O Senhor dos Anéis: Quem é Morgoth, o torturador de Sauron mencionado em Anéis de Poder?
Personagem é mencionado nos primeiros episódios de Os Anéis de Poder
Notícias
O primeiro episódio da primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder entrou de cabeça na mitologia criada por J.R.R. Tolkien. Um dos elementos destacados em algumas cenas, como o flashback narrado por Galadriel (Morfydd Clark) que abre a obra, é Morgoth, conhecido como o Grande Inimigo.
Fãs dos filmes estão mais familiares com Sauron, principal seguidor de Morgoth, mas para quem nunca leu os livros, ou até se limitou à trilogia principal e nunca leu O Silmarillion (A Bíblia de Tolkien, digamos), Morgoth pode ser novidade. Ele é o equivalente a Satanás na mitologia de O Senhor dos Anéis, um anjo caído que se rebelou contra Eru Ilúvatar, o Deus deste universo.
No sétimo episódio da segunda temporada, Annatar (Charlie Vickers) conta para Celebrimbor (Charles Edwards) sobre as torturas que sofreu nas mãos de Morgoth.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder dá susto em fãs em sétimo episódio da 2ª temporada - Crítica e Resumo
Quem é Morgoth no mundo de O Senhor dos Anéis
Morgoth, antes da queda, se chamava Melkor, e era o mais poderoso Ainur, os primeiros seres criados por Eru antes do começo do mundo. Junto com seu criador, eles cantavam a Ainulindalë, que é essencialmente a música através da qual todo o universo surgiu. Destes, Melkor era o mais poderoso, mas no desejo mesquinho de criar algo inteiramente seu, sem dar glória a Eru, ele começou a cantar canções com ideias próprias. Para sua frustração, estas acabaram deixando as obras de Eru ainda mais belas.
Ao ser confrontado por Eru com a verdade de que qualquer descoberta sua só era possível em primeiro lugar por conta de seu criador, Melkor se encheu de orgulho e se voltou para o mal. Ele eventualmente começou a Guerra da Ira, roubou as joias conhecidas como Silmarils (algo mencionado na série) e, como vimos na abertura do primeiro episódio da série, destruiu as árvores de Valinor.
Estamos resumindo, claro, mas o importante é saber que Morgoth se tornou a fonte do mal no universo, e foi o responsável pelo surgimento de Sauron. Este, como nos filmes, ganhou uma uma presença maior na série, se tornando um dos principais antagonistas. Como Galadriel narra, Morgoth foi derrotado. Na profecia escrita por Tolkien, assim como Satanás na Bíblia, ele retornará no fim dos tempos, quando será destruído de uma vez por todas.
Sua menção no primeiro episódio, porém, já nos mostra o interesse maior de Os Anéis de Poder de entrar mais a fundo na mitologia de O Senhor dos Anéis. Não será surpresa ver mais elementos dos Valar, Maiar e o próprio Eru Ilúvatar tendo um papel maior na construção de mundo aqui.
A série traz para as telas pela primeira vez as lendas heróicas da fantástica Segunda Era da história da Terra-Média. Esse drama épico se passa milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien , e leva a audiência para uma era na qual grandes poderes se formaram, reinos alcançaram glória e caíram em ruínas, heróis inesperados foram testados, a esperança ficou por um fio, e o maior vilão que já surgiu da caneta de Tolkien ameaçou cobrir o mundo todo em escuridão. Estamos acompanhando a forja dos anéis de poder, a ascensão de Sauron, a épica história de Númenor e veremos nas próximas temporadas a Última Aliança dos Elfos e Homens.
Robert Aramayo, Owain Arthur, Nazanin Boniadi, Tom Budge, Morfydd Clark, Cynthia Addai-Robinson, Benjamin Walker, Peter Mullan, Maxim Baldry, Ian Blackburn, Kip Chapman, Anthony Crum, Maxine Cunliffe, Trystan Gravelle e outros estão no elenco.
A primeira temporada de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder está completa no Prime Video, enquanto a segunda se encaminha para o fim na próxima semana.