Motel Destino: Filme brasileiro que disputou Festival de Cannes ganha trailer inédito
Longa de Karim Aïnouz estreia em agosto nos cinemas
Notícias
Motel Destino, novo filme de Karim Aïnouz que foi exibido no Festival de Cannes e que agora seráo filme de abertura do Festival de Gramado 2024 ganhou um novo trailer nesta sexta-feira (26).
A 52ª edição do Festival de Gramado acontece de 9 a 17 de agosto na cidade gaúcha, e Motel Destino entra em cartaz em todo o Brasil logo depois, em 22 de agosto.
De acordo com sua sinopse, Motel Destino é descrito como o "palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local."
Nós já assistimos ao filme no festival. Leia a crítica de Guilherme Jacobs: Motel Destino: Neo-noir brasileiro tem ótima atmosfera e execução irregular
Aïnouz descreve o motel onde a trama se passa como o principal personagem do filme, que quer mostrar a rebelião de uma juventude cujo futuro foi roubado pela "elite tóxica" do Brasil. Os atores cearenses Iago Xavier e Nataly Rocha, selecionados em meio a um teste que envolveu 500 atores, vão interpretar os protagonistas do elenco, que também inclui o renomado ator brasileiro Fábio Assunção.
“É sempre muito emocionante ter um filme selecionado para o Festival de Cannes. Embora seja a minha sexta vez aqui, parece a primeira. Foi lá que estreei com Madame Satã, há mais de 20 anos, exibi, na Quinzena dos Realizadores, Abismo Prateado e fui premiado com A Vida Invisível na mostra Un Certain Regard. Foi no festival que dividi com o grande público Marinheiro das Montanhas, um filme tão pessoal sobre a história dos meus pais, e também Firebrand", celebra o diretor.
O estabelecimento de beira de estrada que dá título ao novo filme é, segundo o cineasta, “o principal personagem do enredo e o local onde se entrecruzam questões crônicas da realidade brasileira”. O longa é um retrato íntimo de uma juventude que teve seu futuro roubado por uma elite tóxica e esmagadora, contra a qual a insubordinação e revolta são, não raramente, a saída possível.
“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. Motel é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, concluiu Aïnouz.