X-Men 97: Conheça os dubladores brasileiros da série animada
Continuação da animação clássica dos anos 1990 chega ao Disney+ nesta quarta (20)
Notícias
Depois de quase 30 anos, os mutantes de X-Men: A Série Animada estão de volta em X-Men 97, continuação direta do desenho que foi ao ar pela primeira vez em 1992 e ainda permanece no coração de muitos fãs dos mutantes.
A série vai marcar o retorno de diversos personagens clássicos da Marvel, mas a nova animação deve promover grandes mudanças no seu elenco de dubladores brasileiros. Ao contrário dos Estados Unidos, onde a maior parte do elenco de vozes originais está de volta para X-Men ‘97, a versão nacional conta com diversas mudanças, seja pelo falecimento de atores e atrizes que deram voz aos mutantes nos anos 1990, seja por outros motivos.
Abaixo, você conhecerá os responsáveis por dar voz aos X-Men na nova série, em um elenco que reúne caras novas e nomes conhecidos do universo dos mutantes, que, por sua vez, também substituem lendas da dublagem brasileira.
Luiz Feier Motta (Wolverine)
O dublador gaúcho é um dos novos nomes na continuação da série clássica de X-Men, mas esta não é sua primeira vez no mundo mutante da Marvel. A voz oficial de Sylvester Stallone no Brasil dublou o Wolverine em X-Men: Evolution (2000-2003), uma das raras produções do universo mutante que não contou com a participação do saudoso Isaac Bardavid, falecido em 2022 e dublador original de Logan tanto na série de 1992 quanto nos filmes estrelados por Hugh Jackman.
Fernando Lopes (Ciclope)
Voz do Peter Parker mais velho de Homem-Aranha no Aranhaverso, Fernando Lopes é um dos nomes estreantes no elenco de X-Men ‘97. Ele será o quarto dublador a interpretar o líder do grupo fundado por Charles Xavier, já que a série animada contou com três atores para Scott Summers: Nilton Valério, Dário de Castro e Hélio Ribeiro. Enquanto Valério e de Castro faleceram em 2007 e 2021, respectivamente, Ribeiro segue ativo na dublagem, mas não retorna para a nova produção.
Sylvia Salustti (Jean Grey)
Até o momento, Salustti é a única dubladora da série animada dos anos 1990 confirmada em X-Men ‘97. A atriz deu voz a Jean Grey em todos os episódios da animação original, além de ser a voz brasileira de Famke Janssen nos cinco longas em que ela interpretou a mutante telepata, na trilogia dos filmes de X-Men dos anos 2000, em Wolverine: Imortal (2013) e em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (2014).
Priscilla Concepcion (Vampira)
A nova intérprete da Vampira também já tem sua história com os mutantes. Ela foi a voz brasileira de Jennifer Lawrence em sua participação como Mística no universo dos X-Men na Fox, em Primeira Classe (2011), Dias de Um Futuro Esquecido (2014), Apocalipse (2016) e Fênix Negra (2019). Concepcion substitui Fernanda Baronne, que fez a segunda voz da Vampira na série dos anos 1990, em X-Men Evolution e nos filmes dos anos 2000.
Ângela Couto (Tempestade)
Estreante em produções dos X-Men, ngela Couto é mais conhecida por dar voz a Michonne em The Walking Dead. A dubladora substitui a saudosa Jane Kelly, atriz falecida em 2011 que dublou Ororo Munroe na série dos anos 1990, e nos filmes em que Halle Berry interpretou a mutante nos anos 2000.
Márcio Simões (Professor X)
Assim como Feier Motta, Márcio Simões não é um iniciante no papel de Charles Xavier. Ele já dublou o fundador da Escola para Jovens Superdotados em X-Men: Evolution, e substitui Isaac Schneider, que deu voz ao telepata na série dos anos 1990 e hoje está aposentado.
Charles Dalla (Magneto)
Dublador com carreira em diversas animações ocidentais e animes, Dalla dará voz ao mestre do magnetismo pela primeira vez. Ele substitui o lendário José Santa Cruz, que se encontra afastado da dublagem desde 2019, mas deu voz a Magneto na série animada dos anos 1990, em X-Men: Evolution e nos filmes em que Ian McKellen interpreta Erik Lensherr.