The Mandalorian: Entenda a história de Mandalore e do Darksaber que será explorada na nova temporada
Planeta natal da fé mandaloriana será central na terceira temporada da série de Star Wars
Notícias
A terceira temporada de The Mandalorian, a mais popular série de Star Wars no Disney+, está mergulhando de cabeça na história, cultura e folclore de um aspectos mais ricos de toda a mitologia da galáxia muito, muito distante. Nos novos episódios, a produção criada por Jon Favreau e Dave Filoni vai levar o mandaloriano Din Djarin (Pedro Pascal), novamente acompanhado de Grogu, de volta para Mandalore, o planeta onde sua fé se originou, e onde ele precisará se provar digno de empunhar o Darksaber.
No texto abaixo, teremos spoilers de tudo que aconteceu até aqui em Star Wars: The Clone Wars, Star Wars Rebels e The Mandalorian. Quer descobrir tudo assistindo? Clique no título de cada uma para ir às séries no Disney+.
Mandalore é um planeta dos anéis exteriores da galáxia e foi durante séculos a casa dos mandalorianos, um povo cuja fé é baseada em guerrear. Durante anos e anos, eles foram grandes inimigos dos Jedi. Primando por capacidade de batalhas, os mandalorianos desenvolveram tecnologias e armas para combater os rivais com sabre de luz (o jetpack para combater o puxar da Força, o lança-chamas como algo que não pode ser refletido pelo sabre) e, através do raro e valioso metal Beskar, construíram armaduras infalíveis para se tornarem cada vez mais poderosos. Assim, os mandalorianos foram temidos por quase todos, e no auge, tinham influência militar e política em mais de dois mil outros sistemas.
A oposição entre mandalorianos e Jedi permaneceu quase sem exceções. Então, surgiu Tarre Viszla (foto abaixo).
Tarre foi o primeiro (e até o momento único) mandaloriano a conseguir usar a Força e, consequentemente, se tornar parte da Ordem Jedi, quando forjou o Darksaber, um sabre de luz negra cujo uso é desafiador e que passou a determinar quem é o Mand'alor, o regente de todo o planeta*. Viszla comandou todo o povo até sua morte, e sua icônica arma ainda é considerada um sinal do líder da religião.
*Mand'alor é a escrita antiga. O regente também pode ser chamado de Mandalore, mas para diferenciar líder/planeta nesse texto, vamos com a versão original pro cargo: Mand'alor; e a nova pro planeta: Mandalore.
Mandalore passou, então, por séculos de guerras. Entre os ataques de adversários e combates internos, a superfície do planeta foi devastada, e sua bela fauna e flora reduzida, praticamente, a desertos secos e sem vida. A consequência disso foi o surgimento de um grupo pacifista chamado Novos Mandalorianos, que assim como os que criam numa versão mais tradicional (e violenta) da fé, viveram em cidades isoladas e fechadas para permitir a continuidade de sua existência em meio às paisagens desoladas do mundo.
Na animação Star Wars: The Clone Wars, Mandalore recebeu muito destaque. Nas mãos do comando criativo de Filoni, a série retratou a história do planeta durante as Guerras Clônicas em diversos arcos. Vamos detalhar cada um deles, mas antes falemos de um momento que antecede essas histórias.
Precedendo os aconecimentos do Episódio I, o mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu padawan Obi-Wan Kenobi passaram um ano em Mandalore tentando proteger, durante uma nova Guerra Civil, a líder dos Novos Mandalorianos, a duquesa Satine Kryze, e no processo Obi-Wan se apaixonou por ela. O amor foi recíproco. O conflito chegou ao fim depois de matar a maior parte da população, destruir a capital Keldabe e a natureza remanescente e exilar os mandalorianos tradicionais para a lua Concordia, onde eles assumiram o nome Death Watch (foto abaixo). Eventualmente, Bo-Katan Kryze, irmã de Satine, se juntou a eles.
A TRAMA DE MANDALORE
O primeiro arco focado em Mandalore acontece na segunda temporada de The Clone Wars, entre os Episódios 12 e 14 da segunda temporada. Neste, somos apresentados à Death Watch enquanto o grupo tenta assassinar Satine, que reunida com seu amado Obi-Wan vai até Concordia descobrir o quanto o grupo cresceu nas mãos de seu novo líder, Pre Viszsla. Do mesmo clã de Tarre, ele agora tem posse do Darksaber. Unidos aos Separatistas do Conde Dookan, eles tentam retomar o controle do planeta das mãos dos Novos Mandalorianos e seus caminhos de paz forçando uma presença militar da República no mundo, o que com certeza deixaria o povo frustrado. Obi-Wan e Satine descobrem e acabam com esses planos.
Em três episódios independentes, The Clone Wars retorna a Mandalore. Em "Corrupção," episódio 5 da terceira temporada, Padmé Amidala vai ao encontro de Satine, que mantém o planeta neutro na guerra entre República e Separatistas. Já "A Academia," o capítulo seguinte, foca na academia para crianças na era de paz de Satine. Depois, "Um Amigo em Apuros," 14º episódio da temporada 4, explora mais as crenças da Death Watch e retrata o encontro de Bo-Katan com Ahsoka Tano. Ahsoka se tornará uma figura central na história do planeta.
A CONSPIRAÇÃO SOMBRIA
O segundo grande arco de Mandalore em The Clone Wars, A Conspiração Sombria, é contado entre os episódios 14 e 16 da quinta temporada da série animada. Neste, o ressurreto Darth Maul e seu irmão Savage Opress, se unem à Death Watch. Nesse ponto, Maul é o líder dos sindicatos criminosos da galáxia, e usa seus lacaios para atacar o planeta, liderado por pacifistas. A Death Watch aparece para interromper esses ataques e ganhar a fama de heróis. O plano de Maul e Pre Vizsla dá certo, e este se torna o Mand'alor. Quando tenta descartar Maul, porém, Pre Vizsla é morto e o antigo Sith, na posse do Darksaber, assume o trono.
Bo-Katan e um grupo da Death Watch rejeita a liderança de Maul e ajuda a libertar Satine, presa por Pre Vizsla durante seu golpe. Maul, porém, atrai Obi-Wan e mata sua amada Satine para se vingar do Jedi, que causou sua morte em A Ameaça Fantasma. Preocupado com o poder que Maul pode exibir como Mand'alor, o Imperador Darth Sidius vai até seu antigo padawan e o derrota em combate, matando Opress na luta. Maul, porém, seguiu lá.
O último arco de Mandalore vem na grande conclusão de The Clone Wars, com os episódios 9 a 12 da sétima temporada mostrando o cerco executado por, entre outros, Ahsoka e Bo-Katan para enfim vencer Maul. A história se passa durante os últimos dias das guerras clônicas, e apesar de concluir com Bo-Katan no comando do planeta, Maul sobrevive em grande parte por conta da execução da Ordem 66, quando os clones passam a ser hostis em direção aos Jedi, o que quase tira a vida de Ahsoka.
Assim, o Império começa a ocupar Mandalore.
Mandalore volta a fazer parte da história de Star Wars com a animação Star Wars Rebels, essencialmente a continuação de The Clone Wars também criada por Filoni. Aqui, uma nova personagem se torna importante na saga: Sabine Wren (foto abaixo). Parte da célula rebelde que protagoniza a série, Sabine é uma mandaloriana que fez parte da Academia Imperial instituída no planeta, onde se destacou por criar uma arma chamada "Duquesa". Ela detecta o Beskar das armaduras e mata o usuário debaixo do metal. Revoltada com o uso da arma, Sabine a destruiu e se rebelou contra o Império.
Sabine é desenvolvida ao longo das primeiras duas temporadas de Rebels, mas ganha mais espaço no arco O Legado de Mandalore dos episódios 15 e 16 da terceira temporada. Ela retorna ao planeta junto dos rebeldes para tentar salvar seus pais, punidos por conta de sua rebelião, e liberar o planeta do Império. Assim, Sabine descobre e assume o controle do Darksaber.
Os dois primeiros episódios da quarta temporada continuam essa história. No arco Os Heróis de Mandalore, Sabine, os rebeldes e o grupo liderado por Bo-Katan enfim liberta Mandalore do Império, e Bo-Katan, agora empunhando o Darksaber (foto abaixo), se torna a líder dos mandalorianos. Até que...
Entre os eventos de Rebels e da primeira temporada de The Mandalorian, o Império executou o Grande Purgo Mandaloriano, e no evento conhecido como A Noite de Mil Lágrimas (foto abaixo), cometeu o genocídio do povo mandaloriano para garantir que eles não sejam uma ameaça no futuro. Moff Gideon participou desse ataque e conseguiu o Darksaber no processo. Assim, Mandalore foi abandonado.
Com as primeiras temporadas de The Mandalorian, descobrimos que os sobreviventes do purgo se espalharam pela galáxia para se esconder e sobreviver. Há grupos descendente da Death Watch e dos mandalorianos tradicionais, como o de Din Djarin, que não tiram o capacete e vivem pelo credo antigo (foto abaixo). Bo-Katan, porém, segue viva e lidera uma equipe que não se prende tanto às regras.
Quando a segunda temporada da série terminou, Din Djarin havia tomado o Darksaber de Moff Gideon, o que lhe dá a chance de governar Mandalore... caso ainda houvesse um trono. Bo-Katan ficou frustrada com isso, já que pretendia voltar a liderar os mandalorianos. Porém, por ter removido seu capacete ao se despedir do Baby Yoda, Grogu, Din foi expulso do braço zeloso da fé, chamado Filhos do Olho (Sons of the Watch) e deve retornar ao planeta natal desta para se redimir.
Como será essa redenção? Como fica a relação de Din e Bo-Katan? Como será o retorno de Sabine? Descobriremos isso tudo na terceira temporada de The Mandalorian.