O Mal que nos Habita: final explicado e tudo sobre o filme de terror argentino

O Mal que nos Habita: final explicado e tudo sobre o filme de terror argentino

Filme finalmente chegou ao streaming brasileiro nesta sexta-feira (14)

Alexandre Almeida
14 de junho de 2024 - 9 min leitura
Notícias

Em 2023, os amantes de filmes de terror foram surpreendidos por O Mal que nos Habita, obra dirigida por Demián Rugna e seu retrato de um mundo pós-apocalíptico tomado por um mal demoníaco. Agora, o filme chega ao streaming e mais pessoas vão poder conhecer o ótimo trabalho do diretor e seus companheiros.

Separamos tudo o que você precisa saber sobre o filme, inclusive a explicação do final. Então, cuidado com possíveis spoilers.


Onde assistir O Mal que nos Habita?

O filme estreou nesta sexta-feira, dia 14 de junho, no catálogo da Netflix e está disponível para todos os assinantes.

Qual a história de O Mal que nos Habita?


O filme se passa num futuro não muito distante, em uma Argentina onde possessões demoníacas se tornaram uma pandemia. A possessão é vista como um vírus e não se pode simplesmente matar a pessoa. Se isso acontecer, o mal começa a se espalhar para quem está por perto, seja humano ou animal. Essa regra é importante e impacta toda a história.

o-mal-2

Os irmãos Pedro (Ezequiel Rodríguez) e Jaime (Demián Salomón) ouvem tiros e descobrem um corpo nos arredores de uma casa próxima a deles. Os dois encontram Uriel, o filho da vizinha, possuído por uma dessas forças demoníacas. O jovem se tornou “podre”, com o corpo inchado e cheio de feridas, quase em decomposição, que o impede de sair da cama. Os irmãos, junto com o proprietário da terra, Ruiz (Luis Ziembrowski), decidem fazer a “limpeza” por conta própria, jogando o corpo putrefato do rapaz longe dali, depois que as autoridades não ajudar enviando um especialista. Na estrada, os três desviam de atropelar um garoto e depois de alguns quilômetro percebem que o corpo caiu do carro. Eles não encontram Uriel e decidem deixar para lá.

Isso vai desencadear que o mal comece a perseguir os três, inclusive com assassinatos e ataques violentos de um cachorro.

o-mal

Quem é o demônio de O Mal que nos Habita?

Pedro e Jaime fogem para longe com a mãe e os dois filhos de Pedro, Jair - que tem autismo - e Santino. Eles se escondem na casa de Mirta, uma conhecida de Jaime. Numa noite, Sabrina a ex-mulher de Pedro, que ele achava que estava morta depois de um dos ataques de possuídos, aparece e rapta Santino.

Mirta, que entende mais da situação do que os dois irmãos, avisa que Jair também está possuído, mas por conta do autismo, o demônio ainda não conseguiu possuí-lo. O filme então joga com o preconceito contra pessoas autistas e toda uma ideia antiga de que essas pessoas, assim como pessoas com epilepsia, por exemplo, tinham algum tipo de ligação com o mal. Por causa disso, claro, Pedro não acredita nela.

o-mal-3

Mirta e Pedro vão em busca de Uriel para tentar acabar de vez com esse mal que os persegue. O perigo maior ainda não nasceu a partir de Uriel e as possessões são resquícios que ele vai deixando com os três que pilotavam o carro. Os dois chegam em uma escola cheia de crianças, que, na verdade, estão escondendo Uriel.

Depois que as crianças atacam Mirta, Pedro decide matar Uriel, mesmo depois de ter sido aconselhado a não fazer. Do corpo em decomposição surge uma criança, a verdadeira forma do Mal. Ele toca a cabeça de Pedro, que está ajoelhado no chão, deixando uma marca de sangue, e sai com as outras crianças em direção ao sol nascente.

Enquanto Pedro ia com Mirta, Jaime deixa Jair e a mãe na casa para buscar Santino. Ele encontra Sabrina vagando pela estrada com a criança no colo. Quando ele se aproximou com o carro, viu que a mulher estava comendo o cérebro da criança. Ele então atira o carro contra ela, sem se preocupar se vai viver ou morrer.

O que acontece no final de O Mal que nos Habita?

Pedro retorna da escola e encontra Jaime e Jair na casa de Mirta, mas a mãe dele não está lá. Ele então se limpa da noite anterior e dá um pode de sorvete para Jair. Eles não podem fazer mais nada. O mal já está pelo mundo, então decidem apenas viver.

Jaime vai até o celeiro e encontra o irmão de Uriel, que conta que foi ele quem matou o homem que os dois encontraram no início do filme. O mal de Uriel colocou vozes na cabeça do jovem, que o fizeram atacar aquele que viria para limpar o irmão da possessão. E pior, o garoto também matou a mãe e a devorou. Ele diz pra Jaime que o mesmo aconteceu com o sobrinho.

Jair então começa a se engasgar com o sorvete e de dentro da sua garganta começam a sair cabelos e o terço que a avó carregava. Pedro sai da casa, se desespera e chora. Não importa o que Pedro fizer, o mal destruiu tudo que ele tentou proteger.

o-mal-4

O que significa a história de O Mal que nos Habita?

Ao contrário dos filmes de possessão que normalmente vemos, O Mal que nos Habita não tem nada a ver com religião. Na verdade, a história utiliza de gêneros como o faroeste e o terror de zumbis para criar essa história rural e com um perigo que rodeia a família.

O Mal que nos Habita é um filme sobre medo e como nós mesmo o alimentamos, dando cada vez mais forças aos nossos demônios pessoais. O diretor dispensa a religião para tratar da força da união da família e como um pode ajudar o outro. Entretanto, a disciplina não é o forte da maioria de nós humanos e o grande suspense do filme está em conseguirmos seguir as regras em momentos de desespero. Pedro prova que, mesmo sabendo de todas elas, não as consegue cumprir em nome de tentar proteger aqueles que ama.

o-mal-5

O diretor Demián Rugna afirmou que uma de suas inspirações foi o uso de pesticidas em plantações e o mal que eles fazem para o trabalhador, inclusive causando doenças como o câncer - a quem podemos atribuir o estado necrótico de Uriel. Além disso, o trabalho rural, quando não interessa grandes interesses, quase sempre é abandonado pelas autoridades, como o filme também mostra, e os trabalhadores tem que se virar para poder viver, assim como Pedro e Jaime.

“Quando decidi fazer um filme com algum tipo de exorcismo, pensei, ok, mas o que acontece se as pessoas não conseguirem falar com um padre?”, disse Rugna. “Todos os filmes do Exorcista acontecem na cidade, em um casarão. Mas e se estivermos no meio do nada, numa casa pobre, com pessoas pobres de quem ninguém se importa? Até o dono do terreno quer se livrar deles, queimar suas casas. Isso acontece no meu próprio país o tempo todo – não com os demônios, [mas com o resto].”

O Mal que nos Habita, então, segue os passos dos melhores filmes do gênero e utiliza os medos, fraquezas e condições sócio-políticas do mundo real, como metáfora para o perigo do filme.

netflix
when-evil-lurks
chippu-originals
o-mal-que-nos-habita

Você pode gostar

titleCríticas

Miyazaki: Spirit of Nature não passa do superficial ao analisar a filmografia de uma lenda

Documentário de Leo Favier desperdiça potencial de observar a relação de Hayao Miyazaki com a natureza

Guilherme Jacobs
4 de outubro de 2024 - 6 min leitura
titleNetflix

Dragon Ball Daima terá lançamento global pela Netflix, incluindo no Brasil

No Brasil, anime será exibido também por Max e Crunchyroll

Guilherme Jacobs
4 de outubro de 2024 - 3 min leitura
titleNetflix

O Poço 2 Explicado: Referências, história e cena pós-créditos

Primeiro filme foi sucesso na Netflix durante a época da pandemia

Alexandre Almeida
4 de outubro de 2024 - 12 min leitura
titleFilmes e Cinema

O Quarto ao Lado usa talento de Julianne Moore para contar uma história sobre amizade e perda, mas sem novidades

Pedro Almodóvar passeia por terrenos conhecidos e parece só ter olhos para sua dupla principal

Alexandre Almeida
3 de outubro de 2024 - 6 min leitura