Top 10 Filmes de Terror de 2023
Os melhores filmes assustadores do ano
Notícias
Como já dissemos, 2023 não foi exatamente um ótimo ano para o terror, especialmente quando levamos em conta o baú de tesouros que foi 2022. Isso, porém, não quer dizer que não há coisas boas para se elogiar. Esse, afinal, foi o ano de Fale Comigo, da volta de A Morte do Demônio e, aos 45 do segundo tempo, do ótimo When Evil Lurks. Há suficiente para montar um Top 10 filmes de terror do ano.
Mas não vemos mentir, se você discordar do ranking abaixo, especialmente dos filmes nas posições mais baixas, não vamos debater. Diferente de 2022, completar essa lista significa incluir títulos não tão bem-sucedidos, coisas não muito assustadoras e cuja qualidade sem dúvida será debatida. Se ano passado era possível montar um Top 10 de ótimos lançamentos, agora precisamos abaixar a média.
Acontece. Olhando pro momento atual do terror, sua posição na bilheteria e a quantidade de gente, do mundo todo, abordando o gênero, é difícil argumentar contra a afirmação de que este é o campo mais rico do cinema no momento. Um período baixo ainda traz seus bons sustos. O que, porém, fica claro quando comparamos essa lista com nosso Top 5 Piores Filmes de Terror do ano, é que o sucesso vem cada vez menos das grandes marcas e estúdios.
Sim, há filmes de estúdios americanos aqui. Mas há também produções australianas (#3) e argentinas (#1!), muitos filmes independentes, e até algumas produções de casas maiores parecem voar debaixo do radar os executivos engravatados. O terror vive.
PS: Após muito debate interno, decidimos que Batem à Porta é um suspense e, por isso, o filme de Shyamalan ficou de fora.
10. Pânico VI
A nova era de Pânico traz, ainda, a divertida e empolgante abordagem metalinguística da franquia eternizada por Wes Craven, mas não há dúvidas de que a direção da dupla Radio Silence deixa todo o procedimento menos interessante, e mais embasado nos clichês de trauma e superação da atualidade. Ainda assim, os dois sabem construir uma boa sequência de slasher, e não seguram a mão na hora de incluir mortes brutais. Eles não são os caras ideais para Pânico, mas eles têm seus méritos.
Pânico VI está disponível no Paramount+ e Telecine.
9. M3GAN
Talvez o menos assustador filme de terror dessa lista, e possivelmente o mais engraçado. M3GAN reflete o interesse do terror de estúdio em criar personagens populares, e não horripilantes. A robô no centro desse competente mas pouco inspirado sci-fi virou um meme, uma sensação cômica, e uma espécie de mascote. O filme de Gerard Johnstone diverte e cativa, mas ele é intencionalmente feito para não assustar. Que mundo estranho.
M3GAN está disponível no Telecine.
8. birth/rebirth
Pouco assistido mas bem elogiado, birth/rebirth é uma das melhores readaptações, reimaginações ou recontextualizações de Frankenstein dos últimos tempos, e não faltam opções. Dirigido por Laura Moss, ele encontra força das implicações psicológicas e até biológicas da ideia de reanimar os mortos, e apesar de não conseguir explorar essas propostas até o limite, o filme constrói boas imagens e deixa cicatrizes.
birth/rebirth ainda não está disponível em streaming no Brasil
7. Piscina Infinita
Essa bizarra jornada dirigida por Brandon Cronenberg (sim, filho de David) não chega ao ápice de seu trabalho anterior, Possessor, mas é a grande culminação do "terror de viagem" popularizado pelos filmes em Airbnbs e hotéis dos últimos anos. Entre as sequências genuinamente perturbadoras, há uma denúncia do apetite dos ricos pelo exótico, extrapolando isso para além dos limites mais perversos e descobrindo possibilidades impensáveis.
Piscina Infinita está disponível para compra e aluguel no Prime Video, YouTube, Apple TV e Google Play.
6. Ninguém Vai Te Salvar
Quase sem nenhum diálogo e em breves 93 minutos, Brian Duffield faz um competente filme de invasão alienígena que tem menos interesse em reinventar esse subgênero e mais em usá-lo para construir uma sequência mais intensa que a anterior. Kaityln Dever domina a tela e nos leva de momento a momento enquanto o mundo se fecha ao seu redor, só para enfim se abrir de maneira inesperada no fim.
Ninguém Vai Te Salvar está disponível no Star+
5. Boogeyman: Seu Medo é Real
Sim, Boogeyman está inundado nos temas mais cansados do terror norte-americano atualmente. Uma família enlutada e uma ameaça que representa o trauma que eles não querem enfrentar. A questão é que Rob Savage sabe assustar, e armado com um ótimo design de criatura, ele faz o que é possivelmente o filme mais tradicionalmente assustador do ano. Se você quer sentir os cabelos de sua nuca levantarem, esse é o filme.
Boogeyman: Seu Medo é Real está disponível no Star+.
4. Isolamento Mortal
O melhor Pânico desse ano não é Pânico VI, e sim esse outro slasher escrito por Kevin Williamson. Aliado à direção precisa de John Hyams, cujo olhar amplo constrói um cenário geográfico claro para mortes acontecerem, ele tira o comentário irônico do cinema e leva para o isolamento do COVID-19, sem medo de ofender ou incomodar. Esse é o melhor slasher de 2023.
Isolamento Mortal está disponível noTelecine.
3. Fale Comigo
Quando assistimos a Fale Comigo em janeiro em Sundance, estava claro que esse filme estava destinado a ser o fenômeno de terror do ano (bom, não contávamos com Fight Nights at Freddy's). Talvez os números de bilheteria cheguem tão alto, mas os irmãos Danny e Michael Phillipou criaram uma série de imagens e cenários que se infiltraram na consciência cultural e estão ali para ficar, atualizando a brincadeira amaldiçoada para o Século 21 e sem medo de machucar.
Fale Comigo está disponível para aluguel no YouTube, Google Play e Apple TV.
2. A Morte do Demônio: A Ascensão
É claro que o retorno de A Morte do Demônio não é tão engraçado quanto o que Sam Raimi e Bruce Campbell fizeram no passado, mas Lee Cronin entende muito bem como lidar com alguns pilares dessa franquia, em particular o gore e a diversão perversa. Dos deadites às mortes, seu filme é brutal da maneira mais empolgante possível, e traz um ar novo para a série ao sair das florestes e usar o contexto urbano.
A Morte do Demônio: A Ascensão está disponível no HBO Max.
1. When Evil Lurks
Puro bad vibes. Esse filme argentino de Demián Rugna reinventa o terror de possessão com novas regras, ideias e formas de assustar. O resultado é um mundo fascinante e perturbador onde o espírito maligno se espalha de forma viral e no processo infecta qualquer vislumbre de esperança. When Evil Lurks é o mais denso e atmosférico terror de 2023, e por isso é nosso #1.
When Evil Lurks ainda não está disponível em streaming no Brasil
Post publicado originalmente em 31 de outubro