
Oppenheimer: Equipe do filme revela como a explosão atômica foi recriada sem CGI
Andrew Jackson e Scott Fisher usaram combustíveis e truques de câmera para recriar o Teste Trinity

Notícias
Christopher Nolan gerou muitas manchetes quando disse que não usaria CG para recriar a explosão nuclear do teste Trinity em Oppenheimer, ao ponto de deixar algumas pessoas pensando que ele teria, de fato, usado uma bomba atômica real. Agora, o chefe de efeitos especiais do filme revelou como nuvem de cogumelo foi recriada.
Falando ao Indiewire, Scott Fisher, supervisor de efeitos especiais que já trabalhou com Nolan em diversos filmes, criou explosões grandes e pequenas com uma mistura de gasolina, propano e pós de magnésio e alumínio. Juntos, esses elementos criam o flash inicial e o brilho fortíssimo da explosão.
Além disso, um truque de câmera foi implementado para fazer a explosção parecer maior.
"Um volume grande assim de combustível queimando tende se manifestar com a forma de cogumelo," adicionou Andrew Jackson, outro supervisor de efeitos especiais de Oppenheimer. "Nós colocamos [a bomba] entre a torre real que foi construída e a câmera para que ela ficasse maior ao estar mais perto da lente."
A explosão foi filmada com câmeras IMAX 65mm e Panavision Panaflex System 65 Studio, a 48fps. Algumas seções mais detalhadas foram rodadas a 50fps em câmeras de 35mm.
5 Filmes sobre a Bomba Atômica para ver depois de Oppenheimer
Ranking: Qual é o melhor filme de Christopher Nolan
Cillian Murphy está no papel principal do filme, focado em J. Robert Oppenheimer, criador da bomba atômica. Emily Blunt interpretará Katherine Oppenheimer Vissering, esposa de Oppenheimer. Robert Downey Jr. é Lewis Strauss, comissário de energia atômica que foi contra os trabalhos de Oppenheimer e Matt Damon será o Tenente General Leslie Groves, diretor do projeto Manhattan que gerou a bomba.
Florence Pugh, Benny Safdie, Rami Malek, Dane DeHaan, Matthew Modine, Jack Quaid, Alden Ehreinrech, David Krumholtz, Kenneth Branagh, Tony Goldwyn, David Dastmalchian, Olivia Thirlby, David Rysdahl, Josh Harnett, Josh Peck, Matthias Schweighöfer, Gustaf Skarsgard e Alex Wolff completam o elenco.
Oppenheimer é uma verdadeira cinebiografia, acompanhando anos de do J. Robert Oppenheimer na universidade, passando pela criação da bomba no Projeto Manhattan, e lindado com o legado de sua criação.
O foco, claro, é no desenvolvimento da bomba nuclear graças ao time de cientistas liderado pelo protagonista no laboratório de Los Alamos, no Novo México. O trabalho começou em 1943 com algumas centenas de pessoas na equipe, que chegou a 6 mil membros em 1945, ano no qual a arma foi usada na Segunda Guerra Mundial.
Outros colaboradores de Nolan estarão de volta. Hoyte van Hoytema, diretor de fotografia de Dunkirk, TENET e Interestelar, vai filmar Oppenheimer, com Jennifer Lame e Ludwig Göransson, respectivamente montadora e compositor de TENET, também retornam.
Oppenheimer segue em cartaz nos cinemas. Sua bilheteria já superou US$ 570 milhões, uma das 10 melhores para filmes com classificação indicativa para maiores.
oppenheimer
christopher-nolan
Você pode gostar
A Odisseia | Benny Safdie voltará a trabalhar com Christopher Nolan no filme
Os dois trabalharam juntos em Oppenheimer

A Odisseia | Jon Bernthal entra para elenco do filme de Christopher Nolan
Adaptação do épico de Homero chega aos cinemas em 2026

Charlize Theron entra para o elenco surreal do novo filme de Christopher Nolan
Atriz vencedora do Oscar se junta a Robert Pattinson, Matt Damon, Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya e Lupita Nyong'o

Coringa | Christopher Nolan queria Joaquin Phoenix em O Cavaleiro das Trevas, diz ator
Ator perdeu o papel para Heath Ledger
