5 Filmes de Terror Mais Assustadoramente Ruins de 2023
Foi um ano difícil.
Notícias
Se 2022 foi um ano rico para o cinema de terror, indo desde blockbusters sofisticados como Não! Não Olhe! até surpresas como Noites Brutais e trabalhos autorais como Crimes do Futuro, 2023 é o contrário. Seja nas produções menores ou (especialmente) nos títulos mais badalados, o gênero não teve o melhor ano. Sim, estou falando de você, Exorcista.
Há coisas boas (volte aqui semana que vem para o Top 10 de melhores filmes de terror do ano!), mas fale com qualquer fã de sustos e arrepios, e ele descreverá 2023 como uma decepção, já olhando para 2024 e suas grandes promessas. Teremos o remake de Nosferatu feito por Robert Eggers, um novo Alien e a conclusão da trilogia X de Ti West e Mia Goth. Até lá, precisamos aguardar.
Por isso, já que o Halloween se aproxima, vamos listar os 5 filmes de terror mais assustadoramente ruins de 2023. O quinto é o mais competente, e o primeiro é o pior de todos. Que horror!
5. Drácula: A Última Viagem do Deméter
O novo Drácula está longe de ser um desastre. Sua presença aqui reflete mais uma tentativa bacana (a de adaptar o menor e mais misterioso capítulo do livro de Bram Stoker) que foi frustrada em grande parte pelo formato. Um blockbuster que já no título e marketing entrega a reviravolta, e cujos poucos méritos são anulados pela execução morna das cenas de terror.
4. A Freira 2
A franquia Invocação do Mal e seus derivados está passando por uma crise de identidade após o afastamento do diretor James Wan. Por mais que Michael Chaves consiga criar um ou outro momento visualmente interessante (as revistas!), seu filme cai numa marvelização fraca que revela mais os interesses monetários do estúdio do que sucessos criativos.
3. Bird Box Barcelona
O primeiro Bird Box foi um fenômeno na Netflix, mas há uma razão pela qual esse derivado veio e foi sem fazer muito barulho. Incapaz de imaginar qualquer tipo de drama fora dos clichês de trauma que hoje povoam o gênero, ele funciona da forma mais previsível e cansativa possível, culminando, claro com ideias vazias de criar mais derivados.
2. O Exorcista: O Devoto
Um desastre que revela a total falta de compreensão do que fez O Exorcista funcionar para começo de conversa. Saindo do incomodo poderoso que o clássico de William Friedkin buscava e partindo na direção de uma narrativa confortável, o reboot da Blumhouse não só não assusta, como parece envergonhado de herdar o nome que tem.
1. Ursinho Pooh: Sangue e Mel
A ideia "Ursinho Pooh" psicopata e serial killer vai te manter engajado com esse filme por um total de 5 minutos. É criativo, claro, e merece pontos por isso, mas Sangue e Mel é tão mal executado, tão fraco como slasher e como terror, que toda boa vontade vai embora. Saber que ele existe é legal, mas assisti-lo? Nope.