
Aposta de 2024, Solo Leveling subverte animes inspirados em jogos com questões morais
Adaptação japonesa de obra coreana chega à Crunchyroll neste sábado (6)

Notícias
Imagine um anime com elementos de fantasia medieval e mecânicas de videogame, no qual pessoas viajam para dimensões paralelas para realizar missões mas, ao contrário de um jogo, suas vidas estão em risco. Essa premissa não é nova, mas é subvertida de uma forma interessante em Solo Leveling, apontado como uma das estreias mais aguardadas de 2024 na animação japonesa.
Na série, portais misteriosos conectam o mundo real a calabouços similares aos de um jogo, nos quais residem monstros que podem cruzar para o nosso lado depois de um período de tempo. Na mesma moeda, seres humanos começam a despertar poderes mágicos capazes de combatê-los, e sua força é determinada por rankings. As pessoas com poderes são chamadas de caçadores.
O protagonista da história, Sung Jin-woo, é considerado o pior caçador do mundo, devido ao seu poder de luta minúsculo. Tudo muda, no entanto, depois de uma missão que dá terrivelmente errado já nos dois primeiros episódios da animação, cuja estreia está marcada para este sábado (6) na Crunchyroll, e a qual o Chippu teve acesso.
Contar uma história com elementos de jogos na qual um protagonista se descobre único dentro de um sistema não é nada novo e a tática vem sendo reciclada e reformulada há pelo menos uma década, desde a chegada de Sword Art Online ao mainstream. Os paralelos com Solo Leveling sequer param por aí, já que a obra original também vem da literatura: é uma web novel (romance digital) publicada em 2016 na Coreia do Sul.
Dois anos depois, a história foi adaptada como quadrinhos, primeiro em formato digital (webtoon), e depois físico (manhwa), e acumulou sucesso suficiente para ganhar uma adaptação em mangá no Japão — que localiza nomes de personagens e altera elementos da história — e, agora, uma versão em anime, também no mercado japonês, mas que adapta a versão em quadrinhos coreana, do autor Chugong e do ilustrador Dubu (1985-2022).
Utilizando o manhwa quase como um storyboard, os primeiros episódios de Solo Leveling já apontam uma das forças da adaptação: trazer, em formato animado, a dinâmica acelerada das lutas entre monstros e caçadores, capazes de se mover a velocidades sobre-humanas, especialmente em níveis mais altos.
Os dois episódios adaptam os dez capítulos iniciais da webtoon e também apontam um lado mais sombrio da obra em relação a outros títulos que apostam na fantasia medieval, abordando de maneira mais incisiva as ambiguidades morais e falhas de caráter da sociedade. Já na primeira missão, Jin-woo e seu grupo se deparam com um oponente impossível de derrotar, e só conseguem sobreviver graças aos instintos do protagonista. Num momento decisivo, os caçadores mais fortes sequer pensam duas vezes em abandoná-lo à própria sorte.
anime
crunchyroll
chippu-originals
solo-leveling
Você pode gostar
Crítica | Dandadan (1ª Temporada)
'Dandadan' surpreende com sua combinação de personagens cativantes, humor excêntrico e visual impressionante

Attack on Titan: O Último Ataque | Crunchyroll divulga trailer do filme
Filme será exibido nos cinemas, mas ainda sem data revelada

Dragon Ball Daima pode ter explicado poder de Piccolo; entenda
Dragon Ball Daima revela o possível segredo por trás de uma das habilidades mais legais de Piccolo

Dragon Ball Daima | Produtor sugere mensagem secreta na série; entenda
Cada episódio pode trazer um easter egg inacreditável
