Oscar 2023: 5 maiores surpresas e esquecidos dos indicados ao prêmio
Paul Mescal em ator, Andrea Risenborough em atriz, A Mulher Rei sem nenhuma indicação: os maiores choques do Oscar
Notícias
A Academia de cinema dos EUA apresentou nesta terça-feira (24) os indicados ao Oscar 2023, principal premiação ocidental de filmes. Como esperado, os favoritos Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, Os Banshees de Inisherin e Os Fabelmans marcaram presença, mas, como sempre, houve indicações surpreendente e nomes deixados de fora. Abaixo, listamos as maiores
SURPRESA: Paul Mescal (Aftersun) em Melhor Ator
Sem muita campanha, Aftersun, um dos menores e mais elogiados filmes de 2022, conseguiu uma indicação ao Oscar. Cotado como zebra para Melhor Filme e Roteiro Original, o longa de Charlotte Wells entrou na categoria de Melhor Ator pela atuação de Paul Mescal, um dos atores mais badalados de Hollywood no momento.
ESQUECIDO: RRR
Um dos fenômenos do ano, RRR conseguiu apenas uma indicação no Oscar, com "Naatu Naatu" entrando em Melhor Canção Original. O blockbuster indiano, que conquistou corações ao redor do mundo, chegou a ser cotado até para Melhor Filme, mas acabou tendo menos indicações do que o esperado. Em Melhor Filme Internacional, ele nem teve chances: seu país natal (Índia) não o escolheu para lhe representar.
SURPRESA: Andrea Riseborough (To Leslie) em Melhor Atriz
Talvez você nunca tenha ouvido de To Leslie, filme que deu a Andrea Riseborough sua primeira indicação ao Oscar. A campanha em nome da atriz começou praticamente a partir do momento em que a votação iniciou, e foi feita primariamente através de outros atores como Gwenyth Paltrow e Edward Norton em redes sociais. Bom, a jogada da agência da atriz deu certo. Entenda os bastidores dessa campanha aqui.
ESQUECIDO: A Mulher Rei em... tudo
Seja através Viola Davis em Melhor Atriz, ou alguma das diversas atrizes coadjuvantes talentosas, ou pela direção de Gina Prince-Bythewood, era esperado que A Mulher Rei fizesse barulho no Oscar, talvez entrando até mesmo em Melhor Filme. O blockbuster da Sony, porém, foi deixado inteiramente de fora e não conseguiu nenhuma indicação ao Oscar.
SURPRESA: Brian Tyree Henry (Passagem) em Melhor Ator Coadjuvante
Há semanas, comentaristas do Oscar especulam quem entraria na quinta vaga de Melhor Ator Coadjuvante. A indicação acabou indo para Brian Tyree Henry por Passagem, filme do Apple TV+. Ele superou os favoritos Paul Dano (Os Fabelmans) e Eddie Redmayne (O Enfermeiro da Noite) na disputa.
O Oscar 2023 terá apresentação de Jimmy Kimmel e acontece no Dolby Theatre em Los Angeles no dia 12 de março de 2023. Ao contrário do que aconteceu na criticada cerimônia do ano passado, a premiação irá exibir todas as categorias desta vez.