The Boys: Quem é Espoleta, a heroína conservadora e rainha das Fake News?

The Boys: Quem é Espoleta, a heroína conservadora e rainha das Fake News?

Personagem é central no plano de Mana Sábia e Capitão Pátria para derrotar Robert Singer

Alexandre Almeida
20 de junho de 2024 - 8 min leitura
Notícias

A quarta temporada de The Boys ganhou dois reforços interessantes para Os Sete: Mana Sábia (ou Sister Sage, em inglês) e Espoleta (Firecracker, em inglês). Enquanto a primeira é a mente estratégica que vinha faltando ao grupo, a segunda é a gasolina que a Vought precisava para incendiar ainda mais os apoiadores dos super-heróis contra Luz-Estrela e o presidente Robert Singer.

O quarto episódio coloca Espoleta (Valorie Curry) no meio de uma grande jogada midiática para derrubar Luz-Estrela e enfraquecer sua aliança com Singer. O plano envolve um comício com fake news, quebra de informações sigilosas de Luz-Estrela e o uso da religião para manipular a massa conservadora.

Quem é Espoleta?

The-Boys-Season-4-Firecracker

Espoleta é uma personagem que pode ser considerada uma paródia de Jubileu dos X-Men, principalmente por seus poderes, que assemelham-se ao da mutante, com fogos de artifício saindo de suas mãos. Assim como a maioria dos heróis, ela recebeu o Composto V pouco depois do nascimento e, de acordo com a própria, vem de uma família muito pobre, que não tinha nem quintal para praticar suas rotinas de concursos de beleza.

Espoleta já admitiu “vender propósitos” à comunidade apenas para manipular o maior número de pessoas possível e seu egocentrismo pode ser visto nas paredes de seu quarto na torre da Vought, cheio de pinturas e fotos que a retratam em poses e feitos heróicos.

Com seu sotaque sulista, ela ainda se mostra xenófoba e raciscta tanto com Kimiko, chamando-a de chinesa, quanto com Mana Sábia e chamando Francês de rendido, em referência ao fato de a França ter se rendido para a Alemanha durante a Segunda Guerra. Essa visão é compartilhada por diversos conservadores que afirmam que a “América” salvou a Europa e o mundo a época.

O superpoder da Fake News de Espoleta

firecracker-the-boys

A super-heroína foi descoberta na internet, onde tem um podcast o The Truthbomb (ou A Bomba da Verdade). Já em uma de suas primeiras aparições ela está falando sobre Roland Keating, o homem que Capitão Pátria matou no final da terceira temporada, o acusando de ter fotos da sobrinha nua na banheira. Ela o chama de “pedófilo antifa” sem nenhuma prova e ainda acrescenta que ele morreu sob a lei do Olho por Olho, que está na Bíblia.

Quando a vemos pela primeira vez fora do podcast, ela está em uma conferência para admiradores de heróis e extremistas conservadores, chamada “Truthcon” ou “Verdadecon”. Lá vemos materiais como “Descanse em Paz EUA”, com cruzes pegando foto - símbolo da Ku Klux Klan -, folhetos incentivando o “Poder Branco” e exaltando Tempesta. Além disso, imagens comparando o presidente Robert Singer com o demônio, Luz-Estrela como assassina e associada com pentagramas e simbologias pagãs, Soldier Boy refém da CIA e, claro, “Vidas Supes Importam” também são penduradas nas paredes. “Só tem filho-da-mãe nazista pirado aqui”, diz Leitinho.

É neste cenário que vemos Espoleta se apresentar e destilar todo o seu ódio contra Luz-Estrela. Ela associa a ex-integrante d’Os Sete com Hollywood, pedofilia, tráfico de crianças e trabalhar com Oprah e Tom Hanks na criação de serviços satânicos. “Se pedir um cachorro-quente, te dão um menino. Se pedir um taco, te dão uma menina. Um combo vale uma criança forçada a fazer cirurgia trans”, ela diz durante uma conferência. E claro, sem ter como provar e dizendo que aquele que vazou a informação, morreu de forma trágica.

Qual a rixa entre Espoleta e Luz-Estrela?

firecracker-starlight

Visualmente, Espoleta é o outro lado da moeda de Luz-Estrela. Ao contrário do branco e dourado clássico e celestial da heroína, Espoleta veste, a princípio, o camuflado e, quando entra para Os Sete, mistura a vestimenta militar com as cores da bandeira americana. Ao contrário do último uniforme mais “recatado” de Luz-Estrela, Espoleta não esconde o decote e o short mais curto. Enquanto Annie sempre foi mais pacifista e sua nova versão fora da Vought é ainda mais, Espoleta anda com uma pistola pendurada na cintura e balas de fuzil penduradas no corpo.

Depois que um homem aparece armado no QG de Luz-Estrela, ela decide tirar satisfações com Espoleta. Annie invade o quarto da heroína para enfrentá-la e acaba descobrindo que as duas já se conheceram no passado, nos concursos de beleza que ela sempre brilhou. Espoleta deixa claro que foi Luz-Estrela quem espalhou um boato terrível sobre ela e que isso acabou com sua carreira. A história que Annie contou dizia que Espoleta, na época chamada de Centelha, só teria chegado na fase final do concurso porque teve relações sexuais com os juízes. O boato se espalhou e Espoleta, na época com 13 anos, não pôde participar de mais nenhum concurso. A nova membro d’Os Sete promete então expor para o mundo todo quem é a verdadeira Luz-Estrela.

The-Boys-Season-4-Episode-3-Firecracker-1024x512

É interessante ver que a quarta temporada de The Boys continua colocando ambos os lados com defeitos e motivos para ser quem são. As péssimas atitudes de Luz-Estrela no passado fizeram Espoleta ser moldada e criada. É uma metáfora do cenário político e ascensões e quedas de novos nomes, que vão surgindo moldados por erros e falhas do passado.

Espoleta reflete as amarguras deste passado, anabolizadas pelos princípios conservadores que carrega. Seu maior poder é a visibilidade que ela ganha com a força da Vought na mídia. Sua jornada n’Os Sete ainda é impulsionado pelo plano de Mana Sábia em destruir a reputação de Annie com o Presidente Singer. Os eventos do quarto episódio, com o show de Espoleta para acabar com a carreira de Luz-Estrela, podem ser comparados aos comícios políticos que vemos nos EUA, no Brasil e no mundo todo atualmente. Espoleta mistura notícias falsas, com religião e vazamento sigilosos, como o aborto de Luz-Estrela.

Espoleta é baseada em alguém?

theboys-firecracker-marjorie

A heroína é, assim como vários seguidores d’Os Sete, uma grande fã do Capitão Pátria e vê nele um espelho para uma sociedade fundamentalmente conservadora e que abraça os princípios da “América”. Eric Kripke, criador da série, comparou Espoleta com Marjorie Taylor Greene, política ultraconservadora e teórica da conspiração, seguidora do ex-presidente Donald Trump.

“Você tem esses descendentes de Trump que estão tentando superar uns aos outros pelo quão ultrajantes, sexualizados, armados e servilmente obedientes eles podem ser. E a ideia do Capitão Pátria não terminaria e morreria com ele”, disse Kripke. “Ele começaria a criar esses esporos que se transformariam em outros personagens, e ela é uma versão disso."


The Boys está disponível no Prime Video


chippu-originals
the-boys
valorie-curry
capitao-patria
homelander
prime-video
espoleta

Você pode gostar

titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titlePrime Video

Homem-Aranha Noir: Veja as primeiras imagens de Nicolas Cage com o uniforme do herói

Série está sendo produzida pelo Prime Video

Alexandre Almeida
25 de outubro de 2024 - 2 min leitura
titleFilmes e Cinema

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos

Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Alexandre Almeida e Guilherme Jacobs
24 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titlePrime Video

God of War: Produtor de Outlander e For All Mankind vai comandar série do Prime Video

Ronald D. Moore será showrunner, produtor e roteirista

Alexandre Almeida
22 de outubro de 2024 - 2 min leitura