Uma Família Feliz Explicado: Diretor e roteirista revelam significado de cena final do filme

Uma Família Feliz Explicado: Diretor e roteirista revelam significado de cena final do filme

José Eduardo Belmonte e Raphael Montes explicam o final de Uma Família Feliz

Bruna Nobrega
9 de abril de 2024 - 4 min leitura
Notícias

[Atenção: este post contém spoilers de Uma Família Feliz]

Em Uma Família Feliz, o roteirista Raphael Montes quis trazer todos os elementos de um verdadeiro suspense, incluindo uma grande reviravolta para chocar os telespectadores. No filme, Eva (Grazi Massafera) é julgada por seus vizinhos e colegas por estar supostamente machucando o filho recém-nascido e as enteadas gêmeas.

A protagonista jura que não é responsável e, logo, começa a suspeitar do próprio marido (Reynaldo Gianecchini). No final, no entanto, descobrimos que o culpado não era um, nem outro. Uma das próprias gêmeas, Angela, eram quem machucava a si mesma, a irmã, Sara, e o irmão, Lucas, para culpar a madrasta.

ENTREVISTA: Raphael Montes revela inspiração em O Sexto Sentido para suspense Uma Família Feliz

É Eva quem descobre isso após instalar câmeras em sua casa. No entanto, quando vai confrontar Angela, a menina se prende em um quarto e mata a própria irmã para incriminá-la. Sem ver saída, Eva decide, então, entrar em um acidente de trânsito com a menina para que as duas morram e, assim, ela consiga, pelo menos, salvar o marido e o filho recém nascido.

A ideia de Montes era acabar o filme justamente com a cena do acidente – que é a cena inicial do longa também. “Para mim, a graça dessa história é você ver a mesma cena, mas, agora, sabendo o sentido. Então, o que parecia um crime, você entende como sacrifício. Era a mesma imagem, mas a experiência do filme mudava o sentido dela”, explicou o roteirista.

uma-familia-perfeita-reynaldo-gianecchini-e-grazi-massafera-8432

No entanto, o diretor José Eduardo Belmonte acreditava que o filme precisava ter um apêndice que elaborasse toda a experiência da repetição. Foi daí que surgiu a verdadeira cena final em que descobrimos que Angela, na verdade, não morreu no acidente. Ela está apenas se recuperando de uma perna quebrada, enquanto o pai a trata como vítima da situação, dando a entender que Eva realmente morreu como culpada.

Foi pelo simbolismo da cena que Raphael Montes, então, aceitou o momento no final do longa. “A ideia dessa cena era resumir que o mal é difícil de matar. É difícil acabar com o mal que está enraizado nessa sociedade idealizada”, explicou.

Para completar o momento, eles decidiram colocar uma bandeira do Brasil pendurada na varanda da casa ao fundo. “Foi uma coisa curiosa. A gente estava filmando em Curitiba em 2022. Então tinha muita bandeira do Brasil na época da campanha. Aí eu falei pro Belmonte que tinha tido uma ideia de usar uma dessas bandeiras pra cena final. E ele contou que teve exatamente a mesma ideia, sem a gente ter conversado sobre isso”, contou Montes sobre a coincidência.

“Eu pensei: 'Gente, essa família teria uma bandeira do Brasil, e revelar só no final faz toda a diferença'”, completou o roteirista. Para o diretor, o objeto ajuda a reforçar a metáfora do filme. “Sai da escala íntima e vai para uma escala estrutural. Achei bom porque é luta eterna, né? Os processos conservadores tendem a se reinventar para poder permanecer”, explicou Belmonte.

Uma Família Feliz está em cartaz nos cinemas brasileiros.

uma-familia-feliz
grazi-massafera
reynaldo-gianecchini
jose-eduardo-belmonte
raphael-montes
chippu-originals

Você pode gostar

titleCríticas

O Brutalista: Épico de Brady Corbet flutua entre majestoso e frustrante

Leia nossa crítica do longa de Brady Corbet com Adrien Brody

Guilherme Jacobs
28 de outubro de 2024 - 10 min leitura
titleFilmes e Cinema

Venom: A Última Rodada | Final explicado e cenas pós-créditos

Novo filme do simbionte já está nos cinemas

Alexandre Almeida e Guilherme Jacobs
24 de outubro de 2024 - 1 min leitura
titleDisney

D23 Brasil: Ingressos, datas e tudo sobre o evento oficial da Disney

Veja todas as informações disponíveis sobre a D23 Brasil

Matheus Rodrigues
21 de outubro de 2024 - 4 min leitura
titleHBO

Pinguim abraça lado cartunesco - no melhor sentido - em episódio que marca de vez a guerra entre Oz e Sofia - Crítica e Resumo

Série se afasta do drama de máfia para se jogar de vez nos quadrinhos

Alexandre Almeida
20 de outubro de 2024 - 8 min leitura