Oscars: 5 vencedores e perdedores da premiação - Apple, Netflix, Duna e mais
No Ritmo do Coração e Duna são os principais vencedores
Notícias
Após uma noite polêmica, conhecemos os vencedores do 94º Oscars, que na noite do último domingo (27) elegeu os grandes filmes do ano de 2021. Além de um claro domínio de No Ritmo do Coração e Duna, o evento também trouxe duras realidades para a Netflix e para a própria Academia.
Aqui, listamos os maiores vencedores e os grandes perdedores do evento. Para ver a lista completa de premiados, clique aqui.
VENCEDOR: NO RITMO DO CORAÇÃO E APPLE - Começamos logo com dois vencedores em um item só. No Ritmo do Coração cresceu rápido. Depois de conseguir sua indicação ao Oscar, ele foi visto por mais pessoas (e votantes) e começou a coletar prêmios como o SAG Awards, PGA Awards e, agora, a estatueta de Melhor Filme no Oscar. O filme, adquirido pela Apple por US$ 25 milhões no Festival de Sundance, é o primeiro longa de streaming a conquistar o troféu (de quebra, ele levou também Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, para Troy Kotsur).
PERDEDOR: NETFLIX - O que nos leva a, talvez, o maior perdedor da noite. A Netflix vem buscando um Oscar de Melhor Filme há anos. Chegou perto com O Irlandês, História de um Casamento e, muito perto, com Roma, mas Ataque dos Cães, até um mês atrás, era o franco-favorito. Então, a onda de No Ritmo do Coração aconteceu e a Apple passou na sua frente para sair com o primeiro Oscar de Melhor Filme de um streaming.
VENCEDOR: DUNA - O maior número de Oscars da noite foi para Duna. O filme da Legendary e Warner Bros. levou seis categorias. Infelizmente, só uma foi exibida ao vivo e cinco vieram no pré-show (mais sobre isso já já), mas nada pode mudar o fato de que seu domínio, particularmente nas categorias técnicas, foi total.
PERDEDOR: A ACADEMIA - Mas, assistindo aos Oscars, não parece que Duna foi um grande vencedor com seis estatuetas. Isso porque cinco delas foram das categorias cortadas da transmissão ao vivo, entregues durante o pré-show e depois editadas para a cerimônia. Foi uma bagunça. O Oscar ainda apresentou as categorias cortadas e mostrou clipes de todos os filmes indicados, só os discursos não aconteceram ao vivo. Para piorar, houve sequências de esquetes e até propaganda da Academia no lugar desses prêmios. No fim, o Oscar deste ano foi mais longo que o do ano passado. Se a desculpa era economizar tempo, eles falharam.