Netflix começará a cobrar por compartilhamento de senha em agosto em alguns territórios, veja preços
Serviço permitirá que usuários adicionem "casas extras" por uma taxa
Notícias
A Netflixestá avançando no seu teste para cobrar usuários por compartilharem senhas com pessoas de fora de suas residências. Como apontou o Bloomberg, a plataforma lançou uma função chamada "Casas da Netflix" na Argentina, República Dominicana, Guatemala, El Salvador e Honduras. Neste último, uma página de suporte revela os detalhes e afirma que uma taxa será cobrada a partir do dia 22 de agosto.
A página explica que a partir do dia 18 de julho, usuários destes países passaram a ter uma casa para sua assinatura da Netflix - um local físico onde é possível usar o serviço em qualquer aparelho. A partir do dia 22 de agosto, para usar a Netflix em mais locais físicos, será necessário adicionar uma casa e pagar uma taxa extra. A Netflix não fará isso automaticamente sem a autorização do usuário.
Segundo a Netflix, você poderá usar o serviço em seu laptop, smartphone ou tablet enquanto estiver viajando, mas só será possível usar a plataforma numa televisão fora de sua por duas semanas sem pagar a taxa. Esse período grátis só será válido para um local cada ano. Depois, a televisão será bloqueada a não ser que o usuário pague.
Para usar a Netflix em outros locais sem restrição é preciso pagar uma taxa que custa 219 pesos argentinos (em torno de R$ 12) na Argentina e $2.99 nos outros países de teste. Assinantes da assinatura básica podem adicionar uma casa nova, enquanto os do plano padrão podem ter duas casas adicionais e do plano premium podem adicionar três casas.
Será possível trocar o local da casa por outro três vezes a cada seis meses. Também é possível remover a casa.
Como as Casas são detectadas?
Segundo a Netflix, endereços de IP, IDs de aparelhos e atividade da conta serão usados para determinar as Casas. A Netflix diz que se um usuário usar um aparelho dentro da mesma Casa e receber a mensagem de que excedeu o limite de locais, ele deve conferir se está na mesma conexão de internet dos outros aparelhos ou se há algum VPN ligado.