Pantera Negra: Quem assume o manto do herói após Wakanda Para Sempre

Pantera Negra: Quem assume o manto do herói após Wakanda Para Sempre

Saiba quem deve proteger Wakanda nos próximos filmes do MCU

Bruno Silva
11 de novembro de 2022 - 4 min leitura
Notícias

Cuidado! O post abaixo contém spoilers de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre. Fica o aviso!

Duas grandes perguntas giram em torno da história de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre: o que acontece com o rei T'Challa, personagem de Chadwick Boseman (1976-2020), e quem deve assumir o manto do Pantera Negra daqui para frente no MCU. Enquanto a primeira pergunta é respondida logo de cara, a segunda fica em aberto, apesar do que os materiais promocionais dão a entender.

Boa parte do filme gira em torno da lacuna deixada não apenas por T'Challa, mas pela instituição do Pantera Negra, já que, no primeiro filme solo do herói, a erva-coração, planta da qual se extraem as substâncias que dão poderes sobre-humanos aos soberanos de Wakanda.

Como os trailers mostram, quem assume inicialmente o manto do Pantera é a própria Shuri (Letitia Wright), cuja jornada no longa começa justamente tentando recriar, por meio de impressão 3D, a erva-coração em uma tentativa desesperada de salvar T'Challa da morte.

Eventualmente, a irmã de T'Challa consegue tal proeza científica, com o auxílio de fibras de vibrânio extraídas de um colar de Talokan presenteado por Namor (Tenoch Huerta). Sendo assim, ela consome a erva coração, própria passa pelo ritual de iniciação e se transforma na Pantera Negra, assumindo o papel durante todo o terceiro ato do filme.

No entanto, isso não significa que Shuri deve permanecer como a heroína nos próximos filmes.

De forma relutante, a princesa aceita o papel de líder deixado vago não apenas pela morte do irmão, mas também pela trágica partida de sua mãe, a rainha Ramonda (Angela Bassett) após um ataque de Talokan.

No entanto, após resolver a crise com Namor, a princesa decide não assumir suas responsabilidades como líder de Wakanda e deixa o país, deixando o caminho aberto para M'Baku (Winston Duke) realizar a cerimônia de desafio pelo trono de Wakanda. Ele pode, inclusive, ganhar os poderes do Pantera, já que a erva-coração é replantada no solo sagrado de Wakanda após ser recriada.

A cena pós-créditos do filme abre ainda uma terceira possibilidade para o manto do Pantera Negra. Shuri deixa Wakanda e vai para o Haiti, passar uns tempos com Nakia (Lupita Nyong'o). Lá, ela descobre que ela teve um filho com T'Challa, que cresceu longe da corte por decisão dos pais. O garoto, também é batizado de T'Challa, e tem consciência de seu papel como futuro regente da nação.

Sendo assim, a Marvel abre três possibilidades para o manto do Pantera Negra. A primeira, no curto prazo, é deixar Shuri com o manto e os poderes, apesar de sua postura relutante em relação à responsabilidade do cargo (e, também, os problemas fora de tela com a suposta postura anti-vacina de Letitia Wright).

A segunda possibilidade é colocar M'Baku como o próximo Pantera Negra. Ambas devem contemplar o envolvimento de Wakanda em futuros filmes do MCU, caso a Marvel sinta a necessidade de explorar este lado de seu universo.

A terceira possibilidade, mais aberta e mais longínqua, é deixar o posto do Pantera Negra vago pelos próximos anos, deixando o tempo passar até que o jovem filho de T'Challa cresça para herdar, definitivamente, os poderes do pai.

Tudo é possível a essa altura e não há nenhum plano concreto a essa altura do MCU, mas o legado de T'Challa - e de Chadwick Boseman - deve seguir vivo independentemente de quem vestir seu uniforme.

Escrito e dirigido por Ryan Coogler (Creed, Fruitvale Station), Pantera Negra: Wakanda Para Sempre não coloca outra pessoa no papel de Chadwick Boseman ou ousa CG para reviver o ator, que faleceu em agosto de 2020 por conta de um câncer no cólon que ele manteve em sigilo até mesmo durante gravações de filmes como Vingadores.

A trama conta também com a apresentação de Namor (Tenoch Huerta) e o reino de Talokan (basicamente Atlântida) ao MCU, e terá os retornos de Letitia Wright como Shuri, Danai Gurira, como Okoye, Winston Duke como M'Baku, Lupita Nyong'o como Nakia, Florence Kasumba como Ayo, Angela Bassett como a Rainha Ramonda e Martin Freeman como agente da CIA Everett Ross que estiveram no primeiro filme. Na história, Wakanda e Talokan entram em guerra.

Além de introduzir Tenoch Huerta como Namor, o Submarino e Aneka, vivida por Michaela Cole (I May Destroy You), o novo Pantera Negra apresenta Dominique Thorne como Riri Williams, a Ironheart ou Coração de Ferro, que depois ganhará sua própria série no Disney+. A história mostrará Wakanda entrando em guerra contra a nação de Namor em meio à pressões do mundo para que o país compartilhe o Vibranium e, claro, a perda de T'Challa.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre está em cartaz nos cinemas brasileiros.

pantera-negra
pantera-negra-wakanda-para-sempre
marvel
mcu

Você pode gostar

titleMarvel

Agatha Desde Sempre: Funko revela um spoiler pesadíssimo da série

Parece que alguns personagens não são bem quem parecem

Pedro Sobreiro
30 de setembro de 2024 - 3 min leitura
titleMarvel

Agatha Desde Sempre: Série teve estreia excelente, mas não superou audiência de 'Ahsoka'

Os novos episódios de Agatha Desde Sempre estreiam toda quarta-feira, no Disney+

Pedro Sobreiro
27 de setembro de 2024 - 3 min leitura
titleMarvel

Venom: A Última Rodada: Venom cai na dança em novo spot para TV

Filme chega aos cinemas em 24 de outubro

Pedro Sobreiro
27 de setembro de 2024 - 4 min leitura
titleMarvel

Blade: Site afirma que diretor de 'O Livro de Clarence' está na mira da Marvel

Eles também dizem que o filme é a maior prioridade de Kevin Feige

Pedro Sobreiro
27 de setembro de 2024 - 2 min leitura