
Oscar 2023: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo lidera com 11 indicações, veja o Top 5
Os Banshees de Inisherin e Nada de Novo no Front também foram indicados em múltiplas categorias

Notícias
A Academia de cinema dos EUA apresentou nesta terça-feira (24) os indicados ao Oscar 2023, principal premiação ocidental de filmes. Como esperado, os favoritos Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Os Banshees de Inisherin e Os Fabelmans marcaram presença, assim como atores de nome. Mas quem ficou com o maior número de indicações?
Veja a lista abaixo.
1) Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo - 11 indicações
Um dos grandes fenômenos do cinema em 2022. Dirigido e escrito pela dupla Daniels (Dan Kwan e Daniel Scheinert), o filme acompanha Evelyn (Michelle Yeoh), uma mãe, imigrante e dona de lavanderia nos EUA, partindo inesperadamente numa jornada pelo multiverso ao lado de seu marido Waymond (Ke Huy Quan) para salvar sua filha... e toda a existência. O filme da A24 foi indicado a Melhor Filme, Direção e Roteiro Original (Daniels), Atriz (Michelle Yeoh), Ator Coadjuvante (Ke Huy Quan) e duas vezes em Atriz Coadjuvante (Jamie Lee Curtis e Stephanie Hsu)
Empatado em 2) Nada de Novo no Front - 9 indicações
Favorito em Melhor Filme Internacional, a adaptação dirigida por Edward Berger da seminal obra de Erich Maria Remarque sobre a Primeira Guerra Mundial também conseguiu um lugar na lista de Melhor Filme. A proposta de Nada de Novo no Front não é ser uma aventura ou glorificar a batalha, mas mostrar a realidade dura do combate na Europa no começo do século 20 pela perspectiva dos soldados Paul (Felix Kammerer) e Stanislaus (lbrecht Schuch). Ele entrou na disputa por Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Roteiro Adaptado e várias categorias técnicas.
Empatado em 2) Os Banshees de Inisherin - 9 indicações
Essa comédia ácida de Martin McDonagh (Na Mira do Chefe) acompanha dois amigos vivendo numa pequena ilha na costa da Irlanda. Tudo vai bem entre eles até que o seríssimo Colm (Brendan Gleeson) decide que não quer ser mais amigo do alegre Padraic (Colin Farrell). A decisão reverbera por toda a comunidade. Os Banshees de Inisherin entrou em Melhor Filme, Direção e Roteiro Orignal (McDonagh), Melhor Ator (Farrell) e duas vezes em Melhor Ator Coadjuvante (Gleeson e Barry Keoghan).
4) Elvis - 8 indicações
A cinebiografia dirigida por Baz Luhrmann é focada na ascensão do Rei do Rock, interpretado por Austin Butler, sob o ponto de vista de seu agente, o Coronel Tom Parker (Tom Hanks). Nós vemos como a relação complicada entre Elvis e Parker moldou a carreira de um dos maiores artistas de todos os tempos. Elvis estará disputando Melhor Filme, Melhor Ator (Butler) e várias categorias técnicas.
5) Os Fabelmans - 7 indicações
Inspirado em sua própria juventude no Arizona, o lendário diretor Steven Spielberg (E.T. - O Extraterrestre, Indiana Jones, Tubarão e tantos outros) mostra o amadurecimento do garoto Sammy (Gabriel LaBelle), sua paixão por cinema e sua luta para encarar o divórcio dos pais. Além de Melhor Filme e Spielberg em direção, Os Fabelmans disputará Melhor Roteiro Original (Spielberg e Tony Kushner), Melhor Atriz (Michelle Williams), Melhor Ator Coadjuvante (Judd Hirsch) e muitos outros.
Para ver todas as categorias onde esses cinco filmes foram indicados, além de conhecer todas as outras indicações, veja nossa lista completa do Oscar 2023 aqui.
O Oscar 2023 terá apresentação de Jimmy Kimmel e acontece no Dolby Theatre em Los Angeles no dia 12 de março de 2023. Ao contrário do que aconteceu na criticada cerimônia do ano passado, a premiação irá exibir todas as categorias desta vez.
oscar
lista
tudo-em-todo-lugar-ao-mesmo-tempo
elvis
nada-de-novo-no-front
os-banshees-de-inisherin
os-fabelmans
Você pode gostar
Fernanda Torres comenta sobre polêmicas do Oscar
Atriz comentou sobre a cultura de ódio da internet

"Quero ser sua amiga", diz Jessica Chastain para Fernanda Torres
Vencedora do Oscar rasgou elogios para Fernanda Torres em entrevista

Oscar está considerando pedir para que filmes revelem uso de IA
O Brutalista e Emilia Pérez se envolveram em uso controverso de IA

Ainda Estou Aqui | Guillermo del Toro fará sessão de Central do Brasil em LA
Diretor estará acompanhado de Walter Salles
