Transformers terá crossover com G.I. Joe no cinema? Entenda
Paramount Studios planeja unir duas de suas franquias no cinema
Notícias
É o sonho de muitas crianças dos anos 1980. Transformers e G.I. Joe são franquias que se popularizaram na época através de desenhos animados e especialmente linhas de brinquedos (no Brasil, G.I Joe chegou como Comandos em Ação). Sobretudo nos Estados Unidos, ambas criações da Hasbro já tiveram blockbusters live-actions lançados pela Paramount nos cinemas, e agora podem finalmente se unir num grande crossover.
A especulação sobre essa união existe há anos, e produtores dos filmes já reconheceram o desejo dos fãs. A Paramount, porém, resistia à ideia. Agora, com o estúdio potencializando todas as suas franquias (Tartarugas Ninja, Sonic, Missão: Impossível, Dungeons & Dragons — todos têm filmes e séries para sair nos próximos anos), essa ideia, que já aconteceu algumas vezes nos quadrinhos, deve finalmente vir ao cinema.
Para explicar como deve acontecer o crossover de Transformers e G.I. Joe no cinema, precisamos falar um pequeno spoiler de Transformers: O Despertar das Feras, que está em cartaz agora. Não iremos revelar nada significativo da trama, apenas detalhar um easter egg.
Se não quiser saber ainda, basta dizermos que o filme deixa a entender que G.I. Joe e Transformers existem no mesmo universo e poderão se encontrar.
O texto continua depois da imagem abaixo, que mostra o encontro destes dois mundos nos quadrinhos.
Vamos lá: depois que a batalha contra os Terrocons do novo Transformers termina e Noah Diaz (Anthony Ramos) volta para os Estados Unidos, um representante do governo americano interpretado por Michael Kelly começa a interrogá-lo. O personagem, chamado Agente Burke, agradece Diaz por seu heroísmo, garante que os EUA pagarão pelo tratamento médico de seu irmão mais novo, e tenta recrutá-lo para sua agência misteriosa.
Diaz nega ter conhecimento dos Autobots e se finge de doido, mas como péssimo mentiroso que é, não consegue esconder totalmente o jogo. Para convencê-lo a se alistar, Burke lhe entrega um cartão de visitas e puxa uma alavanca revelando uma sala secreta no escritório onde cientistas analisam uma nave alienígena, preparam armas e fazem coisas do tipo. Diaz finalmente olha o cartão de visitas e lá está: o logo do G.I. Joe.
O que é G.I. Joe? Como isso vai se juntar a Transformers?
A equipe G.I. Joe, ou simplesmente os Joes, são uma força militar especial dos EUA que luta contra a organização terrorista Cobra. Seus personagens, que incluem o Tenente Falcon, Duke, Roadblock, Snake Eyes, General Ataque e outros, são basicamente heróis do exército.
Entre as varias adaptações da franquia estão dois filmes: G.I. Joe: A Origem de Cobra, de 2009, e G.I. Joe: Retaliação, de 2013, além do derivado G.I. Joe Origens: Snake Eyes, de 2021. Nenhum deles foi um sucesso super significativo de bilheteria, e muito menos de recepção de crítica ou fãs, mas a Paramount continua tentando fazer a marca dar certo nas telonas.
Agora, a nova estratégia do estúdio é elevar G.I. Joe atrelando a franquia a Transformers. Como isso vai acontecer? Não é difícil imaginar. Transformers sempre teve uma presença forte de militares em seus filmes live-action. Ainda não sabemos exatamente se teremos outro filme de G.I. Joe, ou se a equipe fará parte do próximo Transformers, ou ainda se teremos um blockbuster chamado Transformers e G.I. Joe.
Também não sabemos se essa versão de G.I. Joe terá alguma conexão com algum dos filmes anteriores, mas chutamos que não. O Despertar das Feras se passa nos anos 1990, então a Paramount tem uma desculpa fácil para um reboot. E sejamos honestos, não é como se alguém estivesse muito apegado às versões dos personagens vistas no cinema até aqui.
Como um anúncio oficial por parte da Paramount ainda não aconteceu (e dependendo da bilheteria do novo Transformers, pode nunca acontecer), há muitas perguntas. De qualquer forma, a dinâmica está muito clara. No lugar de fuzileiros ou outros soldados normais, teremos os comandos em ação ao lado de Optimus Prime.