O Senhor dos Anéis: Direitos da franquia são vendidos para o Embracer Group que quer explorar filmes de Gandalf, Aragon e Galadriel
Ainda não está claro como isso afetará a série da Amazon ou o novo filme da Warner Bros.
Notícias
Os direitos da franquia O Senhor dos Anéis foram vendidos para o conglomerado sueco Embracer Group, empresa focada em videogames. Isso inclui filmes, produções teatrais, parques temáticos e mercadorias baseadas em obras de Tolkien como a trilogia original, O Hobbit, O Silmarillion e Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média (estes com matching rights apenas).
A Embracer também terá direitos a livros relacionados à Terra-Média autorizados pela família Tolkien e pela editora HarperCollins "que ainda não foram explorados."
A antiga detentora dos direitos, Saul Zaentz Co., buscava US$ 2 bilhões pela venda, mas a Embracer pagou US$ 572.8 milhões.
Em comunicado, a Embracer destacou que já é o detentora de direitos de jogos de tabuleiro e cartas da franquia que fizeram sucesso, e agora "está animada para colaborar tanto com licenças já existentes quanto com novas licenças externas para fortalecer nosso portfólio de propriedade intelectual cada vez mais," afirmou o CEO Lars Wingefors.
A fala sugere que produções como a série Os Anéis de Poder, da Amazon, e o filme animado A Guerra dos Rohirrim, da Warner, devem continuar a serem desenvolvidos (particularmente o seriado, já que direitos de TV não fazem parte do pacote vendido), mas ainda não está claro como, ou se, a venda dos direitos pode afetar os projetos. Nem Amazon nem Warner se manifestaram depois da aquisição, enquanto o Embracer disse ter "interesse financeiro" em ambos títulos.
Uma coisa é certa: mais filmes devem estar a caminho. "Outas oportunidades incluem explorar filmes adicionais baseados em personagens icônicos como Gandalf, Aragorn, Gollum, Galadriel, Eowyn e outros personagens da obra literária de J.R.R. Tolkien, e continuar a providenciar novas oportunidades para os fãs explorarem esse mundo fictício através de mercadorias e outras experiências," adicionou a Embracer.