Planeta dos Macacos Explicado: Quem foi César e o que ele disse?
Líder interpretado por Andy Serkis criou mandamentos para os símios seguirem
Notícias
Planeta dos Macacos: O Reinado se passa centenas de anos depois do final de A Guerra, filme que fecha a trilogia protagonizada por César (Andy Serkis) e sua jornada para conseguir um lugar digno para seu povo.
Mesmo com todo esse espaço de tempo entre as duas histórias, a presença do antigo líder marca toda a nova aventura, dirigida por Wes Ball. Seja por seus ensinamentos, como mostra Raka (Peter Macon) ou pela mítica em torno de seu nome, utilizado nos discursos de Proximus César (Kevin Durand).
Quem foi César em Planeta dos Macacos?
Gerado por uma chimpanzé, utilizada em experimentos de uma droga contra Alzheimer, César teve seu DNA modificado e nasceu com inteligência acima do normal, que evoluiu ainda mais ao longo dos anos. Desde novo ele conseguia se comunicar por sinais e passou a liderar outros macacos quando foi preso em um abrigo de animais. Exposto a uma nova versão do vírus, César passou a falar e ser capaz de liderar todo o grupo, que escapou para a floresta e lá ficou durante anos.
A chegada de novos humanos após uma década levou César a ter que enfrentar não apenas os antigos inimigos, como também desavenças dentro do próprio grupo. Sua criação por uma família humana era apontada como uma fraqueza por Koba (Toby Kebbell), que afirmava que o líder amava mais os humanos do que seu povo. Quando o general se rebela contra ele e passa a agir como um tirano, César o enfrenta e precisa abdicar de vez do seu contato com os homens.
Ele passa a liderar os macacos como um messias encarregado em levar seu povo até uma terra prometida onde eles terão, enfim, a paz. No último caminho, César ainda precisa passar por mais provações e libertar novamente os macacos, feitos escravos pelos humanos. Assim como no Êxodo e Moisés, na Bíblia, César liberta seu povo e os leva até um lugar seguro. Os ferimentos da batalha custam caro para o líder, que morre aos pés de uma árvore. Maurice (Karin Konoval), seu principal aliado, promete espalhar sua palavra e não deixar que ela seja esquecida.
O que dizia César em Planeta dos Macacos?
Longe dos laboratórios, zoológicos e circos como os outros macacos, César foi criado por uma família de humanos. Seus pensamentos começam a mudar quando ele vê um cachorro utilizando a mesma coleira que ele. “Eu sou um pet?”, questiona.
Desde o primeiro filme, o maior mandamento dele é de que para serem mais fortes, os macacos precisam ser unidos. “Macacos juntos fortes”, ele diz para Maurice ainda no abrigo de animais, mostrando que um pequeno graveto se quebra fácil, mas vários juntos, não. Essa frase ecoa por toda a trilogia, estando inclusive nas paredes do vilarejo dos macacos no segundo filme.
O outro ensinamento de César é que “Macaco não mata macaco”. Seguindo o princípio de que os macacos precisam estar juntos para se fortalecerem, tirar a vida de outro macaco não é aceito pelo líder. Isso os enfraquece e os tornaria tão perigosos quanto os humanos. Quando Koba se revolta contra César, pela primeira vez o vemos quebrar essa regra. “Koba não é macaco”, diz o líder ao soltar o traidor do alto de um prédio. “Não ser macaco” vai muito além do simples nome do animal. “Ser macaco” para César é ser parte daquele grupo, defender a comunidade acima de tudo. Koba quebra esse elo e com ela, os macacos podem se tornar cada vez mais próximos dos humanos.
Essa sombra de Koba se reflete em Planeta dos Macacos: A Guerra, quando César precisa matar novamente um traidor, o gorila Winter (Aleks Paunovic). É por causa da traição dele que o líder perde toda a sua família.
Tudo sobre planeta dos Macacos: O Reinado
Dirigido por Wes Ball (Maze Runner), Planeta dos Macacos: O Reinado conta com Owen Teague (It - A Coisa), Freya Allen (The Witcher), Eka Darville (AKA Jessica Jones) e Peter Macon (The Orville) no elenco. Teague interpretará o macaco principal do filme, Noah.
Completam o elenco William H. Macy (Boogie Nights),Travis Jeffery (Unbroken), Neil Sandilands (Sweet Tooth), Sara Wiseman (One Of Us Is Lying), Ras-Samuel Welda’abzgi (The Clearing), Dichen Lachman (Ruptura) e Lydia Peckham (Cowboy Bebop).
O filme se passa vários anos depois de Planeta dos Macacos: A Guerra, filme de Matt Reeves que encerrou a trilogia de César em 2017. Na história, gerações depois da época de César, os primatas são a espécie dominante e os humanos vivem nas sombras. Enquanto um líder macaco tirânico começa seu império, um jovem macaco parte numa jornada que coloca em jogo tudo que ele achava que sabia.
Baseado no livro homônimo de Pierre Boulle, Planeta dos Macacos primeiro chegou aos cinemas com o clássico aclamado de 1968, que recebeu mais quatro continuações. Um reboot foi lançado em 2001 por Tim Burton, mas foi um fracasso crítico e comercial. A franquia voltou com a trilogia estrelada por Andy Serkis como o líder primata César, que teve três filmes entre 2011 e 2017. O novo longa-metragem não é mais um reboot, mas conta uma nova história anos e anos depois do fim da trilogia recente.
Planeta dos Macacos: O Reinado, o novo filme dos Planeta dos Macacos, estreia nos cinemas em 9 de maio de 2024.