. Todo cinéfilo sabe que outubro, particularmente nos últimos dias, é o momento perfeito para ver os clássicos mais assustadores do cinema. Entre demônios, psicopatas e monstros, não faltam vilões memoráveis, sustos enormes e cenas de arrepiar. A pergunta é: quantos dos mais importantes filmes de terror de todos os tempos você já viu?
Abaixo, listamos alguns dos maiores clássicos da história do terror, por que assisti-los e onde eles estão disponíveis em streaming. Prepare-se para o medo.
Um aviso: Essa é uma lista viva. Ela será atualizada sempre que um dos filmes listados trocar de plataforma, e novas adições serão feitas quando outros clássicos dignos da lista forem disponibilizados. Se algo óbvio como Massacre da Serra-Elétrica ou Bebê de Rosemary não estão aqui, provavelmente é porque não estão em nenhum streaming!
Halloween
Não há como começar em outro lugar. O seminal clássico de John Carpenter e Debra Hill sobre o assassino Michael Myers e sua perseguição de Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) revolucionou o gênero, ajudou a firmar de uma vez por todas os slashers, e é, até hoje, eficaz em criar suspense e impacto.
Onde assistir: Prime Video, MUBI, Paramount+ e Lionsgate+.
O Exorcista
O maior sucesso da história dos filmes de terror. Um fenômeno de bilheteria, o raro exemplo de um terror indicado ao Oscar, um membro definitivo do clube de clássicos do gênero. Dirigido por William Friedkin com base no livro de William Peter Bladdy, O Exorcista aterroriza a todos que o assistem até hoje.
Onde assistir: HBO Max e Prime Video.
Alien: O Oitavo Passageiro
No espaço, ninguém pode ouvir você gritar. Melhor do que essa frase, usada no pôster desta obra prima do terror e ficção-científica dirigida por Ridley Scott, só o próprio filme. Da linguagem de design do eterno H.R. Giger ao roteiro inteligente de Dan O'Bannon, Alien: O Oitavo Passageiro é a definição de essencial para fãs de terror.
Se você ainda não sabe o que acontece em Psicose, então mantenha assim. Vamos falar pouco da obra de Alfred Hitchcock, mas basta dizer que esse filme não só revolucionou o terror, como também tem duas das maiores e melhores reviravoltas já feitas.
Onde assistir: Globoplay/Telecine.
Tubarão
Du-dun. Bastam duas notas da trilha sonora inesquecível de John Williams para causar medo. O blockbuster de Steven Spielberg funciona até hoje como um exercício em tensão, construção de cena e direção. Você pensará duas vezes em nadar no oceano depois de assisti-lo.
Onde assistir: Prime Video e Globoplay/Telecine
Suspiria
Assim como Carpenter para slashers e Romero para zumbis, o giallo, subgênero de terror estabelecido no cinema italiano, não existe sem o lendário Dario Argento, e Suspiria é um dos seus mais aclamados filmes. Trazendo marcas registradas do cineasta, Suspiria é a porta de entrada para um outro mundo do horror.
Onde assistir: Prime Video.
O Iluminado
Possivelmente o maior cineasta de todos os tempos, Stanley Kubrick nunca se repetia. Quando ele finalmente resolveu entrar no mundo do terror, o diretor, adaptando a obra de Stephen King, criou uma horripilante descida à loucura firmada na atuação maníaca de Jack Nicholson.
Onde assistir: HBO Max.
Carrie: A Estranha
Os grandes clássicos do terror misturam o medo com ideias, e foi isso que Brian De Palma fez com Sissy Spacek quando adaptou Carrie: A Estranha de Stephen King para o cinema. Tocando em temas tabu como menstruação e sexualidade, o cineasta carimbou sua presença entre os grandes nomes do gênero.
Onde assistir: Prime Video.
Sexta-Feira 13
A apresentação de um dos grandes ícones de slasher e de terror: Jason Vorhees! Sexta-Feira 13 foi infinitamente parodiado e imitado, o que fez muitos esquecerem do quão intenso, visceral e bem construído é o filme original. Esse é o momento perfeito para voltar ao Camp Crystal Lake.
Onde assistir: HBO Max.
A Bruxa de Blair
O melhor filme de terror found-footage já feito. A Bruxa de Blair é o primeiro título que vem à mente quando se pensa nesse gênero, que consiste em algo feito com as imagens gravadas pelos próprios personagens. Desde seu lançamento, debate-se o que foi e não foi real naquela floresta.
Onde assistir: HBO Max, MUBI, Prime Video e Lionsgate+
Hereditário
Provavelmente a mais recente adição ao cânone do terror. Ari Aster fez algo que vai te deixar genuinamente mal, um drama familiar que desboca numa das mais assustadoras conclusões dos últimos tempos, construindo uma atmosfera densa que é tão assustadora quanto é triste.
Um dos melhores e mais convidativos filmes da década 2010 é também um dos melhores exemplos de terror social. Jordan Peele faz uma mistureba de gêneros com o terror, crítica social e até comédia para obter um filme imprevisível e empolgante que assusta de formas distintas.
Onde assistir: Netflix, Star+, Paramount+ e Prime Video
Pânico (1996)
Você já conhece os clichês. A loira, o assassino mascarado, a ligação. Em Pânico, Wes Craven pega todas as regras do terror e coloca elas de cabeça para baixo. No processo, ele tanto celebra as marcas registradas desse gênero como as transforma e brinca com suas expectativas.
Onde assistir: Globoplay/Telecine e HBO Max