Últimas Férias: Elenco revela responsabilidade com cenas mais ‘pesadas’ da trama

Últimas Férias: Elenco revela responsabilidade com cenas mais ‘pesadas’ da trama

Em entrevista ao Chippu, os atores contaram como foi abordar temas como abuso sexual e saúde mental

Bruna Nobrega
10 de novembro de 2023 - 4 min leitura
Notícias

Apesar de seu enredo principal girar em torno de uma morte e a investigação de quem foi o responsável por ela, Últimas Férias também se aprofunda em temas importantes que precisam ser discutidos entre os jovens atualmente, como saúde mental, sexualidade, drogas e abuso sexual. Em entrevista ao Chippu, o elenco comentou a importância e a responsabilidade de tratar sobre esses assuntos.

Para Lara Tremoroux, intérprete da Malu, o roteiro foi especialmente cuidadoso no tratamento da orientação sexual dos personagens. “Por muito tempo, a teledramaturgia construiu seus personagens LGBTQIAP+ como se o único grande conflito deles fosse esse. [Em Últimas Férias], a sexualidade não é o grande conflito de nenhum deles. Então acho que é bom passar desse estágio”, comemorou.

Últimas Férias Explicado: Quem matou [SPOILER]? Vai ter segunda temporada?

A série do Star+ também tenta trazer um olhar fora do estereótipo para o abuso sexual. Na trama, o personagem de Filipe Bragança, Luiz, é acusado de estupro. “É uma responsabilidade grande para todos nós ter que lidar com todos esses temas, mas sobretudo sobre o abuso, eu acho que é muito importante a forma como é colocado. Porque, de fato, é um estupro, mas não é o estereótipo do estupro que todos nós imaginamos”, ressaltou o ator.

“Ele não é o abusador chapado, bêbado. É o cara simpático, carismático, muito mais perto de nós do que a gente gosta de acreditar”, completou Lara.

Para a gravação, uma preparadora íntima estava sempre presente no set e o entrosamento do próprio elenco também ajudou todos a se sentirem ainda mais à vontade. “A gente tá tratando de temas pesados, mas, justamente porque estávamos muito à vontade sempre, eu acho que foi muito tranquilo”, contou Filipe.



Uma das narrativas mais intensas da série é a vivida por Ana (Luana Nastas) que, sem spoilers, passa por momentos delicados de saúde mental em meio a cenas de muita sensualidade e diversos relacionamentos. Com um currículo ainda recente, a atriz revelou que o papel foi essencial para entender seus próprios limites.

“Foi um desafio enorme para mim. Eu li o roteiro no começo e falava: 'Eu não sei como eu vou fazer isso'. Eu ter conseguido chegar nesse lugar de fazer e conseguir me sentir bem fazendo foi uma construção, um processo inteiro”, detalhou Nastas ao Chippu. Ela ainda falou sobre a importância de ter um diálogo no set. “Eu podia falar o que não me deixava confortável. Eu fui entendendo junto da personagem até onde dava para ir e até onde não dava”, relembrou ela.

Últimas Férias: Diretor revela que, inicialmente, série teria três linhas do tempo distintas

Um dos méritos da construção do set é do diretor, Daniel Lieff. Ao trazer temas mais densos para Últimas Férias, a intenção dele foi, principalmente, trazer uma conexão com o público. “Uma das coisas mais importantes da minha profissão é fazer as pessoas se identificarem com aqueles personagens. Eu acho que a revelação dos verdadeiros 'eus' de cada um dos jovens é muito interessante e dosada ao longo da série e acho que causa a identificação das pessoas”, explicou o cineasta.

João Oliveira, que vive o Marcos, ressaltou a importância da equipe de roteiro e a ideia de que esses assuntos vão além do público jovem. “São questões atemporais que tratam sobre o ser humano. Acho que é um acerto da série utilizar os jovens para ser essa ponte em um assunto que não é necessariamente só para jovens. São assuntos importantes e presentes cada vez mais no nosso cotidiano em geral”, declarou o ator.

ultimas-ferias
star-plus
chippu-originals
filipe-braganca
ronald-sotto
lara-tremoroux
michel-joelsas
joao-oliveira
luana-nastas
daniel-lieff
julianna-gerais
entrevista

Você pode gostar

titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titleFilmes e Cinema

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos

Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Alexandre Almeida e Guilherme Jacobs
24 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titleDisney

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney

Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil

Matheus Rodrigues
21 de outubro de 2024 - 4 min leitura
titleHBO

Pinguim abraça lado cartunesco - no melhor sentido - em episódio que marca de vez a guerra entre Oz e Sofia - Crítica e Resumo

Série se afasta do drama de máfia para se jogar de vez nos quadrinhos

Alexandre Almeida
20 de outubro de 2024 - 8 min leitura