Oscar | Fernanda Torres e Montenegro são segunda dupla de mãe e filha indicadas
Uma curiosidade sobre indicações passadas
Notícias
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro formam dupla de "mãe e filha" indicadas ao Oscar de Melhor Atriz, mas isso só aconteceu uma outra vez na história da premiação.
A primeira vez foi com Judy Garland, por Nasce Uma Estrela em 1955, e Liza Minnelli, por Cabaret em 1973.
Fernanda Torres concorre ao Oscar de Melhor Atriz em 2025 com Ainda Estou Aqui, enquanto sua mãe foi indicada na mesma categoria há 26 anos, com o filme Central do Brasil. Ambos dirigidos por Walter Salles.
Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.
Fernanda Torres é a protagonista do longa, vivendo Eunice. A atuação da atriz tem sido recebida com louvor e indicações mundialmente. A principal delas, até agora, foi a de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, onde Torres recebeu o prêmio. Também indicadas estavam Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton e mais.
Ainda Estou Aqui segue em cartaz no Brasil e já atraiu mais de três milhões de espectadores ao cinema. O filme foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024.
Notícia publicada originalmente no Omelete. Chippu também é parte da Omelete Company.