Oscar 2022: 10 favoritos para assistir neste fim de ano no streaming e cinemas
Conheça alguns dos prováveis indicados à premiação do cinema
Notícias
Os o começo da temporada de festivais de cinema ao redor do mundo, como Cannes, Veneza e Telluride, está oficialmente aberta a corrida para o Oscar 2022. Ainda há muito caminho para frente - não há um claro favorito até o momento para Melhor Filme, por exemplo - e não sabemos todos os competidores, mas alguns nomes já estão se destacando e demandando a atenção.
Para ajudar você a se programar para o último trimestre do ano, listamos aqui 10 filmes para ficar de olho nos próximos meses e já começar sua preparação para o Oscar do ano que vem.
Menções honrosas: tick, tick... BOOM, No Ritmo do Coração, Soggy Bottom, The Tragedy of Macbeth, A Crônica Francesa, Madres Paralelas, Nightmare Alley, Eternos.
1. Ataque dos Cães (Netflix, 1º de dezembro): Se há um favorito até o momento, é o primeiro filme da premiada diretora Jane Campion em 12 anos. Liderado por Benedict Cumberbatch, com Jesse Plemons, Kristen Dunst e Kodi Smit-McPhee, este drama de velho oeste explora relações familiares complicadas, amor e ódio. Um forte candidato a Melhor Filme, Direção, Fotografia, Ator, Atriz Coadjuvante e Ator Coadjuvante.
2. The Lost Daughter (Netflix, 31 de dezembro): Dirigido pela atriz Maggie Gyllenhaal, em sua estreia na cadeira de diretora, este drama sobre maternidade, trauma e obsessão é um dos filmes mais elogiados dos festivais deste ano e conta com, talvez, a melhor atriz da atualidade: Olivia Colman. A indicação de Melhor Atriz é quase certeza, mas não descartem Melhor Filme e Melhor Direção e Atriz Coadjuvante para Dakota Johnson.
3.Não Olhe Para Cima (Netflix, 24 de dezembro): O novo filme de Adam McKay (A Grande Aposta) tem provavelmente o melhor elenco dos favoritos ao Oscar: Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Chris Evans, Meryl Streep, Timothée Chalamet, Cate Blanchett e assim vai. Ele pode ser candidato a Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro.
4. Duna (Cinemas, 14 de outubro. HBO Max 35 dias depois): Apesar de adaptar um dos maiores épicos da ficção-científica, Duna não vem como forte favorito nas grandes categorias do Oscar. O filme de Denis Villeneuve, entretanto, deve ser presença garantida nas disputas conhecidas como "below the line": Melhor Trilha Sonora, Fotografia, Design de Produção, Figurino. Sua maior esperança seria uma indicação a Melhor Direção para Villeneuve.
5. O Último Duelo (Cinemas, 14 de outubro): No mesmo dia, estreia no cinema um de dois filmes de Ridley Scott em 2021. O Último Duelo é uma história medieval sobre abuso, mentiras e honra com Jodie Comer, Matt Damon, Ben Affleck, Adam Driver. O filme, também, tem o primeiro roteiro escrito por Damon e Affleck desde sua vitória no Oscar com Gênio Indomável. Espere ver O Último Duelo em Melhor Roteiro, Ator, Atriz, Ator Coadjuvante e talvez Direção.
6. Annette (MUBI, 26 de novembro): O aguardado musical de Leos Carax com Adam Driver e Marion Cotillard é divisivo demais para concorrer em coisas como Melhor Filme e Direção, mas também representa uma chance de Driver na briga por Melhor Ator. Além disso, ele vem forte para Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção Original e Melhor Design de Produção.
7. Spencer (Sem data): O único filme sem previsão desta lista é o drama de Pablo Larrain (Jackie) sobre a Lady Diana, com Kristen Stewart no papel da princesa. Ele, entretanto, foi muito elogiado nos festivais e Stewart está quase unânime como favorita à indicação de Melhor Atriz. Não descarte Melhor Filme ou Direção, além de Fotografia, Trilha Sonora e Maquiagem e Cabelo.
8. King Richard: Criando Campeãs (Cinemas, 2 de dezembro. HBO Max 35 dias depois):Will Smith é, provavelmente, o grande favorito a Melhor Ator no momento, graças ao seu papel como Richard Williams, o complicado e polêmico pai das tenistas Venus e Serena Williams. O drama da Warner Bros. chega este ano com esperanças para Melhor Filme também.
9. Casa Gucci (25 de novembro, cinemas): O outro filme de Ridley Scott este ano vai abordar a história da família Gucci, suas tretas e até assassinatos, com um elenco de primeira, incluindo Adam Driver, Lady Gaga, Al Pacino, Jared Leto, Jeremy Irons e Selma Hayek. É possível vermos alguns desses nomes nas categorias de atuação, enquanto indicações a Melhor Figurino, Cabelo e Maquiagem e Design de Produção parecem inevitáveis.
10. Amor, Sublime Amor (10 de dezembro, cinemas): Um remake de um dos maiores clássicos do cinema dirigido por Steven Spielberg, com roteiro de Tony Kushner. Só isso já é suficiente para muita coisa. Ele é um forte candidato a Melhor Filme, Direção, Roteiro, Design de Produção e categorias musicais.