Por que Perdida é o romance de época perfeito para o cinema brasileiro | Crítica do Chippu

Por que Perdida é o romance de época perfeito para o cinema brasileiro | Crítica do Chippu

Giovanna Grigio estrela a adaptação do livro de Carina Rissi

Bruna Nobrega
11 de julho de 2023 - 3 min leitura
Notícias

Em época de livros viralizando entre adolescentes no Tiktok, nada atrai mais a atenção do público jovem do que a adaptação cinematográfica de um romance já queridinho. É o caso de Perdida, filme nacional da Star Original Productions, baseado em um livro de mesmo nome da autora Carina Rissi publicado em 2013.

O livro fez tanto sucesso que ganhou cinco continuações e traduções em diferentes países do mundo. Por isso, quando a adaptação foi anunciada, em maio de 2022, as expectativas já começaram a ficar altas, especialmente pela escolha do elenco.

Giovanna Grigio, que interpreta a protagonista, Sofia, já tem uma forte base de fãs por conta dos trabalhos em As Five, do Globoplay, e Rebelde, da Netflix. Bruno Montaleone, o mocinho Ian Clarke, já tem experiência com o público jovem, em produções como Diários de Intercâmbio e De Volta aos 15, da Netflix.

Com tanta expectativa colocar, não seria difícil o filme decepcionar. Mas a boa notícia é que a oportunidade não foi desperdiçada e a diretora Luiza Shelling Tubaldini entregou um romance de época que vai fazer muitas adolescentes –e, até, jovens adultas– saírem do cinema suspirando quando o filme estrear em 13 de julho.



Em Perdida, Sofia (Grigio) é uma garota moderna dos tempos atuais que acaba sendo transportada magicamente para o século XIX, em um mundo muito parecido com o que ela gosta de ler nos livros. Lá, ela é acolhida pela família de Ian (Montaleone), enquanto tenta voltar para casa.

É uma premissa simples, mas que funciona. O casal principal tem tanta química que convence mesmo nas poucas cenas juntos, e os coadjuvantes também têm ótimos momentos. A Elisa de Nathália Falcão é uma fofura e equilibra bem a intensidade de Sofia em cena; já Luciana Paes rouba a cena como Abigail, a “fada madrinha”. Ela é responsável pelo toque cômico do filme –que é inserido nos momentos certos.

O cuidado com a produção também é aparente. O filme se aproveita de lindas paisagens brasileiras e antigos casarões com uma ótima fotografia e os figurinos, cabelo e maquiagem são impecáveis. Se for pra dizer, Perdida só peca nos momentos em que exagera na quantidade de gírias atuais ditas por Sofia quando volta no tempo. Às vezes é engraçado, mas em muitas cenas acaba soando apenas forçado.

Com o sucesso de produções de época como Bridgerton, e histórias sobre viagem no tempo, como De Volta aos 15, entre o público teen, Perdida aparece para juntar bem os dois aspectos e entregar um filme bom, que preenche um nicho importante no cinema brasileiro.

4/5

giovanna-grigio
perdida
carina-rissi
bruno-montaleone

Você pode gostar

titleDisney

Perdida é lançado no Disney+ e Star+. Vale a pena assistir?

Filme com Giovanna Grigio e Bruno Montaleone é adaptação de um romance de época

Bruna Nobrega
22 de setembro de 2023 - 2 min leitura
titlePrime Video

Maníaco do Parque: Prime Video divulga primeira imagem de Silvero Pereira na adaptação do caso

O filme tem previsão de lançamento para 2024

Bruna Nobrega
25 de agosto de 2023 - 3 min leitura
titleFilmes e Cinema

Por que Perdida é o romance de época perfeito para o cinema brasileiro | Crítica do Chippu

Giovanna Grigio estrela a adaptação do livro de Carina Rissi

Bruna Nobrega
11 de julho de 2023 - 3 min leitura
titleNetflix

Rebelde é renovada para segunda temporada na Netflix

A nova versão chegou no streaming na última quarta-feira

Camila Ferreira
10 de janeiro de 2022 - 1 min leitura