Netflix cria nova medida para impedir compartilhamento de senhas: Bloquear aparelhos que não se conectarem à Wi-Fi do assinante todo mês
Aparelhos que não se conectarem, pelo menos uma vez a cada 31 dias, à rede Wi-Fi da casa onde o assinante principal mora serão bloqueados.
Notícias
A Netflix anunciou um novo método que será usado para diminuir o compartilhamento de senhas entre usuários. Na sessão do Centro de Ajuda do serviço, nos EUA, há uma nova medida especificando que aparelhos que não se conectarem, pelo menos uma vez a cada 31 dias, à rede Wi-Fi da casa onde o assinante principal mora serão bloqueados.
É importante ressaltar que a página do Centro de Ajuda no Brasil ainda não foi atualizada com essa medida. O Chippu entrou em contato com a Netflix para entender se isso será válido para o país, e se sim, quando começará a ser implementado. Em resposta, a assessoria da empresa emitiu o seguinte comunicado: "“Não temos novidades sobre este assunto, além do fato de que esperamos uma implementação mais ampla no primeiro trimestre deste ano."
Como a Netflix vai bloquear o compartilhamento de senhas?
Dentro da nova medida, a Netflix informa que usará endereços de IP, IDs de aparelhos e atividade da conta para determinar o que agora chama de "residência Netflix". Aparelhos usados pelos moradores desse local que se conectam frequentemente ao Wi-Fi da casa serão identificados como "aparelhos confiáveis" e permanecerão desbloqueados automaticamente. Contudo, aparelhos que não forem ligados a essa rede pelo menos uma vez no mês serão bloqueados, e será preciso entrar em contato com o suporte para reverter isso.
Dentro da residência, o número máximo de aparelhos que pode ser usado para assistir à Netflix vai variar dependendo do plano assinado.
Como usar a Netflix se estiver viajando?
Dentro do Centro de Ajuda, a Netflix também apresenta sua solução para pessoas que estiverem viajando. e quiserem usar o serviço, por exemplo, na TV de um hotel ou num notebook. Eles poderão pedir um código temporário quando se conectarem à conta, e receberão acesso naquele aparelho por sete dias corridos.
O que acontece se a Netflix bloquear seu aparelho?
O usuário daquele aparelho perderá acesso ao serviço. A Netflix está criando uma função de transferir seu Perfil para outra assinatura, buscando facilitar a transição de pessoas que compartilham a senha de um assinante para sua própria assinatura.
Ou, o usuário extra poderá ser taxado. A cobrança não acontece de forma automática, e na nova atualização do Centro de Ajuda, não há menção de cobrar o assinante para usuários de fora de sua casa, sugerindo que isso foi descartado pela empresa. De qualquer forma, a Netflix testou a ideia em alguns países em 2022.
Atualmente, os termos de serviços da Netflix dizem que é proibido compartilhar senhas com pessoas fora de sua residência. No último ano, a plataforma começou um teste na Costa Rica, Peru e Chile no qual usuários que compartilhavam a senha tinham que pagar uma taxa pelo usuário extra. O preço, em conversão direta, chegava a R$ 15.
A Netflix estima que 100 milhões de residências compartilham senhas com pessoas de outras residências. Destas, 30 milhões estão na América do Norte.
Post atualizado às 12h55 com a resposta da Netflix Brasil.