Transformers: O Início: O filme se conecta com os Live-Action? | Final explicado

Transformers: O Início: O filme se conecta com os Live-Action? | Final explicado

O Chippu tira suas possíveis dúvidas sobre o novo filme dos robôs

Pedro Sobreiro
26 de setembro de 2024 - 10 min leitura
Notícias

Atenção: o texto a seguir contém spoilers pesados sobre a trama de Transformers: O Início. Leia por sua conta e risco.

Transformers: O Início chega hoje aos cinemas do Brasil com a curiosidade de ser o primeiro filme animado dos Transformers a ir para as telonas desde os ano 80.

Cercado de expectativas, o longa conta a história como Orion Pax e B-16, dois amigos mineradores, se tornariam eventualmente Optimus Prime e Megatron.

Neste texto, o Chippu vai responder as principais dúvidas sobre o filme. Confira!

Quem é o vilão de Transformers: O Início?

dsNH9G1.md.jpg

Depois de anos vendo o Megatron como ameaça, chega a ser estranho ver outro transformer assumir esse papel de principal ameaça. Apesar de ser introduzido como o último grande herói de Cybertron, Sentinel Prime é o grande vilão dessa história.

Ele é tratado como a última esperança de uma vida boa e justa para os robôs. Ele afirma fazer viagens à superfície do planeta para procurar a Matriz da Liderança, que teoricamente seria capaz de resolver a crise de Energon e permitiria que as minerações acabassem. Porém, é revelado ao longo da história que ele é o grande responsável por essa crise, já que traiu a ordem dos Prime e entregou os guerreiros aos parasitas alienígenas conhecidos como Quintessons.

Ele fecha um acordo de entregar o Energon para os para os parasitas em troca de acabar com a guerra. Só que cria, neste acordo, um sistema de exploração de seu próprio povo. Para alimentar essa estrutura social, Sentinel ordena a remoção do núcleo de transformação dos bebês robóticos, destinando eles a serem operários, praticamente selando sua escravidão eterna.

Transformers: O Início se conecta com os filmes em Live-Action?

dshB5dX.md.jpg

Quando foi anunciado, Transformers: O Início deveria ser uma prequel para Bumblebee (2018). Entretanto, o projeto passou por algumas mudanças ao longo dos anos e acabou mudando para uma história sobre a transformação da amizade de Optimus Prime e Megatron em uma das maiores rivalidades da Cultura Pop.

Nesse tempo, houve entrevistas que afirmaram categoricamente que o filme não tinha qualquer ligação com os Live-Action dos anos 2000 e muito menos com a franquia atual, iniciada em Bumblebee, que fará crossover com G.I. Joe. Ao mesmo tempo, houve outras entrevistas dando a entender que o filme é, sim, uma prequel para os filmes do Michael Bay. Em meio a essa indefinição, parece que a direção fez o longa sem pensar em fazê-lo servir como um prólogo para os filmes com humanos, mas ao mesmo tempo parece haver uma pressão interna para que seja, algo como uma decisão comercial.

No entanto, ao assistir o filme, é possível ver casos que dificilmente permitem tratar Transformers: O Início como uma prequel, principalmente porque Sentinel Prime, o vilão do filme, já foi vilão de Transformers: O Lado Oculto da Lua (2011). Nesse ponto, o filme se passa no futuro e traz Sentinel como um herói adormecido que eventualmente trai Optimus. Mais do que isso, ele também é morto ao final do filme. Como isso seria possível se o mesmo Sentinel é assassinado por Megatron em 'O Início'? E caso ele tenha sido revivido, não seria o caso do Optimus do filme de 2011 se lembrar do robô que escravizou seu povo, em vez de tratá-lo como um herói?

O Megatron é vilão?

dsNxEXe.md.jpg

Introduzido como B-16, Megatron é o melhor amigo de Orion Pax, que viria a se tornar Optimus Prime. Eles se conhecem nos vestiários das minas e prometem proteger um ao outro. Só que essa amizade leva B-16 a uma série de confusões que não combinam com seu jeito de pensar e agir. Ele acreditava em ascender socialmente por meio do mérito, sendo o melhor e mais eficiente mineiro da cadeia produtiva. Porém, ele é carregado para dentro das aventuras de Pax e acaba sofrendo as consequências.

Isso tudo vai desgastando a relação deles, com diversas brigas ocorrendo ao longo do filme. No entanto, essa cisão começa a acontecer justamente quando B-16 ganha seu núcleo de transformação e descobre o plano de traição elaborado por Sentinel, o mesmo plano que fez dele um escravo por toda a vida. Agora com acesso aos poderes de transformação e às armas poderosas dos Transformers, ele fica irado e vai atrás de Sentinel Prime para matá-lo. No caminho, ele reúne os antigos soldados reais de Cybertron, que ficaram isolados e liderados por um decadente Starscream. Ele vence o antigo líder na pancadaria e recruta esses robôs para seu exército, dando início aos Decepticons.

Ao voltar à cidade, B-16 confronta Sentinel Prime para matá-lo e se vingar da escravidão. Só que Pax não acredita neste acerto de contas e tenta impedir que o amigo se entregue ao lado da vilania. O problema é que não está nem aí e parta para a luta, assassinando Sentinel Prime a 'óleo frio'. Nesse combate, Orion Pax fica ferido e quase cai no núcleo do planeta, mas B-16 segura a mão do amigo. Dessa vez, porém, ele reflete sobre as ações de Pax e diz que não irá mais salvá-lo, traindo sua amizade e lançando o agora rival para a morte certa.

Ele retira o núcleo de Sentinel Prime, que pertencia a seu herói Megatronus, e o prende a seu peito. Com a vingança concluída e com um núcleo poderosíssimo, ele assume a personalidade de Megatron e se diz pronto para liderar o planeta rumo a uma sociedade de ordem, com pulso firme e violência.

Como Orion Pax vira Optimus Prime?

dsNOgb2.md.jpg

Grande protagonista do filme, Orion Pax é bem diferente do Optimus que o público se acostumou a ver. Mais impulsivo e irresponsável, ele quer se destacar para mostrar aos outros mineradores de Cybertron que eles são capazes de tudo, contanto que se organizem e desafiem o sistema em que se encontram.

Após encontrar uma mensagem que remete à localização dos antigos Primes e da Matriz da Liderança, ele enfia seus amigos, muito contra a vontade deles, em uma aventura para viajarem até a superfície do planeta, onde deveriam encontrar o artefato e enfim conseguirem a tão sonhada ascensão. O filme acontece e Orion vai vendo seu amigo B-16 mudar drasticamente conforme ganha novos poderes e habilidades. Ele tenta resolver a situação por meio da conversa, mas não consegue. Na batalha final, ele novamente tenta impedir que B-16 mate Sentinel Prime, só que é em vão. Após ser traído, Orion é jogado, ferido, pelo ex-amigo rumo à morte certa no núcleo do planeta. No entanto, o que acontece é que o Conselho dos Prime julga Pax como um guerreiro digno e justo, atribuindo a ele a honraria de se tornar um Prime. Assim, ele é ressuscitado, melhorado e recebe a Matriz da Liderança para manter a sociedade unida, justa e correta por meio de suas decisões.

Ele retorna para a cidade como Optimus Prime e derrota Megatron com seus aliados. Diante da vitória, ele usa a Matriz para reestabelecer o Energon no planeta, dando a todos os Transformers um núcleo e a capacidade de e transformarem. Os aliados de Megatron fogem com seu líder, eventualmente formando os Decepticons.

Tem cena pós-créditos?

dsv4hqG.md.jpg

Sim, o filme tem duas cena pós-créditos. A primeira é uma clássica cena de piada. Nela, o Bumblebee retorna para seu setor de coleta de lixo, onde vai mostrar suas novas armas para seus antigos amigos, que ele mesmo construiu.

O problema é que ele se atrapalha todo e acaba destruindo todinhos.

Já a segunda mostra o Megatron reunindo a guarda e seus seguidores, dando início à classe dos Decepticons.

Transformers: O Início estreia em 26 de setembro de 2024.

transformers-o-inicio
transformers
paramount
hasbro
optimus-prime
bumblebee
megatron

Você pode gostar

titleFilmes e Cinema

Sonic 3: Sarah Paulson nega rumores de que estará no filme

Atriz, porém, disse que adoraria fazer parte desse universo

Pedro Sobreiro
27 de setembro de 2024 - 3 min leitura
titleSéries e TV

Todo Mundo Ainda Odeia o Chris: Série responde se Chris passou ou não no supletivo

Primeiro episódio está disponível no canal do Comedy Central dos EUA

Pedro Sobreiro
27 de setembro de 2024 - 2 min leitura
titleSéries e TV

Tulsa King: Segunda temporada bate recorde de audiência

Segunda temporada está sendo exibida no Paramount+

Pedro Sobreiro
26 de setembro de 2024 - 1 min leitura
titleSéries e TV

Yellowstone: Kevin Costner dá dica de como continuar a série sem ele

Série chega ao fim em novembro

Pedro Sobreiro
26 de setembro de 2024 - 4 min leitura