Victoria Alonso foi demitida do Marvel Studios pela Disney, saiba as razões

Victoria Alonso foi demitida do Marvel Studios pela Disney, saiba as razões

Saída de Alonso foi, de fato, por conta da situação dos efeitos visuais da Marvel

Guilherme Jacobs
23 de março de 2023 - 3 min leitura
Notícias

De acordo com a Variety, a chocante saída de Victoria Alonso, produtora e presidente de pós-produção e efeitos visuais do Marvel Studios, não foi voluntária. A veterana foi demitida por decisão de executivos como Alan Bergman, chefe da Disney Entertainment, divisão onde o estúdio liderado por Kevin Feige dentro da gigante de mídia.

De acordo com a publicação, as razões exatas da demissão não são conhecidas, ainda. Contudo, uma série de fatores levou Bergman e companhia à decisão, incluindo departamentos de recursos humanos e advocacia da Disney. Alonso como presidente da área de efeitos visuais, é a responsável por uma área que vem sendo amplamente criticada desde 2021, com fãs e críticos notando uma queda na qualidade das imagens de computação nos filmes e séries, e profissionais do campo falando tanto no Reddit quanto em diversas  matérias sobre a situação precária de trabalho.

"A série onde eu estava teve problemas porque era uma personagem conhecida cujos poderes foram repensados para o MCU," disse um artista de efeitos visuais. "A Marvel não pensa nas coisas com antecedência."

Outra fonte da área, porém, negou a ideia flutuada há alguns dias de que Alonso era a única responsável pelo problema sistémico de como a Marvel trata esses artistas. "A ideia de uma executiva muito sênior aterrorizando artistas ordinários, como dizem relatos, me parece um pouco exagerada," disse a fonte. A ideia foi corroborada por três atores da Marvel, todos falando em anonimato.

De qualquer forma, os produtos da divisão chefiada por Alonso têm sido o alvo de críticas constantes e isso começou a se traduzir em bilheteria. O grande começo da Fase 5 do MCU, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, chegou apenas a US$ 463 milhões na bilheteria. O número significa que o filme talvez fique no prejuízo.

Então, Alonso foi demitida. Feige, segundo a Variety, se sentiu numa situação impossível e terminou não intervindo. A produtora não fazia ideia de que a demissão estava vindo, disseram fontes.

Alonso entrou na Marvel em 2006 como chefe de efeitos visuais e pós-produção, e foi produtora em todos os filmes da primeira fase do MCU, desde o primeiro Homem de Ferro. Em 2012, ela foi promovida para produtora executiva em Os Vingadores, posição que ela ocupou em produções subsequentes do estúdio, incluindo na série do Disney+.

Sua saída vem num momento de instabilidade na Marvel, que desde de 2020 vem sofrendo críticas pela qualidade e quantidade de preocupações, com aprovações de críticos e fãs diminuindo e, agora, números inferiores de bilheteria. Uma das principais reclamações é em relação aos efeitos visuais do estúdio, área comandada por Alonso.

Em meio a isso, o ex-CEO da Disney, Bob Iger, retornou ao comando da empresa, prometendo cortes nos gastos e reestruturando seus braços para focar em bilheteria e franquias de sucesso. Na Marvel, isso se transformará em menos lançamentos por ano. Em 2023, por exemplo, Invasão Secreta e Loki devem ser as únicas séries do estúdio.

victoria-alonso
marvel
marvel-studios
alan-bergman
disney
bob-iger
kevin-feige

Você pode gostar

titleDisney

Branca de Neve | Live-action tem novo pôster com protagonistas

Rainha Má e Branca de Neve se reúnem na nova arte do longa

Felipe Vinha e Matheus Ramos
12 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura
titleMarvel

Capitão América 4 ganha vídeo focado no Hulk Vermelho

Filme estreia nesta quinta-feira, 13

Alexandre Almeida e Matheus Ramos
12 de fevereiro de 2025 - 2 min leitura
titleMarvel

Pantera Negra 3 | Produtor dá previsão de quando filme será lançado

Dois primeiros filmes arrecadaram mais de US$ 1,8 bilhão

Alexandre Almeida e Matheus Ramos
12 de fevereiro de 2025 - 2 min leitura
titleMarvel

Vingadores: Doomsday | Atores já estão em Londres para as gravações

Filme estreia em 2026

Alexandre Almeida e Matheus Ramos
12 de fevereiro de 2025 - 1 min leitura