Pinguim: Novos planos, alianças e show de Cristin Milioti em episódio com referência à O Poderoso Chefão - Resumo e Crítica

Pinguim: Novos planos, alianças e show de Cristin Milioti em episódio com referência à O Poderoso Chefão - Resumo e Crítica

Segundo capítulo da série expande caminhos de Oz e Sofia

Alexandre Almeida
29 de setembro de 2024 - 6 min leitura
Notícias

Terminar o primeiro episódio com o sorriso vitorioso de Oz, com seu plano para cima de Sofia, diz muito sobre Pinguim, tanto a série, quanto o personagem. Essa confiança de que que está com o jogo na mão, mesmo machucado e amarrado pelado em uma cadeira, é o retrato perfeito do personagem ao longo da série da HBO. Neste capítulo, chamado “Inside Man”, o personagem de Colin Farrell (mais uma vez excelente, diga-se) continua a andar no fio da navalha entre um plano mirabolante e a derrota completa na mão dos mafiosos que comandam Gotham: os Falcone e os Maroni.

E se Oz tenta criar sua própria engrenagem nesse maquinário pesado que faz o submundo de Gotham funcionar, na outra ponta da série está Sofia (Cristin Milioti), uma peça descartada pelos chefões de sua própria família, vista como fraca e desequilibrada pelo patriarcado que comanda os negócios. Sofia é tão importante quanto Oz nessa história toda e o diretor Craig Zobel, assim como a roteirista Erika L. Johnson, entendem isso logo de cara, ao mostrar as alucinações da personagem com o irmão morto - e aparentemente o único que a dava valor. Cobblepot entende que está sozinho no jogo desde a morte de Falcone no Batman, de Matt Reeves. Sofia vai entendendo ao longo deste novo capítulo, quando é mandada embora para a Itália para não atrapalhar os negócios. Ela termina isolada, longe dos “homens de negócio”, com uma porta fechando em sua frente. A referência é tirada diretamente de O Poderoso Chefão, quando Michael se torna de vez o líder dos Corleone e deixa Kay do lado de fora, vendo a porta do escritório fechar. Sofia está isolada, tratada como uma simples pedra no caminho dos engravatados.

pinguim-ep2-4

Fora da mansão dos Falcone, o Pinguim segue com seu plano ao jogar com os dois lados do submundo. Ele faz acordo com os Maroni, que assumem a morte de Alberto e em troca, Oz segue com o combinado de fechar a planta de produção de droga dos Falcone, mas abrindo caminho para a gangue de Salvatore roubar o carregamento. Claro, as coisas não saem como o planejado e um grande tiroteio interrompe o plano.

Sofia, desconfiada de tudo e todos, contrata um detetive particular - viciado nas “drops” - que vai acabar descobrindo um dos comparsas de Oz ferido no hospital após o plano de roubar as drogas. Ela sofre com pesadelos constantes, lembranças do Arkham e protestos dos cidadãos contra a sua liberdade. Na porta do funeral de Alberto, cartazes são levantados contra o Hangman (ou o Enforcado), sua alcunha de serial killer, responsável pela morte de sete mulheres. Pinguim segue utilizando TVs, rádios e jornais para nos dar mais informações e contextos sobre Gotham e algumas de suas figuras mais importantes, algo tirado diretamente das melhores HQs do Batman. No funeral, Sofia e Oz conversam sobre o luto e como a mãe dele superou a morte do marido: levando o filho para dançar.

pinguim-ep2-3


A dança é uma grande metáfora para o plano de Cobblepot. Por mais que ele tente planejar e coreografar todos os seus passos, volta e meia ele precisa improvisar e continuar seguindo o ritmo que a música (ou a missão) pede. Seu “pisão no pé” aqui é a captura do comparsa, que é levado para o porão da mansão dos Falcone e que vai acabar entregando o Pinguim para Sofia. Oz age rápido e junto com Victor (Rhenzy Feliz) arma um plano de colocar as jóias que ele roubou do Iceberg Lounge no primeiro episódio, dentro do carro de Johnny Vitti (Michael Kelly). Victor acaba sendo pego por um segurança e corre para o bosque que envolve a casa.

Dentro da mansão, Oz consegue se infiltrar e mata o homem que havia sido tirado do hospital, com um golpe de canivete. Quando os chefões descobrem o que aconteceu, todos dentro da casa são colocados para uma revista e em uma confusão proposital, o Pinguim coloca o canivete no bolso de um aliado de Vitti - que Oz também vendeu para os Maroni com fotos íntimas.

Diante dos túmulos dos Falcone, longe de todos, Sofia e Oz têm uma conversa definitiva sobre sua aliança. Ele responde com um “vamos dançar” e o primeiro passo é dado. Tudo indica para um grande tango, com dramas, traições e tragédias. Mas esse próximo movimento ainda está por vir e Pinguim consolida seu formato seriado com um segundo capítulo sólido e com personagens tão bons, que o caminho pode se afastar cada vez mais de Batman, sem medo de tropeçar ou perder o ritmo.



pinguim
hbo
colin-farrell
cristin-milioti
batman
chippu-originals

Você pode gostar

titleHBO

Pinguim: Novos planos, alianças e show de Cristin Milioti em episódio com referência à O Poderoso Chefão - Resumo e Crítica

Segundo capítulo da série expande caminhos de Oz e Sofia

Alexandre Almeida
29 de setembro de 2024 - 6 min leitura
titleDC Studios

Batman: Bane e Exterminador vão ganhar um filme na DC

Vilões do Batman virão com tudo para as telonas

Pedro Sobreiro
27 de setembro de 2024 - 3 min leitura
titleFilmes e Cinema

A Hora do Vampiro flerta com terror mas se entrega ao pastiche sem vergonha

Filme estreia na Max em 3 de outubro

Alexandre Almeida
26 de setembro de 2024 - 4 min leitura
titleHBO

The Last Of Us: Max lança três pôsteres focados nos personagens da segunda temporada

Joel, Ellie e Abby estampam os cartazes da nova temporada

Pedro Sobreiro
26 de setembro de 2024 - 4 min leitura