Netflix anuncia quando começará a bloquear compartilhamento de senhas

Netflix anuncia quando começará a bloquear compartilhamento de senhas

Empresa passará a cobrar usuários que compartilham a conta com pessoas de fora de sua residência

Guilherme Jacobs
20 de janeiro de 2023 - 3 min leitura
Notícias

A Netflix está determinada a acabar com o compartilhamento de senhas. Durante uma reunião com acionistas na última quinta-feira (19), a empresa confirmou que intensificará á as medidas contra a prática nos próximos meses.

"O compartilhamento desenfreado de senhas atual limita nossa capacidade de investir e melhorar a Netflix a longo prazo, e de construir nosso negócio. Enquanto os termos de uso limitam a Netflix para uma residência, nós reconhecemos isso como uma mudança para membros que compartilham suas contas para além disso."

Na reunião, além de superar as expectativas de novos assinantes e anunciar a saída do fundador Reed Hastings, a Netflix afirmou que começará a pôr em prática a função de bloquear o compartilhamento de senhas nos EUA até abril deste ano, e depois partirá para outros países.

O bloqueio já está em vigor Chile, Costa Rica, Peru, Argentina, República Domnicana, El Salvador, Guatemala e Honduras, países onde a Netflix testa a função.


Como a Netflix bloqueia o compartilhamento de senhas?

Ao longo de 2022, a empresa fez testes em alguns países para coibir a prática. Uma nova função, chamada "Casas da Netflix", fixa a assinatura em um local físico onde é possível usar o serviço em qualquer aparelho. Para utilizar o serviço em outros locais físicos, seria necessário pagar uma taxa extra.

Nos testes, a Netflix permitiu aos usuários acessar o serviço em seu laptop, smartphone ou tablet enquanto estiver viajando, mas só será possível usar a plataforma numa televisão fora de sua casa por duas semanas sem pagar a taxa. Esse período grátis só será válido para um local cada ano. Depois, a televisão será bloqueada a não ser que o usuário pague.

Como as Casas são detectadas?

Segundo a Netflix, endereços de IP, IDs de aparelhos e atividade da conta serão usados para determinar as Casas. A Netflix diz que se um usuário usar um aparelho dentro da mesma Casa e receber a mensagem de que excedeu o limite de locais, ele deve conferir se está na mesma conexão de internet dos outros aparelhos ou se há algum VPN ligado.

Atualmente, os termos de serviços da Netflix dizem que é proibido compartilhar senhas com pessoas fora de sua residência. No último ano, a plataforma começou um teste na Costa Rica, Peru e Chile no qual usuários que compartilhavam a senha tinham que pagar uma taxa pelo usuário extra. O preço, em conversão direta, chegava a R$ 15.

A Netflix estima que 100 milhões de residências compartilham senhas com pessoas de outras residências. Destas, 30 milhões estão na América do Norte.

netflix

Você pode gostar

titleNetflix

Recruta | 2ª temporada ganha data e trailer com Noah Centineo na Coréia do Sul

Série retorna ainda em janeiro, na Netflix

Matheus Fiore e Matheus Ramos
2 de janeiro de 2025 - 1 min leitura
titleNetflix

Round 6 bate recorde e se torna maior estreia da história da Netflix

Nos primeiros quatro dias, programa acumulou mais de 68 milhões de visualizações

Thiago Romariz e Matheus Ramos
31 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleNetflix

Round 6 | Terceira temporada ganha primeiro pôster; confira

Produção retorna para seu final em 2025

Pedro Henrique Ribeiro e Matheus Ramos
31 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
titleNetflix

Netflix pede que roteiristas escrevam para usuários desatentos

Plataforma tem focado na chamada "Visualização Casual"

Caio Sandin e Matheus Ramos
27 de dezembro de 2024 - 2 min leitura