The Flash: 5 Coisas Para Saber (e Assistir) Antes de ir ao Cinema
Prepare-se para o filme mais bombástico da DC Comics com esse guia
Notícias
O lançamento mais aguardado da DC Comics nos cinemas em 2023 está finalmente aqui. The Flash entra em cartaz nas telonas do país em 15 de junho, e traz com si a expectativa de algo elogiado por figuras como James Gunn e até (talvez) Tom Cruise. O filme de Andy Muschietti com Ezra Miller é mais uma viagem por diversos universos, cheios de super-heróis novos e antigos, e promete ajudar a preparar o terreno para o futuro Universo DC de Gunn e da nova DC Studios.
Por isso, se você quer ir ao cinema preparadíssimo, esse guia (sem spoilers, prometemos) vai te dar todo o contexto necessário para que você não fique confuso, não importa quantas viagens no tempo ou entre diferentes universos surjam na sua frente.
1) The Flash é uma história de viagem no tempo (e pode gerar um reboot)
Assim como o quadrinho que o inspirou (O Paradoxo Flashpoint*), The Flash usa uma viagem no tempo para dar o pontapé inicial na ação. Tudo começa com o desejo de Barry Allen (Miller) de salvar sua mãe da morte, e evitar que seu pai seja preso sob suspeita de ter cometido o crime. Nas HQs, o Flash consegue, e ao voltar para o presente reencontra sua mãe, mas descobre um universo totalmente diferente: não há Superman, Bruce Wayne morreu no lugar de seus pais, e há uma guerra entre Atlântida e Temíscera.
*Se não tiver como ler o quadrinho, você pode assistir à adaptação para filme. A animação Liga da Justiça: Ponto de Ignoção está disponível em streaming. A história é show!
O filme vai puxar essa ideia. Barry certamente voltará no tempo, e depois descobrirá um presente diferente. Você descobrirá esse novo universo ao lado do protagonista, então não se surpreenda se as coisas ficarem estranhas. Falando nisso...
Muschietti e sua equipe provavelmente estão guardando surpresas, mas por hora temos certeza de que o filme se passa em dois universos. Assim como outros lançamentos de heróis recentes (Multiverso da Loucura, Aranhaverso, etc), vamos para mais de uma realidade; a primeira é o DCEU, mundo criado por Zack Snyder onde todos os filmes da DC (tirando Coringa e Batman) se passam desde 2013. A segunda dimensão também traz de volta o Batman de Michael Keaton e tem uma certa kryptoniana presa numa prisão de alta segurança. Há também um Barry Allen lá, mas ele não tem poderes.
Pois é, tem muitos heróis aqui. Novamente, provavelmente há aparições especiais guardadas (uma delas Muschietti já revelou; spoiler!), mas de certeza, o filme tem dois Barry Allens (o Flash do DCEU e o Barry Allen sem poderes), dois Batman (Ben Affleck no DCEU, Keaton no outro mundo) e uma Supergirl, Kara Zor-El, prima de Kal-El (Clark Kent) que, neste outro mundo, foi a kryptoniana enviada para a Terra. Ela é interpretada por Sacha Calle.
Para te ajudar a ficar familiarizado com todos esses heróis, o melhor lugar para começar é com o Batman de 1989. Esse filme, dirigido por Tim Burton e com Jack Nicholson como Coringa, apresenta a variante de Bruce Wayne vivida por Keaton que retorna em The Flash. Se quiser reconhecer as referências e entender mais sobre essa versão do herói, assista ao filme (e se estiver inspirado, veja a continuação Batman: O Retorno, é ainda melhor!)
Para ver onde Batman (1989) está disponível em streaming, clique aqui.
5) Para assistir antes: O Homem de Aço (2013)
O próximo passo é O Homem de Aço, o primeiro filme do DCEU. Ele apresentou o Superman de Henry Cavill, que até onde sabemos não aparece aqui. Por que visitá-lo? Bom, sabe quando Flash volta para o presente e está tudo diferente? Nesse presente, os acontecimentos de O Homem de Aço estão se desenrolando novamente: General Zod (Michael Shannon) está invadindo a Terra e tentando mudar sua atmosfera para criar um novo império kryptoniano. Como não há Superman, Flash e Batman precisam resgatar Kara para salvar o planeta. Flash, então, é uma espécie de remake de O Homem de Aço.
Para ver onde O Homem de Aço está disponível em streaming, clique aqui.