Planeta Pré-Histórico recria dinossauros com fidelidade científica e visual de primeira
Documentário da Apple TV+ tem a missão de ser o registro mais preciso já feito sobre a vida pré-historica até agora
Bruno Silva
27 de maio de 2022 - 3 min leitura
Notícias
Os dinossauros sempre ajudaram o cinema e a TV a alcançar novos patamares de tecnologia em busca do realismo. Mas poucas obras conseguem atingir esse patamar com precisão como Planeta Pré-Histórico, documentário original do Apple TV+ que estreou na última segunda-feira (23).
A obra uniu dois conjuntos de profissionais de forma inusitada: de um lado, a equipe da Unidade de História Natural da BBC, responsável por celebrados documentários sobre o meio ambiente como Planeta Terra; de outro, as equipes de efeitos visuais responsáveis por recriações fotorrealistas de animais nas recentes adaptações live-action de animações da Disney, como Mogli e O Rei Leão, encabeçadas por Jon Favreau, que assina como produtor executivo.
O resultado é um documentario que busca retratar a vida dos dinossauros, extintos há 65 milhões de anos, e jogar luz em fatos sobre a vida destas criaturas que são pouco conhecidas.
Um bom exemplo está logo na primeira cena da série, dividida em cinco episódios. Nela, vemos um tiranossauro, símbolo dos predadores jurássicos no cinema, ver seus filhotes se tornarem presas ao atravessar o oceano e se deparar com uma criatura mais dominante: o mosassauro, que habitava o topo da cadeia alimentar nas águas pré-históricas.
Embora a colaboração seja inédita, parecia inevitável, já que os documentários da BBC influenciaram o trabalho de Favreau com efeitos especiais e computação gráfica. "Nós assistíamos a eles e tentávamos emular o que eles conseguiam fazer", conta Favreau, em uma coletiva de imprensa a qual o Chippu participou.
Em Planeta Pré-Histórico, a tecnologia que recriou os dinossauros é combinada com filmagens em cenários reais. "Pegamos a experiência de Jon (Favreau) e o unimos com as sensibilidades da equipe da BBC e fomos a campo para dar a grandeza cinematográfica que faz parte das filmagens de documentários de natureza de primeira linha", conta o showrunner Tim Walker.
O foco no realismo e na precisão científica é completado por um acompanhamento inédito de uma equipe de especialistas que acompanhou o processo de produção de perto, do início ao fim. "É a primeira vez que uma série ou filme envolvendo vida pré-histórica tem um paleontólogo qualificado para o trabalho", diz o doutor Darren Naish, paleontólogo e comunicador científico envolvido no projeto.
Uma vantagem dessa colaboração foi o fato de que a equipe esteve atualizada semanalmente com as últimas descobertas da paleontologia. "A interpretação dos registros de fósseis mudou radicalmente nos últimos 30 anos", diz Walker.
A combinação de todos esses fatores resulta em uma série que, segundo os criadores, tem o foco em relatar os dinossauros como nunca se viu antes em uma série ou filme. "Tudo isso graças a natureza colaborativa desse processo com Darren guiando a ciência, Jon guiando a computação gráfica, e Mike (Gutton, produtor executivo) guiando o incrível mundo de filmagem", finaliza Walker.
apple-tv+
jon-favreau
planeta-pre-historico
Você pode gostar
Ruptura | 2ª temporada ganha cena de 8 minutos
Sequência mostra o início do primeiro episódio
Breno Deolindo e Matheus Ramos
24 de dezembro de 2024 - 3 min leitura
All of You | Drama romântico com Brett Goldstein vai chegar à Apple TV+ em 2025
Longa, que estreou no Festival de Toronto, é dirigido por William Bridges, de Black Mirror
Caio Sandin e Matheus Ramos
11 de dezembro de 2024 - 1 min leitura
Ted Lasso teve inspiração de O Mágico de Oz, confirma Brett Goldstein
Ator confirma antiga teoria dos fãs e traça paralelos entre série e filme de 1939
Matheus Fiore e Matheus Ramos
27 de novembro de 2024 - 1 min leitura
Slow Horses | Hugo Weaving vai voltar para quinta temporada da série
Seriado, que estreou seu quarto ano em setembro, já tem até a sexta temporada confirmada
Caio Sandin e Matheus Ramos
25 de novembro de 2024 - 1 min leitura