The Batman: Por que o Charada de Paul Dano é o vilão perfeito para Robert Pattinson

The Batman: Por que o Charada de Paul Dano é o vilão perfeito para Robert Pattinson

Atuação desequilibrada e assustadora, combinada com uma abordagem de serial killer, resultam em inimigo implacável para o herói

Guilherme Jacobs
1 de março de 2022 - 4 min leitura
Notícias

Paul Dano não é a primeira pessoa que vem em sua mente quando você pensa em "super vilão." Suas bochechas arredondas, olhos mansos e boca pequena transmitem uma espécie de inocência, de vulnerabilidade, nos filmes. Felizmente, grandes diretores como Paul Thomas Anderson e Denis Villeneuve enxergaram nele um lado sombrio, o colocando em papéis com peso psicológico em Sangue Negro e Os Suspeitos, respectivamente. Com The Batman, Matt Reeves se junta à lista de cineastas a acertar em cheio na escalação do ator. Seu Charada é o inimigo perfeito para o Batman de Robert Pattinson.


Este texto NÃO contém spoilers de The Batman


O Charada de Dano não é um maníaco excêntrico que adora enigmas, mas sim um assassino em série psicopata inspirado em outras figuras cinematográficas como Hannibal Lecter, John Doe de Seven e, especialmente, o criminoso titular de Zodíaco. Quando ele se apresenta para Gotham em vídeos, prometendo revelar a podridão da cidade ao matar, um a um, seus alvos, sua voz é mais grave e seu olhar é vidrado. Dano atua tão bem no papel, que sua loucura e determinação são comunicadas de maneira eficaz apesar do visual assustador cobrindo seu rosto. Eventualmente, porém, o prazer maquiavélico de seu plano e ações se torna grande demais, e nessas horas o ator aumenta o volume, literalmente, com gritos e risadas que parecem vir do inferno.


Essa abordagem diferente para o Charada é perfeita para a temática do filme. Aqui, o Batman existe há dois anos. Não há origem, morte dos Waynes ou coisa assim. Mas esta é uma história sobre o herói amadurecer, sobre entender que descontar sua raiva nos criminosos e terceirizar o luto para violência não é a melhor maneira para Bruce lidar com seus traumas, e muito menos a ajudar a cidade a crescer. Nesse sentido, o Charada é seu oposto, mas também seu igual. Não iremos revelar suas razões aqui por motivos de spoiler, mas o vilão também tem um passado marcado por injustiças e frustrações com Gotham. Diferente de Bruce, porém, ele decide mostrar isso matando. No processo, ele revelará podres da cidade, e o Batman precisará decidir se vale mesmo a pena lutar por este lugar.


Ao mesmo tempo, o fato do Charada encontrar força e poder no intelecto, e não no físico, significa que ele não pode ser derrotá-lo apenas com socos e chutes. Aqui, o lado investigativo do Batman é a chave. Prender o Charada pode não ser o fim da história se o Melhor Detetive do Mundo não conseguir resolver todos os seus esquemas e desvendar todos os seus mistérios. O Batman de Pattinson está constantemente com raiva. Essa frustração não ajudará em nada contra a genialidade maligna do Charada.


Dano se deleita nessas cenas. Os trailers sabiamente esconderam as grandes cenas de sua atuação, incluindo todas nas quais ele está sem a máscara. Nesses momentos em particular, o ator é marcante. Ele parece perigoso, mesmo com sua cara infantil. É uma ideia que vai contra o que normalmente vemos em termos de vilões de super-heróis, mas é a ideia perfeita para este filme em específico.

paul-dano
the-batman
batman
dc-comics
robert-pattinson

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Mickey 17 | Cena mostra Robert Pattinson sendo queimado

Filme estreia em 6 de março

Alexandre Almeida e Matheus Ramos
12 de fevereiro de 2025 - 2 min leitura
titleGames

Estúdio de Batman: Arkham prepara novo jogo do herói, diz site

Ainda não há detalhes da produção

Felipe Vinha e Matheus Ramos
7 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleDC Studios

Batman | Diretor de The Brave and The Bold explica atraso do filme do DCU

Andy Muschietti vai dirigir o filme de Batman do estúdio de James Gunn

Guilherme Jacobs e Leo Bahia
9 de janeiro de 2025 - 2 min leitura
titleDC Studios

Batman | Robert Pattinson não será o herói no DCU, diz Andy Muschietti

Diretor diz que ainda vai demorar para que sua versão do Homem-Morcego chegue aos cinemas

Igor Pontes e Matheus Ramos
8 de janeiro de 2025 - 3 min leitura