Star Wars: O que é a Alta República vista em The Acolyte?

Star Wars: O que é a Alta República vista em The Acolyte?

Conheça o período dos auge do Jedi que será visto na nova série live-action de Star Wars

Guilherme Jacobs
19 de março de 2024 - 8 min leitura
Notícias

Com The Acolyte, série que estreia em junho no Disney+, teremos nosso primeiro vislumbre live-action da Alta República de Star Wars, um período muito explorado pelaLucasfilm em livros e quadrinhos derivados da saga. Mas o que exatamente é a Alta República, e o que a torna tão especial?


O que é a Alta República?

A alta República é um período de tempo situada em torno de 300 a 150 anos antes do nascimento de Anakin Skywalker (para referência, The Acolyte se passa aproximadamente 100 anos antes do Episódio I: A Ameaça Fantasma). A Lucasfilm descreve o período como a era de ouro da Ordem Jedi, com os cavaleiros usando mantos dourados e levando sua luz para ambientes ainda inexplorados da galáxia. Durante esse período, a República está em crescimento e expansão.

Os Jedi estavam em seu auge, e seus números eram muito maiores do que os Sith ou outros no Lado Sombrio da Força. Aqui, a ordem de fato cumpria seu papel como cavaleiros da luz, que protegiam a galáxia e levavam esperança para as pessoas.


Como conhecer mais da Alta República:

A Lucasfilm usa o selo de Alta República, ou The High Republic, para uma série de livros, quadrinhos e até animações do universo expandido de Star Wars. Essa história foi organizada em três fases: Luz dos Jedi, Busca dos Jedi e Teste dos Jedi.

Há jogos de realidade virtual, a animação infantil Star Wars: Aventuras dos Jovens Jedi e, agora, The Acolyte, mas o selo foi mais desenvolvido em livros e HQs. Encabeçado pelo autor Charles Soule, esse esforço está bem detalhado no site oficial da franquia.

Se você quiser uma lista em ordem cronológica do que ler para conhecer a Alta República, basta clicar aqui. Infelizmente, está apenas em inglês.

Mas se você quer um resumo dos principais eventos e grupos envolvidos, é só ler mais abaixo.


O que é diferente na Alta República?

Durante a era da Alta República, as coisas não eram como vemos nos filmes da Saga Skywalker ou nas séries do Mandoverse. Por exemplo, a Orla Exterior era conhecida como a Fronteira da República, uma área infinita de mundos desconhecidos, e planetas como Tatooine faziam parte de um verdadeiro "velho oeste" espacial, e para alcançar esses lugares, a República enviava os Jedi como emissários de luz e esperança.

Há outras mudanças: havia menos rotas de hiperespaço e a República era liderada pela Alta Chanceler Lina Soh. E a principal ameaça do período? Provavelmente o grupo de piratas anarquistas Nihil, que arquitetaram o Grande Desastre e cujas criaturas sem nome davam medo até nos Jedi.


O que foi o Grande Desastre?

Um dos eventos mais marcantes da era da Alta da República foi o Grande Desastre. Ele aconteceu quando um cargueiro chamado Legacy Run, uma nave com mais de 100 anos de uso, estava transportando nove mil colonos para a Fronteira, com a missão de expandir a presença da República naquele mundo. Enquanto viajava o hiperespaço, a Legacy Run detectou um objeto enorme à sua frente; tratava-se de uma nave Nihil. Havia apenas segundos para o impacto, e apesar dos esforços da Capitã Hedda Casset, a colisão aconteceu e teve consequências desastrosas.

star-wars-starlight-fall

Além de despedaçar a Legacy, o Grande Desastre destruiu diversas luas no sistema Trymant, e ameaçou os mundos habitados do sistema Hetzal. Um alerta de evacuação foi emitido em todo o o Hetzal, causando pânico e confusão entre os 40 bilhões de habitantes dele. Os Jedi, felizmente, conseguiram impedir uma destruição maior usando a Força para literalmente segurar os fragmentos da Legacy que iriam colidir com os corpos espaciais de Hetzal.


O que é o Farol Estelar?

Logo após o Grande Desastre, Lina Soh inaugurou o Farol Estelar, uma estação espacial gigante na Fronteira que deveria representar um recomeço, e perpetuar a missão republicana de alcançar os mundos do exterior da galáxia. Além de poder operar como uma estação militar caso fosse necessário, o Farol Estelar, muitas vezes chamado apenas de Estelar, funcionava como base de pesquisa, hospital, observatório e centro cultural, com áreas exibindo a cultura de vários mundos da República. Também havia um Arquivo Jedi liderado pelo Jedi Orbalin, com livros e materiais da Ordem, e um grupo de Jedi ficava lá.

star-wars-starlight-beacon

Eventualmente, os Nihil, que não tinham o menor interesse na presença da República na Fronteira, se infiltraram no Farol Estelar e destruíram a estação com uma bomba. O Farol saiu de órbita e seus pedaços caíram no mundo de Eiram.


Quem eram os Nihil?

Vale a pena destacarmos os Nihil, porque se há um grupo de inimigos dos Jedi que representa um problema real durante a Alta República, são eles. Esses saqueadores fundados por Marda Ro tinham acesso aos "Caminhos", rotas de hiperespaço que desafiavam a lógica por aparentemente serem impossíveis.

Eles começaram como remanescentes dos Caminhos da Mão Aberta, seita que odiava os Jedi, eram liderados pelo Olho de Nihil, título que passou de pai para filho dentro da família Ro. Além de orquestrar o Grande Desastre e a destruição do Farol Estelar, esses piratas que buscavam conquistar tudo que viam, conseguiam controlar as Shrii Ka Rai, ou "Criaturas Sem Nome." Seres poderosos que "consumiam a Força." Um dos Olhos de Nihil, Marchion Ro, as usou para batalhar contra os Jedi, que de fato temiam esses seres poderosos.


Como isso tudo se conecta a The Acolyte?

Acolyte se passa no fim da era da Alta República. Na sua história, uma antiga Padawan (Amandla Stenberg) que agora está no Lado Sombrio cruza novamente o caminho de seu ex-Mestre Jedi (Lee Jung-jae) durante a investigação de uma série de crimes chocantes, mas os dois então se deparam com forças mais sinistras do que esperavam.

the-acolyte-set

A Lucasfilm está mantendo os detalhes da série em segredo, mas não seria surpreendente ver os Nihil ou Shrii Ka Rai tendo um papel nisso tudo. Como Acolyte é no fim da Alta República, aliás, talvez a série tenha interesse em traçar a queda dos Jedi dos cavaleiros de ouro deste período para os burocratas vistos durante as Guerras Clônicas. Além disso, veremos o que deve ser o princípio do retorno dos Sith.

O que não deve acontecer é uma adaptação dos eventos dos livros para a TV. Só há uma personagem dos livros na primeira temporada, Vernestra Rwoh, uma mestre Jedi. Entretanto, a criadora da série, Leslye Headland, admitiu que gostaria de incluir mais personagens pré-existentes, só que apenas numa eventual 2ª temporada.

star-wars
guia
chippu-originals
the-acolyte
lucasfilm
disney-plus
alta-republica

Você pode gostar

titleStar Wars

Star Wars | Daisy Ridley compartilha novidade desanimadora sobre novo filme

Atriz diz que projeto ainda deve demorar para entrar em produção

Matheus Fiore e Matheus Ramos
10 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleStar Wars

Star Wars | Filme com Rey recebe novo roteirista; veja

Filme focará na Nova Ordem Jedi e no futuro da Saga Skywalker

Igor Pontes e Matheus Ramos
24 de janeiro de 2025 - 1 min leitura
titleStar Wars

Star Wars | Ryan Gosling deve estar em filme de Shawn Levy, diz THR

Caso negócio ande, filme deve começar a ser produzido em breve

Igor Pontes e Matheus Ramos
21 de janeiro de 2025 - 1 min leitura
titleStar Wars

Morre Angus MacInnes, de Star Wars: Uma Nova Esperança, aos 77 anos

Ator ainda esteve em A Testemunha, O Juiz, Capitão Phillips, De Olhos Bem Fechados, entre outros filmes

Caio Sandin e Matheus Ramos
30 de dezembro de 2024 - 1 min leitura