The Mandalorian mostra galáxia em mudança na divertida estreia da terceira temporada - Crítica Com Spoilers

The Mandalorian mostra galáxia em mudança na divertida estreia da terceira temporada - Crítica Com Spoilers

Com "O Apóstata," série de Star Wars apresenta novos inimigos e reintroduz antigos aliados para iniciar nova aventura

Guilherme Jacobs
1 de março de 2023 - 9 min leitura
Notícias

O texto abaixo contém spoilers de "O Apóstata," primeiro episódio da terceira temporada de The Mandalorian. Gritem comigo: MANDO!

É bom estar de volta. The Mandalorian foi a primeira série com recaps semanais no Chippu, e após uma longa espera, podemos voltar a falar sobre as aventuras de Din Djarin (Pedro Pascal) e.... Grogu (Baby Yoda). Sim, se você não assistiu a O Livro de Boba Fett, temos notícias. A despedida emocional da conclusão da segunda temporada foi desfeita na série derivada em um episódio focado inteiramente no Mandaloriano, com direito aos retornos de Ahsoka e Luke Skywalker, e a eventual decisão de Grogu de seguir seu antigo pai adotivo e deixar os Jedi de lado. Se você ficou confuso, abra o Disney+ novamente e vá assistir ao sexto capítulo de Boba Fett. Não é necessário ver o resto.

"O Apóstata," primeiro episódio da terceira temporada da série de Star Wars, faz um breve esforço em te atualizar na situação quando Mando reencontra seu amigo Greef Karga (Carl Weathers), agora Alto Magistrado de uma Navarro irreconhecível. Os vislumbres de criminosos e da ocupação imperial agora existem apenas em estátuas celebrando os heróis, como IG-11 (Taika Waititi) que se sacrificaram para criar este ambiente de ruas limpas, escolas e crescimento econômico onde até a barba de Karga tem conserto. A visita ao planeta onde tudo começou ajuda o criador e roteirista Jon Favreau e o diretor Rick Famuyiwa a comunicar um de seus aparentes interesses neste novo ano: uma galáxia em estado de mudança.

mando-3d

Para Navarro, mudança é algo bom. The Mandalorian começou cinco anos depois da destruição da segunda Estrela da Morte, e agora os remanescentes imperiais não estão mais ocupando mundos da Orla Exterior como este. Livre do controle fascista e ainda independente dos burocratas da Nova República, Karga deixa seu passado criminoso para trás para ajudar seus cidadãos a florescer (e aproveitar as riquezas). Weathers, claramente se divertindo, interpreta o personagem como um homem apaixonado por seu novo status, e se o texto de Favreau mantiver a qualidade de tempos anteriores, essa vaidade certamente terá um preço alto. Não dá pra andar por aí com dois dróides segurando sua capa e não ser punido por isso. Talvez caiba aos piratas com quem ele trabalhava, liderados pelo Dave Jones-iano Rei Pirata Gorian Shard (Nonso Anozie, de Sweet Toth) exercer essa punição.

Os piratas representam, como os mandalorianos pós-Purgo, um grupo sem lugar nessa galáxia transformada. Por isso, eles são perigosos. Com Cara Dune recrutada pela Nova República (e Gina Carano demitida), Navarro precisa de um protetor. A proposta de Karga para que Mando e Grogu se instalem num pedaço de terra valioso enquanto Din trabalha como xerife é tentadora, e oferecia uma interessante nova dinâmica inspirada em faroeste para uma série construída nos ossos do gênero de Clint Eastwood e John Wayne. Primeiro, porém, é preciso voltar a Mandalore. Se Navarro está em ascensão, é difícil imaginar um planeta cuja situação está mais oposta.

A visita de Mando a Navarro tem o propósito de recuperar as peças que sobraram após a autodestruição de IG-11 lá trás na primeira temporada, e com ajuda da turma de Babu Frik, reconstruir o único droíde em quem nosso herói confia. Se, aliás, eu pudesse apostar, diria que IG-11 será o tão desejado xerife de Karga. As coisas não são tão fáceis, e Mando precisa partir em busca de uma peça nova para consertar o robô, um aliado útil para explorar a superfície supostamente envenenada do planeta natal de sua fé.

A cena de abertura de "O Apóstata," antes da fantástica luta espacial contra os piratas de Shard — um combate onde a diferença de habilidade entre um criminosos comum e um mandaloriano fica claríssima — ou dos passeios por Navarro — uma oportunidade para Mandalorian trazer a criatividade de Star Wars de volta ao holofote — é com Mando salvando os Filhos do Olho, braço mais legalista da fé mandaloriana, de um monstro marinho gigante. Além de empolgante, o momento coloca Din e A Armeira (Emily Swallow) juntos novamente, e nos mostra o quão zelosos alguns caminhantes do caminho de Mandalore são.

mando-3c

Este reencontro é contrastado com outro. Na conclusão do capítulo, Din vai até Bo-Katan (Katee Sackhoff), e a antiga seguidora do Olho agora parece uma déspota perdida, deitada num trono sem significado em um castelo abandonado. Seus companheiros lhe abandonaram depois que ela falhou em recuperar o Darksaber, e ela não tem interesse em voltar para Mandalore agora. Mando vai até ela com o propósito de forjar uma aliança, mas sua visita parece ter um motivo maior. Há muito mito sobre Mandalore. É hora de descobrir a verdade.

Você pode conhecer a riquíssima história de Mandalore, sua fé e seus grupos clicando aqui, mas por hora basta dizer que o passado do planeta é um de divisão e guerra. Com exceção do tempo em que foi governado pelo único Jedi mandaloriano de Star Wars, o mundo foi marcado por conflitos internos e invasores alienígenas, até que o Império cometeu um genocídio para não se preocupar mais com o potencial de batalha dos usuários de beskar, e os deixou espalhados pelas estrelas. Tal destino, para uma população cujos princípios eram baseados na luta e cujos olhos desprezavam a paz, hoje parece inevitável. Agora, longe de lá, alguns se jogam ainda mais dentro de suas crenças (A Armeira), e outros nem sabem mais dizer se a suposta maldição do veneno é verdade (Bo-Katan).

mando-3b

Neste clima de dúvida, Favreau e sua turma precisam colocar Din contra a parede para que ele questione aquilo no que acredita. Vale a pena seguir os caminhos tradicionais de não remover o capacete e viver pelo combate? Ou é melhor aproveitar uma oferta como a de Carga e enfim descansar sua armadura? Com uma temporada dedicada a Mandalore, a série terá a chance de explorar isso não só com seu protagonista, como também com os outros mandalorianos apresentados até aqui. E quem sabe até mais...

Digo isso porque na cena de viagem pelo hiperespaço, enquanto Mando dorme, Grogu observa a silhueta de um Purrgil, baleias semi-sentientes que vivem no espaço profundo e são capazes de viajar nessa alta velocidade. As criaturas foram instrumentais para o clímax de Star Wars Rebels, e sabemos que Sabine Wren aparecerá na série de Ahsoka. Quem sabe, a antiga dona do Darksaber não ressurja antes do esperado.

Essa é uma das várias perguntas plantadas num episódio inicial cuja natureza é exatamente esta. Um começo. Os temas e tramas da temporada ficam claros o suficientes para termos uma ideia de qual é será nosso destino narrativo, mas "O Apóstata" é episódico até dentro do capítulo, partindo de cenário em cenário para atualizar protagonista e audiência dos acontecimentos recentes pela galáxia. É difícil não sentir o carro querendo trocar de marcha, mas Favreau segura o tranco por hora. Ainda há tempo para acelerar.

guilherme-jacobs
the-mandalorian
pedro-pascal
carl-weathers
katee-sackhoff
star-wars
disney-plus
lucasfilm
critica
recap
nonso-anozie
emily-swallow

Você pode gostar

titleStar Wars

Andor | Diego Luna, vilã e Skasgard aparecem em novas fotos da segunda temporada

Novo ano chega em 22 de abril de 2025 no Disney+

Caio Sandin e Matheus Ramos
22 de novembro de 2024 - 3 min leitura
titleMarvel

Quarteto Fantástico | Pedro Pascal e Joseph Quinn visitam crianças; veja vídeo

Filme estreia em julho do próximo ano

Caio Sandin e Matheus Ramos
21 de novembro de 2024 - 1 min leitura
titleStar Wars

Andor | Tony Gilroy diz que veremos a história de Yavin na segunda temporada

Novo ano vai terminar de contar a história de Cassian até chegar em Rogue One

Alexandre Almeida e Matheus Ramos
14 de novembro de 2024 - 3 min leitura
titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura