Steven Spielberg diz que adaptação de Napoleão de Stanley Kubrick para minissérie terá sete episódios na HBO
Considerado por muitos como o maior filme nunca feito, projeto deve ter nova vida na HBO
Notícias
Dois anos depois de comentar sobre o projeto pela última vez, Steven Spielberg voltou a falar que está produzindo uma adaptação do Napoleão de Stanley Kubrick, considerado por muitos o maior filme nunca feito, para uma minissérie. Em conferência de imprensa no Berlinale, Festival de Cinema de Berlim, o diretor disse que o projeto terá sete episódios na HBO.
"Com a operação conjunta de Christiane Kubrick e Jan Harlan, estamos montando uma produção grande para a HBO baseado no roteiro original de Stanley para Napoleão. Estamos trabalhando em Napoleão como uma série limitada com sete partes," ele disse. Não está claro se a HBO já deu a luz verde para o projeto.
Anunciado por Spielberg há quase uma década, o projeto tem a intenção de trazer à vida o grande filme não lançado de Kubrick, diretor de clássicos como 2001: Uma Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado. Há alguns anos, Cary Fukunaga, diretor da primeira temporada de True Detective, entrou na produção. O desenvolvimento, desde então, não tinha mais notícias.
Inicialmente concebido como o primeiro filme de Kubrick após 2001, Napoleão foi extensamente pesquisado pelo diretor. Um roteiro foi escrito, figurinos foram preparados e locais de gravação estabelecidos. O exército romeno havia concordado em ajudar o cineasta a realizar as cenas de grandes batalhas, com alguns relatos estimando que 40 mil soldados iriam participar das recriações.
Detalhes de Napoleão ficaram mais claros com a publicação de um livro pela Taschen que coletou informações, textos e fotos do projeto descobertos nos arquivos pessoais de Kubrick. A partir disso, um roteiro foi concebido.
Napoleão foi, então, cancelado quando outro filme sobre Napoleão Bonaparte, Waterloo, fracassou na bilheteria em 1970. Com orçamento estimado de pelo menos US$ 25 milhões, sua arrecadação terminou na casa dos US$ 1.4 milhões nos EUA.
O interesse por Napoleão parece estar de volta na moda em Hollywood. Este ano, Ridley Scott lançará um épico sobre o general francês com Joaquin Phoenix no papel principal e Vanessa Kirby como Josefina, sua esposa. Produzido pela Apple, o longa-metragem deve ser lançado nos festivais deste ano e competir por premiações depois.